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professor Victory Fernandes

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Apresentação em tema: "professor Victory Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 professor Victory Fernandes www.tkssoftware.com/victory
Arduino e Proteus Acionando cargas DC e AC professor Victory Fernandes

2 ARDUINO E PROTEUS Eletrônica Arduino + Proteus Relés ULN2003 e ULN2803
Ligação da saída em Normal Aberto – NA Ligação da saída em Normal Fechado – NF Ponte-H com relés Ponte-H com transistores Corte/Saturação Ponte-H com L293 e L298 Arduino + Proteus Projeto de portão eletrônico Projeto de sumô de robôs

3 relés

4 relés Comutador eletro-mecânico (em sua maioria)
Permite acionamento on/off de circuitos Isola eletricamente dois circuitos

5 No Proteus

6 4 5 4 1 1 5 3 2 2 3

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9 Ligação direto na porta?

10 ULN2003 ou ULN2803 Tensão até 12Vdc e correntes até 500mA

11 LIGAção em Normal Aberto - NA
0 = Circuito Aberto; 1 = Circuito Fechado;

12 LIGAção em Normal FECHADO - NF
0 = Circuito Fechado; 1 = Circuito Aberto;

13 Tutoriais

14 EXEMPLO BLINK

15 Simulação anterior

16 Simulação com ULN2003 e relé

17 PONTE H com relés

18 PONTE-H com relés Simples montagem Permite inversão de polaridade
Utilizado para acionamento de motores DC em dois sentidos Como acionamento é eletro-mecânico não suporta comutação em altas taxas, logo não é apropriado para controle PWM (Pulse Width Modulation – Modulação por Largura de Pulso)

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24 PONTE H com TRANSISTORES

25 PONTE-H com transistores
Montagem requer atenção quanto a aquecimento e polarização dos transistores Permite inversão de polaridade Utilizado para acionamento de motores DC em dois sentidos Como acionamento é eletrônico suporta comutação em altas taxas, logo é apropriado para controle PWM

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27 Transistor bipolar de junção - tbj
Região de corte / saturação Transistor opera como chave elétrica on/off Ao excitar a base o transistor satura e conduz (operação como chave fechada), ao não excitar a base o transistor corta (operando como chave aberta)

28 Equivalente ao corte/saturação

29 Operação em corte/saturação
Transistor NPN Transistor PNP

30 TIP31 - NPN Alimentação de 5 a 15V; Correntes de até 2A

31 TIP32 - PNP Alimentação de 5 a 15V; Correntes de até 2A

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40 Projeto de portão eletrônico

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42 Projeto de portão eletrônico
Fluxo + Código + Simulação Eletrônica Motor DC para acionamento do portão Push-Button do controle sem fio Pressionado = 1; Não Pressionado = 0 Sensor de fim de curso de abertura Acionado = 1; Não Acionado = 0 Sensor de fim de curso de fechamento

43 Projeto de portão eletrônico
Lógica Versão 01 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

44 Projeto de portão eletrônico
Lógica Versão 02 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se o portão estiver abrindo e o botão for pressionado portão deve parar no meio Se portão parado no meio e botão for pressionado, portão deve inverter sentido anterior Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

45 Projeto de portão eletrônico
Lógica Versão 03 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se o portão estiver abrindo e o botão for pressionado portão deve parar no meio Se portão parado no meio e botão for pressionado, portão deve inverter sentido anterior Se o portão estiver parado no meio 1min se passar portão deve fechar automaticamente Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

46 Projeto de sumô de robôs

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48 Projeto de robô de sumô Fluxo + Código + Simulação Eletrônica
Dois motores DC para acionamento do robô Push-Button para início do combate Sensor de borda da frente e atrás Preto = 0; Branco = 1 Sensor de oponente da esquerda e direita Vê oponente = 1; Não vê oponente = 0

49 Projeto de robô de sumô Lógica Versão 01
Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente

50 Projeto de robô de sumô Lógica Versão 02
Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás

51 Projeto de robô de sumô Lógica Versão 03
Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso sensor da esquerda detecte o oponente, robô gira para esquerda (idem direita) Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás

52 Projeto de robô de sumô Lógica Versão 04
Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso sensor da esquerda detecte o oponente, robô gira para esquerda (idem direita) Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás Após 90 segundos de luta robô deve parar!

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