A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem Pedro Henriques Sandra Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem Pedro Henriques Sandra Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem Pedro Henriques Sandra Lopes

2 CONTEXTO Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Conclusão Perfil do aluno actual: utiliza a Internet como ferramenta preferencial para adquirir conhecimento; procura informação o mais organizada e relacionada possível; aposta na auto-aprendizagem; só utiliza o site da disciplina se este lhe fornecer informação relevante. Perfil do professor actual: preocupa-se com a estrutura e conteúdo do site da disciplina; automatiza a sua construção; dinamiza o seu conteúdo;

3 CONTEXTO o aluno actual: valoriza a interactividade; o professor actual: preocupa-se pouco com a interacção. Porém… Mas… Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

4 MOTIVAÇÃO Propor um sistema: que através da extensão da base de dados, que suporta o site, permita a construção do Mapa de Conceitos Decorado da disciplina; que permita incluir no site da disciplina um navegador sobre o respectivo Mapa de Conceitos Decorado; de modo a propiciar uma construção de conhecimento mais significativa. Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

5 A PROPOSTA Site da disciplina Programa Plano de Aulas Recurso Informação Aluno Administração Docente Programa Plano de Aulas Recurso Informação Novo Site Planificação Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

6 ARQUITECTURA DO SISTEMA Gestor MC/MCD Gestor Plano Aulas Editor/Decorador MC BD Conceitos Associações Recursos Cursos Disciplinas Unidades Aulas Turnos Sumários Navegador do MCD FO BO Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

7 SITE DA DISCIPLINA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

8 SITE DA DISCIPLINA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

9 NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

10 NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

11 NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

12 NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

13 AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Foi feita uma avaliação heurística do protótipo, em ambiente experimental, por professores do Ensino Básico, Secundário e Superior e um especialista em IHC.

14 AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão As guidelines heurísticas formam definidas com base nos seguintes aspectos que nos pareceram mais relevantes para aferir a usabilidade do sistema: facilidade de aprendizagem; facilidade de utilização; eficiência; flexibilidade; eficácia. O que conduziu a um guião com 21 itens.

15 AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Os resultados da avaliação heurística mostraram boa receptividade ao método de trabalho proposto o que veio confirmar a aceitabilidade e a utilidade em que acreditávamos.

16 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro FLUXODETRABALHOFLUXODETRABALHO

17 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

18 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

19 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

20 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

21 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

22 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro Menu Documentos

23 Contextualização/Motivação O problema Solução Desenvolvida Arquitectura do Sistema Descrição das tecnologias BackOffice – BO FrontOffice – FO Conclusão e Trabalho Futuro SISTEMA NAVMAP Tecnologia usada na implementação: Bases de dados em MySql; Páginas web dinâmicas em PHP; XML e XSL.


Carregar ppt "Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem Pedro Henriques Sandra Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google