A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos

2 Tópicos Abordados Por que. O que. Quando. Como. Onde.

3 POR QUE?

4 Por que utilizar wiki? Sustentabilidade; Paperless; Acessibilidade;
Usabilidade; Segurança.

5 Sustentabilidade “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades".” Relatório Brundtland (Nosso futuro comum) – ONU.

6 A ausência de papel ou intenção de eliminá-lo de seus processos.
Paperless A ausência de papel ou intenção de eliminá-lo de seus processos.

7 Acessibilidade “Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” Lei /2000, Artigo 2., Inciso I

8 Usabilidade “A usabilidade pode ser definida como o estudo ou a aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de uso de um dado objeto, no caso, um sítio.” Padrões Web em Governo Eletrônico e- PWG – Cartilha de Usabilidade

9 Acessibilidade X Usabilidade
Acessibilidade = acesso a locais, produtos, serviços ou informações. Usabilidade = facilidade de uso. Um sítio pode ser acessível, mas difícil de ser utilizado ou ser fácil de ser utilizado, mas inacessível a parte da população. 2012. Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG – Cartilha de Usabilidade

10 Segurança da informação
Confidencialidade Integridade Disponibilidade Autenticação Não repúdio Legalidade Privacidade Auditoria Gomes, Albuquerque,2002.

11 O QUE?

12 O que é Wiki Tipo de software utilizado para construção de repositórios de conhecimentos que privilegia a edição por grupos e permite colaboração contínua, tal como a Wikipédia. Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

13 O que significa Wiki Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "extremamente rápido" no idioma havaiano.

14 Exemplo de Wiki : Wikipedia

15 Quando?

16 VÍDEO “O que é uma wiki”

17 O uso da wiki se limita à utilidade que se dá a esta.
Quando utilizar wiki? O uso da wiki se limita à utilidade que se dá a esta.

18 Exemplo de uso de uma wiki
DICIONÁRIO:

19 Exemplo de uso de uma wiki
Manual do Python :

20 Exemplo de uso de uma wiki
Eduteia :

21 Exemplo de uso de uma wiki
IGov :

22 Exemplo de uso de uma wiki
Future Melbourne:

23 Exemplo de uso de uma wiki
Modelos de TCC do IST-Rio:

24 Como?

25 Características de uma Wiki
Qualquer indivíduo pode introduzir os seus textos  Sistema colaborativo; Fácil publicação e fácil acesso Pesquisas + rápidas e + dinâmicas

26 VÍDEO “Como criar uma wiki no Zoho”

27 Dados Técnicos Uma wiki é construída em uma linguagem de programação dinâmica e acessa aos dados em um banco de dados. Na maior parte dos casos, utiliza a linguagem PHP ou Python e Banco de dados MySQL ou XML.

28 VÍDEO “Como editar uma wiki”

29 Onde?

30 Onde achar uma wiki? Prontas para usar: Para serem desenvolvidas
Wikispaces: wikispaces.com Zoho: zoho.com/wiki Wikia: pt.wikia.com/wiki Entre outros. Para serem desenvolvidas Media Wiki: mediawiki.org/wiki/MediaWiki MoinMoin: moinmo.in TikiWiki: tiki.org

31 Onde achar ajuda? Tutorial de uso da WikiPedia

32 Sendo assim...

33 Compreendemos que O que é uma wiki? Como utilizar uma wiki? Onde
Uma ferramenta de produtividade e colaboração. Como utilizar uma wiki? Personalizando o ambiente de acordo com suas necessidades adicionando ou removendo recursos. Onde No seu próprio ambiente de TI ou em um ambiente de outra empresa.

34 Compreendemos que Quem pode usar uma Wiki? Por que usar uma wiki:
Todo mundo. Empresas, professores, alunos, etc. Por que usar uma wiki: Gestão do conhecimento Documentação Aprendizagem e inovação Suporte e participação do cliente Para o que você der utilidade!

35 PERGUNTAS? hugo.antonio.ti@gmail.com Para baixar esta aula:
Slide 35

36 Referências Gomes, Kleiton da Silva e Santos, Newton. “Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Web”, Universidade da Amazônia – UNAMA – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET – Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Bacharel em Ciência da Computação, 2006. Albuquerque, Ricardo e Ribeiro, Bruno. “Segurança no Desenvolvimento de Software: Como desenvolver sistemas seguros e avaliar a segurança de aplicações desenvolvidas com base na ISO ”, Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.


Carregar ppt "Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google