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Sala de Apoio e Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Sala de Apoio e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Sala de Apoio e Aprendizagem
Escrita e Reescrita Sala de Apoio e Aprendizagem Professora: Tatiani Novaes IFPR

2 Diretrizes Curriculares Estaduais
O objeto de estudo é a Língua, entendida como prática que se efetiva nas diferentes instâncias sociais. Língua interação e não apenas comunicação. Práticas discursivas: aprendo fazendo e não por conceitos. AL perpassa as três práticas.

3 A dimensão dialógica da linguagem se configura a partir de atividades que possibilitem experiências reais de uso da língua materna. A língua é espaço de interação entre sujeitos que se constituem por meio da relação e inter-relação com ela.

4 Conteúdo Estruturante
Os princípios metodológicos dão ênfase às experiências de uso concreto da língua valorizando o ambiente escolar como ambiente discursivo. Conteúdo Estruturante O Discurso como prática social

5 Discurso: atividade comunicativa ligada a efeito de sentido, ao social, ao ideológico e não apenas na materialidade do texto. Não é individual. Gênese na atitude responsiva a outros textos. Diferentes vozes que representam diferentes ideologias. Os discursos não são neutros.

6 Botero transforma mulheres em gatas e os homens em lobos.

7 CAMINHONEIROS EM GREVE A segunda manchete –
A primeira manchete CAMINHONEIROS EM GREVE A segunda manchete – GREVE COMEÇA COM EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA NO SUL  Na terceira manchete GREVE DE CAMINHONEIROS JÁ AMEAÇA O ABASTECIMENTO

8 Vídeo Pepsi e Coca-Cola

9 Ele é funcionário público mas é trabalhador.

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12 Um menino era super viciado no orkut
Um menino era super viciado no orkut. A mãe dele um dia mandou o menino ir para a igreja... Chegando lá, o pastor perguntou pro menino: - Menino, você aceita Jesus? E o garoto respondeu : - Só se ele me mandar “scrap”!

13 PRÁTICA DA ESCRITA A escrita entendida como: - formadora de subjetividades; - instrumento de intervenção no mundo; - algo que precisa ser planejado, revisado, reestruturado.

14 Escrita X Leitura Leitura X Escrita
Vídeo “Ler deveria ser proibido”

15 Prática da escrita na sala de apoio
O centro do trabalho é o gênero e não o tema. (Quero ensinar o gênero e não o tema). Há gêneros próprios da leitura e outros da escrita. Criar necessidade de escrita/interação. Escrita cumprindo um papel social. Aviso aos pais, cartaz de festa junina, carta ao prefeito, bilhete, convite.

16 Vídeo gêneros discursivos/ textuais

17 Sequência Didática 1) Apresentação da situação: contexto de produção a) Quem fala? b) Para quem se fala? c) Por que se fala (objetivo comunicativo) ? d)A partir de quais posicionamentos ideológicos? e) Em que situação (contexto)?

18 f) Em qual momento histórico. g) A partir de qual lugar social
f) Em qual momento histórico? g) A partir de qual lugar social? h) Registrado em que suporte? Seleção do gênero Contexto de produção: gênero

19 2) Reconhecimento do gênero selecionado - Função social - Conteúdo temático - Estrutura composicional - Estilo: marcas enunciativas, recursos gramaticais empregados, seleção do léxico.

20 Pesquisa, leitura, interpretação do gênero.
3) Produção - Rascunho, auto-correção, leitura em voz alta, um corrige o do outro, reescrita coletiva.

21 Necessidade comunicativa: convidar os pais para a festa junina
1) Apresentação da situação: contexto de produção a) Quem fala? O aluno b) Para quem se fala? Pais c) Por que se fala? Para convidá-los a festa d)A partir de quais posicionamentos ideológicos? Idéia de convencê-los.

22 e) Em que situação (contexto)
e) Em que situação (contexto)? Escolar/familiar f) Em qual momento histórico? Atualmente g) A partir de qual lugar social? Aluno/filho h) Registrado em que suporte? Papel Seleção do gênero Contexto de produção: gênero convite

23 2) Reconhecimento do gênero selecionado - Função social: convidar - Conteúdo temático: festa junina - Estrutura composicional: - Estilo: marcas enunciativas, recursos gramaticais empregados, seleção do léxico.

24 - Pesquisa, leitura, interpretação do gênero. Trazer convites de casa.

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27 3) Produção Rascunho, auto-correção, leitura em voz alta, um corrige o do outro, reescrita coletiva.

28 Reescrita coletiva - Projetar o texto (ou em cartaz) e discutir com os alunos. Escolher um texto “mediano” para mostrar qualidades e defeitos. Substantivos próprios. Como são grafados? Faltam sinais de pontuação, onde?

29 Há problemas ortográficos?
Podemos substituir “a gente” por qual expressão? Qual a diferença? Marcas do gênero: quem esta convidando, local, data, horário, etc.

30 Reescrita em dupla: Um avalia o outro...
Aspectos importantes Sim Não A data da festa. O local da festa. O horário de início da festa. O nome da pessoa que está sendo convidada. O seu nome no convite/ do colégio O endereço do local da festa. Linguagem/ letra/ortografia

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34 Continuar a escrita por fila – história coletiva
Para que eu escrevo? Com qual objetivo comunicativo? Onde será exposto? Continuar a escrita por fila – história coletiva

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36 1.Imaginem que um cãozinho quisesse escrever um texto falando de si, para colocar numa carta/bilhete que ficaria ao lado de sua cestinha na feira, para os visitantes lerem. O que ele escreveria? Escrevam o texto para ele. Podem usar linguagem bem descontraída.

37 2. Você levou seu cão para doar e precisa elaborar uma ficha com os dados dele para entregar ao organizador da feira. Esse texto exige linguagem formal. Proposta criada pela Angela Gusso

38 Importância de deixar claro os critérios de avaliação para os alunos
Importância de um enunciado bem escrito Escreva uma ficha com informações sobre o cão. Escreva um bilhete se colocando no lugar do cão. Importância de deixar claro os critérios de avaliação para os alunos

39 Critérios de avaliação para a escrita 5/6 séries
Espera-se que o aluno: • Expresse as ideias com clareza; • Elabore/reelabore textos de acordo com o encaminhamento do professor, atendendo: − às situações de produção propostas (gênero, interlocutor, finalidade...); − à continuidade temática;

40 Critérios de avaliação para a escrita 5/6 séries
• Diferencie o contexto de uso da linguagem formal e informal; • Use recursos textuais como coesão e coerência, informatividade, etc; • Utilize adequadamente recursos linguísticos como pontuação, uso e função do artigo, pronome, numeral, substantivo, etc.

41 AL: Gênero bilhete Querida convidada da profe Patrícia
Venha a nosa sala, sala da 5ª F. Eu adoraria te conhecer. Thabata.

42 Há outra maneira de escrever “te conhecer” que pode deixar o seu mais formal. Vamos fazer isso? Substitua o “te” por um pronome oblíquo. Leia novamente com atenção e tente perceber onde há problema de ortografia. Pesquise a forma padrão de grafar a abreviatura de professora.

43 Exercícios que devemos evitar
Complete as palavras usando SS, Ç, SC, C Pê ego / reflore er / compa o / capa....ete / mo......a / feli idade / bi.....icleta / ama ado / a opro/ Comunica ão / bú......ola/ simpli idade / profe ora / ma a / na imento / pre ão / pá aro/ mo idade /

44 A mesma palavra está escrita de três maneiras diferentes
A mesma palavra está escrita de três maneiras diferentes. Duas delas estão erradas. Circule a grafia correta. Usar o dicionário para a conferência: 1-sentensa sentenssa sentença 2-sausicha salsicha salchicha 3-travesseiro traveseiro traveceiro 4-sanduíche sanduixe samduiche

45 Atividade para os professores
Construa um enunciado de atividade escrita e uma tabela de critério de avaliação a partir de um contexto de produção específico. Quem escreve? Para quem? Com qual objetivo? Em qual gênero? Suporte?


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