A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:

2 relações África Brasil.

3 CULTURA MATERIAL: qualquer segmento do meio físico culturalmente apropriado ARTE, tem representado, desde a Pré-História, uma atividade fundamental do ser humano. ESTÉTICA – fazer, sentir, exprimir.

4

5

6 Os materiais da memória coletiva e da história A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documento e os monumentos. De fato o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade. LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Unicamp, 1990

7 Arte é um fazer. A Arte é um conjunto de atos pelos quais se muda, se forma se transforma a matéria oferecida pela cultura e peça natureza Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que: nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas ” (A História da Arte, LTC ed.).

8 A palavra latina ars, matriz do português arte, está na raiz do verbo articular, que denota a ação de fazer junturas entre as parte de um todo. A arte se desenvolve em um espaço e em um tempo próprio

9 História da arte, sociologia da arte, filosofia da arte, tudo isso coloca um problema epistemológico prévio. Por que o Homem se interessa por certos fatos únicos no tempo.? Por que se interessa pelo passado e sobretudo em que se interessa no passado. . Como ligar o estudo dos fatos de consciência à localização histórica e à sua infra-estrutura. Lucien Goldamnn, Ciências Humanas e Filosofia. O que é sociologia?

10 Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: perceber, sentir) é um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e as emoções estéticas, bem como as diferentes formas de arte, do trabalho artístico; idéia de obra de arte e de criação; relação entre matérias e forma nas artes; toda a realidade, de todos os seres.

11 A Aesthesis, como uma dimensão própria do homem, tem despertado, desde a Grécia antiga, interesse e preocupação no ser por aquilo que, efetivamente, o agrada. Essa disposição ao questionamento do belo, a busca incessante pela compreensão e delimitação do conceito de beleza move a estética no transpassar da vida humana como disciplina filosófica, como mera fruição, como criação, como um ideal ou como uma ruptura.

12 Têtes Nok, terre cuite © National Commission for Museums and Monuments (Nigeria)

13 Human head Ife, Nigeria 12th-15th century acquired from Leo Frobenius, 1913

14 Figura de rei, arte de Benin, Nigéria, acervo MAE-USP

15 Estatueta do tipo chamada "de ancestral", arte luba-hemba, Republica Democrática do Congo, acervo MAE-USP

16                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Encompasses present-day Algeria, Angola, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabinda, Cameroon, Central African Republic, Chad, Côte d'Ivoire, Democratic Republic of the Congo, Egypt, Equatorial Guinea, Eritrea, Ethiopia, Gabon, Gambia, Ghana, Guinea, Guinea-Bissau, Kenya, Liberia, Lesotho, Libya (Libyan Arab Jamahiriya), Madagascar, Malawi, Mali, Mauritania, Morocco, Mozambique, Namibia, Niger, Nigeria, Republic of Benin, Republic of the Congo, Rwanda, Senegal, Sierra Leone, Somalia, South Africa, Sudan, Swaziland, Tanzania (United Republic of Tanzania), Tunisia, Uganda, Zambia, and Zimbabwe

17 Pesos de latão para medição de pó de ouro, arte ashanti, acervo MAE

18

19 óleo sobre tela colada em cartão e eucatex, ass. dat. 1980 inf. dir
óleo sobre tela colada em cartão e eucatex, ass. dat inf. dir., reproduzido à p. 380 do livro Carybé (Odebrecht, 1989), de Bruno Ferrer. 60 x 45 cm

20 O Cubismo foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento. Ocorreu no período de 1907 a 1914, tendo como fundadores  Pablo Picasso e Georges Braque Iniciado dentro de um círculo muito restrito, não foi pensado como um movimento. Aos seus criadores se uniu um grupo de amigos intelectuais escritores de vanguarda. Kahnweiler abre no outono de 1907 a galeria da rua Vignon, que será o santuário do Cubismo.  Essa obra do acervo do MAC pertence à fase em que o artista, já tendo superado o Cubismo e o neoclassicismo, aproxima-se de novo do Surrealismo, do fantástico com leituras de Jung. A apresentação dessas duas figuras é altamente simbólica e universal. A obra parece representar oposições presentes em todos os seres: o princípio feminino e o masculino e, por extensão, as forças ying e yang, da cultura oriental, - elementos que se contrapõem pelo uso das tonalidades claras e escuras que, ao mesmo tempo, se completam, definindo um todo uno e coeso. A composição sintética dos elementos, o fundo indefinido são indicativos da alegoria que caracteriza esse trabalho. Alguns deles trazem a geometrização do momento cubista, certa angulação e reversão do desenho e da perspectiva.

21 Porta de celeiro, arte dogon, Mali, acervo MAE-USP

22 Topo de máscara "tyi-wara", arte bambara, Mali, acervo MAE- USP

23 Ilustração das etapas da fundição de um par de "edan" pela técnica da cera perdida, arte ogboni/ioruba, Nigéria, acervo MAE-USP.

24 Costa da Guiné, d.c. Lidded Saltcellar, 15th–16th century Sierra Leone; Sapi-Portuguese Ivory; H. 11 3/4 in. (29.8 cm) Gift of Paul and Ruth W. Tishman, 1991 ( a,b)

25 Montagem de objetos utilitários com decoração típica, arte kuba, Republica Democrática do Congo, acervo MAE-USP.

26 Estatueta "buti", do tipo chamada de "fetiche", arte teke, Republica Democrática do Congo, acervo MAE-USP.

27 Estatueta "akua-ba", arte ashanti, Gana, acervo MAE-USP

28 Topo de máscara, arte senufo, Costa do Marfim, acervo MAE-USP.

29 Colar de babalaô, arte nagô, República Popular do Benim, acervo MAE-USP

30 Estátua de Iemanjá, arte afro-brasileira, Salvador/Brasil, acervo MAE-USP

31 Opaxorô, arte afro-brasileira, Salvador/Brasil, acervo MAE-USP
Opaxorô, arte afro-brasileira, Salvador/Brasil, acervo MAE-USP. Adornos: Opaxorô, um grande cajado enfeitado, feito com prata ou metal branco.

32


Carregar ppt "ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google