A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Multiagentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Multiagentes"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multiagentes

2 O que são Sistemas Multiagentes?
Agentes autônomos, que são entidades computacionais interativas, tendo cada um deles uma existência própria e independentes entre si com um conjunto de habilidades ou capacidades comportamentais que definem suas competências, possuem também um conjunto de objetivos, e uma autonomia para utilizar suas capacidades para alcançar seus objetivos.

3 O que são Sistemas Multiagentes?
O comportamento global inteligente pode ser alcançado em um sistema multiagente, com a atuação de vários agentes inteligentes cada um desempenhando uma função em busca de um objetivo e eventualmente conversando entre si, colaborando entre si para o alcance do objetivo.

4 Características dos agentes
Habilidade Social Capacidade de Reação Capacidade Pró-Ativa

5 Classificação de Sistemas Multiagentes
Sistemas Multiagentes Reativos Sistemas Multiagentes Cognitivos

6 Tipos de Ambientes de SMA
Acessível: o agente pode obter informações completas, acuradas e atualizadas sobre o estado do mesmo. Inacessível : Ambientes do mundo real e que não são acessíveis. Determinístico:Ocorre quando cada ação do agente tem um único efeito garantido. Não Determinísticos: As ações do agente podem falhar em alcançar o resultado esperado.

7 Tipos de Ambientes de SMA
Estático:É aquele que se mantém inalterado,exceto pelas ações do agente. Dinâmico:É o que muda sem o controle do agente. Semi-dinâmico: Não muda, exceto pelas ações do agente, mas a performance do agente cai ao longo do tempo. Discreto:Possui um conjunto fixo e finito de ações, percepções e estados finito.

8 Tipos de Ambientes de SMA
Episódico: A experiência do agente é dividida em episódios atômicos e o próximo episódio não depende das ações tomadas em episódios anteriores, e assim, as escolhas das ações dependem somente do próprio episódio. Não Episódico: Em ambientes não episódicos, a decisão atual pode afetar todas as futuras decisões. Ambientes episódicos são mais simples pois o agente não tem que pensar à frente.

9 Comunicação entre Agentes
O acontece porque é necessário que haja uma coordenação dos agentes no ambiente isto ocorre porque os agentes precisam negociar os conflitos que venham a ocorrer e para isso eles devem interagir e trocar informações.

10 Aplicação de Sistemas Multiagentes
Pretendemos desenvolver um sistma que utilize sistemas multi-agentes para auxiliar na tomada de decição em gerencia de desenvolvimento de projetos de software usando ITL.

11 Aplicação de Sistemas Multiagentes


Carregar ppt "Sistemas Multiagentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google