A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categoria: Parceria Público - Privada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categoria: Parceria Público - Privada"— Transcrição da apresentação:

1 Categoria: Parceria Público - Privada
Objetivo: Dividir a experiência do trabalho realizado em conjunto pela Pfizer e MOC na implementação do projeto Cabra-Escola

2 Pfizer Laboratório farmacêutico fundado em 1849 – Nova Iorque
55 anos no Brasil (1952) Localizada em São Paulo e em Guarulhos (fábrica) Missão: “Seremos a empresa mais valorizada para os pacientes, clientes, colegas, acionistas, parceiros de negócio e para as comunidades onde trabalhamos e vivemos”

3 MOC Movimento de Organização Comunitária
Organização Não Governamental fundada em 1967 Feira de Santana - BA - Brasil Missão: “Contribuir para o desenvolvimento integral, participativo e ecologicamente sustentável da sociedade humana, através de capacitação, assessoria educativa, incentivo e apoio a projetos referenciais, buscando o fortalecimento da cidadania, a melhoria da qualidade de vida e a erradicação da exclusão social”

4 Contexto Pfizer Empresa privada
Pesquisa, desenvolve, produz e comercializa produtos nas áreas de saúde humana e animal Presente em 150 países. No Brasil possui cerca de funcionários Principal Público: Médicos e pacientes

5 Contexto MOC Organização do 3º Setor
MOC desenvolve programas e parcerias voltados ao fortalecimento de populações rurais no nordeste Possui equipe com 51 pessoas entre funcionários e voluntários Presente na região Sisaleira considerada uma das mais pobres do Brasil Público: Predominância de micro-produtores / Semi ou analfabetos, sem acesso ao crédito bancário

6 Por que o Cabra Escola? Foco de atuação social da Pfizer: Educação e Saúde Pareceria com uma ONG experiente Relação com uma das áreas de atuação: Saúde Animal Região Nordeste apresenta altos índices de pobreza, trabalho infantil e evasão escolar Subnutrição e outros problemas sanitários Romper o assistencialismo e gerar sustentabilidade

7 Projeto Cabra Escola O que é? Projeto que visa Região atingida
Reinserir as crianças na escola Combater a desnutrição e o trabalho infantil Aumentar a renda das famílias participantes Região atingida 13 municípios da região do semi-árido da Bahia População beneficiada 640 famílias – mais de 3 mil pessoas Desde 2002, com investimento anual médio de R$ 200 mil Parceria com ONG Movimento de Organização Comunitária CAPRINOCULTURA

8 Contexto Região Sisaleira considerada uma das mais pobres do Brasil
Renda média de meio salário mínimo mensal para uma família com 5 a 7 pessoas Longos períodos de seca que ciclicamente atingem a região agravando os problemas sociais Altas taxas de evasão escolar aliadas ao trabalho infantil Subnutrição e outros problemas sanitários Predominância de micro-produtores / Semi ou analfabetos, sem acesso ao crédito bancário

9 CRIANÇAS DEVEM ESTAR NA ESCOLA E
Resumo da Iniciativa Como? Cada família recebe um núcleo de caprinos (3 cabras e 1 bode) Capacitação sobre manejo das cabras, segurança alimentar e comercialização do leite e da carne Infra-estrutura (cerca, palmas) Condição CRIANÇAS DEVEM ESTAR NA ESCOLA E NÃO DEVEM TRABALHAR

10 Resultados Aumento de renda de 38%
Redução da desnutrição infantil em 47% 2.114 crianças na escola Melhoria na alimentação: Consumo de leite diário de 1,7 L/família A média de animais/família foi de 2 (início do projeto) para 10 O Cabra Escola foi considerado modelo de experiência pela Unicef e pelo Banco Mundial

11 Parceria A Pfizer considera como pontos fundamentais da parceria o MOC possuir: Trajetória de desenvolvimento contínuo e consistente, com conhecimento da região e resultados palpáveis na comunidade Idoneidade comprovada - registros e documentação regularizados Credibilidade junto aos beneficiários Diversidade de programas e parceiros que contemplam ações integradas - PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

12 Avaliação MOC apresenta para Pfizer objetivos, metas e indicadores de resultado (Diagnóstico Marco Zero) Ações são descritas em cronogramas Atividades acompanhadas por técnicos Seminários de avaliação, reuniões e eventos (Feira de Caprinos)

13 Avaliação A Pfizer participa do projeto por meio de:
Relatórios mensais, anuais, reuniões e visitas ao local Presente nos principais eventos (Feira de Caprinos) Diretores e funcionários veterinários compartilham seu conhecimento na região Doação de medicamentos para saúde animal dos caprinos Visita de jornalistas

14 Desafios Tempo: Longos períodos de seca - atividades adiadas ou eventos fora do planejado Cultura: as pessoas que vivem no Sertão possuem relação diferente com o tempo (Cia. Multinacional) Comunicar e envolver os agricultores – em geral são descrentes da possibilidade de desenvolvimento sem políticas assistencialistas Aprender a trabalhar com as diferenças Financiamento – duas fontes Solicitações dos dois escritórios da Pfizer

15 Por que a parceria deu certo?
Partir da necessidade da comunidade e das crianças e não do desejo do MOC ou da Pfizer de implementar um projeto que traga bons resultados Respeitar os limites da região e das pessoas beneficiadas, ouvindo e aceitando suas principais colocações Separar as identidades de cada um no momento de desenvolver o projeto e trabalhar por uma causa que pertence à comunidade (missão, visão e valores diferentes) Respeitar o contrato e ser flexível com os possíveis imprevistos Aceitar que os ritmos de trabalho de cada um são diferentes

16 Aprendizados Empresas e ONGs, mesmo com propostas e papéis tão diferentes, podem trabalhar juntas MOC: Usar linguagem mais objetiva Perceber a importância de trabalhar e divulgar os resultados Pensar na sustentabilidade das ações Dimensionar melhor os custos Pfizer Vivenciar outra realidade Entender que os ritmos de trabalho são diferentes Ser menos objetiva e contextualizar mais Adaptar regras

17 Recomendações Fazer parte de todas as etapas da parceria, sejam elas bem-sucedidas ou não Ter consciência que sempre existem pontos a serem melhorados Não determinar protagonistas – trabalhar em conjunto pela defesa de uma causa Somar os conhecimentos e as diferenças Projetos como o Cabra Escola são considerados pelo Banco Mundial e pelo UNICEF experiências modelo e estão entre as intervenções mais bem-sucedidas na história da região para a prevenção e erradicação do trabalho infantil


Carregar ppt "Categoria: Parceria Público - Privada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google