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Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso

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Apresentação em tema: "Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Módulo 4 Análise do Problema

2 Objetivos Definir “Análise do Problema” e seu objetivo.
Descrever as atividades de Análise do Problema. Identificar os stakeholders. Obter um acordo sobre quais são os problemas. Encontrar atores e definir a fronteira do sistema. Começar o desenvolvimento da Visão do Projeto. Descrever os Problemas. Identificar as restrições do projeto. Definir um vocabulário comum (glossário de termos).

3 Onde estamos na disciplina de Requisitos?

4 Análise do Problema: Atividades e Artefatos!

5 Qual será o real problema?
Análise do Problema É o processo de entender os problemas do mundo real, e como eles se relacionam com as necessidades dos stakeholders, e propor soluções para atender a estas necessidades. Qual o objetivo da Análise de Problemas? Ter um melhor entendimento antes de começar o desenvolvimento. Identificar as causas-raiz dos problemas. Identificar a solução correta, conhecendo bem o problema. Minimizar o trabalho extra. Qual será o real problema?

6 Definição do Problema (Problema)
Um problema pode ser definido como uma diferença entre as coisas como são percebidas e como são desejadas. (Problema) Percebido Desejado

7 Passos para a Análise do Problema
Identificar os stakeholders. Entender as causas-raiz. Chegar a um entendimento sobre os problemas. Identificar as restrições do sistema e do projeto. Identificar e validar a solução em relação as causas-raiz. Definir a fronteira (escopo) do sistema.

8 Roadmap da Análise de Problemas
Problema de Negócio Idéia de Solução ou Oportunidade Identificar o skeakholder do problema. Analisar as causas raiz. Problema de Negócio Definido Problema Atual identificado e definido Entendimento dos Problemas no Contexto dos Objetivos de Negócio. Problema validado / ajustado Escolher as melhores soluções para alcançar os objetivos. Reavaliar qual é a melhor idéia de solução. Elicitar Requisitos Melhor solução identificada Expandir a lista de soluções do stakeholder.

9 Stakeholders: Definições
Um indivíduo que é materialmente afetados por uma saída do sistema ou do projeto que está produzindo o sistema. Representante do Stakeholder Um stakeholder representa um ou mais stakeholders. Eles estão diretamente envolvidos na direção, concepção, e no escopo do projeto.

10 Identificar os Stakeholders
Cada grupo de stakeholders precisa de um representante. Nem todos os grupos de stakeholders precisam ser consultados. Vários irão fornecer os requisitos. Clientes, usuários, administradores do sistema Vários podem não fornecer requisitos. Acionistas da empresa Quem destes são stakeholders nos seus projetos?

11 Descrever Stakeholders no Documento de Visão
Digitador Representante Kelly Hansen Descrição Usuário Tipo O digitador é tipicamente um técnico com conhecimentos em informática. O digitador é treinado e experiente no uso do atual sistema batch de registro. Responsabilidades O digitador é responsável por administrar o cadastro de cursos para cada período letivo.  Isto inclui a supervisão administrativa e de permissão de acesso aos dados. Critério de Sucesso Conseguir manter o banco de dados de estudantes e professores, e abrir/fechar cursos para matrícula. Envolvimento A responsabilidade primária dos digitadores será manter o banco de dados de estudantes e professores, e abrir/fechar cursos para matrícula. Também será requerido da área de matrículas…. Entregas Gestor de Revisão – especialmente nas funcionalidades requisitadas pela área de Matrículas. Comentários/ Preocupações Nenhum

12 Quais problemas estão por trás dos problemas?
Técnicas do Diagrama de Espinha de Peixe Problema de negócio que foi percebido. Quer privacidade quando sacar Morosidade Sem banco à noite Clientes insatisfeitos com nossos serviços. Quer bancos nos aeroportos Filas grandes e lentas nas filiais Poucos pontos de atendimento Liste as causas que contribuem para o problema detectado. Continue perguntando “Por que?” (expanda cada raia).

13 Análise do Problema – Validando a solução
Técnicas do Diagrama de Espinha de Peixe Solução percebida para os problemas. Permite privacidade quando sacar Agilidade Qualquer hora Mais Máquinas de Auto Atendimento. Pode ficar nos aeroportos Mais pontos de atendimento Filas menores e mais ágeis nas filiais Liste as razões que justificam a solução. Continue perguntando “Por que?” (expanda cada raia).

14 Foco nos que mais contribuem – Lei de Pareto
80% 20% do esforço originam em 80% de benefício. Benefício 20% Esforço Classifique por ordem. Use a regra do para focar nas principais causas responsáveis pelas grandes porções de problema.

15 Compreender o contexto maior do problema
A falta de entendimento do negócio e seus objetivos aumenta o risco. O problema está em algum componente do processo / empresa? A equipe entende qual o domínio do problema? A solução do problema cria oportunidades de melhoria do processo?

16 A conexão entre as duas disciplinas.
Disciplinas de Modelagem de Negócio e Requisitos A conexão entre as duas disciplinas. Modelagem de Negócio Requisitos

17 Modelos de Negócio Desenhe os modelos de organização estrutural e dinâmico. Modelo de Estrutura Organizacional Modelo de Processos de Negócio Modele também: Papéis e responsabilidades Produtos, entregas, eventos... Visualize a organização e seus negócios. Ajude a entender os problemas atuais. Identifique potenciais melhorias. Identifique e valide os requisitos de sistema necessários à Organização.

18 Exercício: Analisar o Problema
Discutir o processo do exercício. Identificar e classificar as causas-raiz. Diagrama de Espinha de Peixe Ou use o quadro...

19 Descrever o problema no Documento de Visão
Especificações de Manual do Usuário Especificações de Design Requisições do Stakeholder Documento de Visão Especificação Suplementar Modelo de Caso de Uso Definição do Problema

20 Documento de Visão As mesmas informações para gerência, marketing, e equipe de projeto. Fornece o feedback inicial do cliente. Promove uma compreensão única do produto. Define escopo e prioridade em alto-nível das requisições do stakeholder e suas características. Um documento em nível de sistema que descreve o “que” e “porquê” do produto. Vision

21 Estrutura do Documento de Visão
Introdução Posicionamento do Projeto Descrições do Stakeholder e Usuário Visão Geral do Produto Características do Produto Restrições Faixas de Qualidade Prioridades Requisitos do Produto Requisitos de Documentação

22 Obtendo o Entendimento do Problema
Descrição do Problema O problema de (descreva o problema) (os stakeholders afetados pelo problema) afeta O impacto disto é que (qual o impacto do problema) Uma solução de sucesso seria (listar vários benefícios-chave de negócio para uma solução de sucesso) Visão

23 Identificar as Restrições
De ambiente Econômicas Políticas Técnicas Viabilidade Sistêmicas

24 Identificar as melhores soluções de negócio
Identificar as várias soluções para os problemas principais. Âmbitos técnico, não-técnico, ou ambos. Escolher a que: Melhor resolve as causas-raiz. Melhor se alinha aos objetivos de negócio. Identificar os requisitos passíveis de implementação, ou viáveis.

25 Definir a fronteira da solução de sistema
Manutenção Comunicações Relatórios Novo Sistema Outros sistemas Usuários Sistemas Legados

26 Atores ajudam a definir a fronteira do sistema
PC PC Servidor Servidor PC PC PC Quem é o ator? Módulos do sistema ou o usuário? Usuário

27 Capturando o Vocabulário comum do sistema
Definir os termos usados no projeto e no processo de negócio. Ajudar a prevenir mal-entendidos. Handout Capturar o Vocabulário Comum Começar o mais cedo possível. Continua durante todo o projeto. Glossário

28 Exercício: Descreva o Problema
Comece o Documento de Visão. Identifique os stakeholders do projeto. Procure atores e fronteiras do sistema. Identifique restrições no projeto. Formule as descrições dos problemas. Visão

29 Revisão: Análise do Problema
Quais são os passos da Análise de Problemas? Como obter o acordo sobre quais são os problemas? Como os atores podem ser usados para determinar as fronteiras do sistema? Por que é importante ter um Glossário? O que deve ser incluído na sentença do problema?


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