A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade
Felipe Arvati nº 05 Renato Navarro nº 22 Thiago Nemecek nº 25 Thiago Yuki nº 26 Vitor Homem nº 28 Sub-tema: “OTAN 60 anos”

2 Objetivos do Trabalho:
Diferenciar os papéis da OTAN durante e depois da Guerra Fria; Identificar as novas propostas da OTAN após seus 60 anos; Analisar os obstáculos e as divergências frente a Rússia.

3 OTAN (Velha Ordem Mundial)
Criada em 1949 composta por 12 países: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia; Representava o pólo capitalista, se opunha à frente socialista, e mais tarde, ao Pacto de Varsóvia; Função: organizar uma cooperação militar estratégica, assim como auxílio mútuo dentre os países membros; Líder: Estados Unidos.

4 Membros da OTAN na Europa
                                                                                    Membros da OTAN na Europa

5 o

6 OTAN (Nova Ordem Mundial)
Objetivos: combate ao terrorismo, expansão ao leste europeu: Combate ao Terrorismo: 1999: Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovénia; 1997: Hungria, Polonia e República Checa; 2003: combate no Sudão e Iraque intervenção militar na Macedônia Expansionismo: 2009: Integração da Croácia e da Albânia

7 Guerra da Geórgia (Agosto de 2008)
Disputa pela região da Ossétia do Sul entre Rússia e Geórgia. Ataque russo em território da Geórgia; Oposição russa às decisões do presidente Mikhail Saakashvili de ingressar à OTAN; Rússia desrespeita acordo de trégua.

8 OTAN 60 Anos 4 de Abril de 2009: Cúpula da OTAN se reúne em Estrasburgo, na França. Objetivos: Discutir novas estratégias dos EUA no Afeganistão; Rever as relações OTAN-Rússia antes bloqueadas com os ataques à Geórgia; Ingresso da Albânia e Croácia; Combate à Al-Qaeda.

9 Rússia investe bilhões para garantir influência sobre vizinhos e manter liderança
BBC Brasil, Fernanda Nidecker 30 de março, 2009 “A Rússia pretende manter sua posição de liderança no cenário internacional investindo bilhões de dólares até 2020 em uma nova estratégia de Defesa. A idéia é garantir que países da antiga União Soviética continuem sob sua área de influência, distantes da Otan e do poder do Ocidente.” “...a Rússia pretende investir tanto na modernização de seu arsenal quanto na reformulação de suas Forças Armadas, tornando-as mais eficientes e compactas.” "A reforma militar é importante em um momento em que a Rússia teme que a aproximação do Ocidente com países vizinhos como Geórgia e Ucrânia (ambos cogitados para integrar a Otan ) dissemine valores ocidentais em seu território“.

10 OTAN enviará mais soldados ao Afeganistão
Sábado, 04/04/2009

11 Questionamento: Como é a atuação desse organismo perante a Comunidade Internacional nos dias atuais?

12 Conclusão: Mesmo após a Guerra Fria e o fim da bipolaridade, o não-desaparecimento da OTAN, assim como a reformulação de seus objetivos, manteve vivo o confronto ideológico entre a Rússia e o Ocidente, que se manifestou, em parte, na Guerra da Geórgia. O fracasso russo trouxe um maior isolamento dela frente à política internacional. Com seu contínuo expansionismo frente ao Leste Europeu, a OTAN é vista pela Rússia como ameaça direta às zonas de influência russas (ex-soviéticas). O suposto apoio da Rússia ao programa nuclear do Iran (foco de discussões da OTAN) e o futuro estabelecimento de bases anti-mísseis pelos EUA na Polônia contribuem para o acirramento das tensões originadas na Guerra Fria.

13 Bibliografia:


Carregar ppt "Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google