A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano""— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
objetivo

2 Definição de termos Novas tecnologias sociais: mecanismo educativo promoção do bem geral e comum; Desenvolvimento humano: recursos disponibilizados a setores em desvantagem social, com o fim de promover melhorias de vida. Atores sociais da mudança e desenvolvimento humano.

3 Importância de esforços coletivos.
Combater o problema da exclusão social, observando-se ser esta estratégia uma forma de aplicar às chamadas novas tecnologias sociais a promoção do bem geral e comum. - Nas ciências sociais – as tecnologias alternativas consistem em um aprendizado de compartilhamento de experiências que visam possibilitar o enfrentamento de situações locais.

4 Principais desafios Nas ciências sociais as tecnologias alternativas consistem em um aprendizado de compartilhamento de experiências que visam possibilitar o enfrentamento de situações locais criadas por novas conjunturas globais Incentivar a participação cidadã; contribuir para a inclusão social; geração de trabalho e renda; e promoção do desenvolvimento local sustentável.

5 Conceito e ações A expressão novas tecnologias sociais são instrumentos direcionados ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equilibrada. marco de surgimento de tecnologias apropriadas ou tecnologias alternativas. O conceito de tecnologia social agregou o componente da participação e da relevância do conhecimento construído por essas pessoas ao processo. 2001, com avanço desde 2003, com o foco governamental nas políticas voltadas à promoção da inclusão social: grupos e organização comunitária X soluções em conexão com diversos saberes – A partir desse encontro, o conhecimento se estrutura e as tecnologias sociais são construídas.

6 Impactos das novas inovações sociais na perspectiva de articulação de saberes .
É nesse sentido que se compreende a expressão novas tecnologias sociais como instrumentos direcionados ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa(1970) Baixos custo de implementação e alto potencial transformador Soluções relativamente simples para problemas cotidianos da população. Olhar mais inclusivo e emancipatório

7 Construção de identidade
O conceito de tecnologia social ( )agregou o componente da participação e da relevância constituído por pessoas envolvidas no processo . Esta perspectiva envolve forte construção de identidade entre diversos atores sociais; Organizar-se e socializar-se nas comunidades Tecnologias sociais voltadas á solução de problemas de várias ordens

8 Âmbito da rede de tecnologias sociais
Têm sido construídas alianças e parcerias com o propósito de multiplicar experiências direcionadas a geração de trabalho e renda; Semi-árido – sistema Pais –Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (sistema de produção de hortaliças e pequenos animais)gotejamento/filosofia da permacultura :reunião de conhecimento de soc. Tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma “cultura permanente”.

9 Desenvolvimento humano
Mecanismos que permitem ao homem humanizar-se e construir sua própria história como sujeito, e não como objeto de mudanças propostas sem a sua participação. GADOTTI:2009 concebe a “sociedade desenvolvida como uma sociedade equitativa, possível somente pela participação das pessoas.

10 Se opõe a concepção neoliberal e prega a participação das pessoas
Relação entre tecnologias sociais, desenvolvimento humano e melhorias de vida Mecanismos que permitem ao homem humanizar-se e construir sua própria história como sujeito, e não como objeto de mudanças propostas. Se opõe a concepção neoliberal e prega a participação das pessoas

11 A cultura como lastro Tal avaliação presume a cultura como lastro de um conjunto de elementos assimilados pelo homem na convivência com uma dada sociedade que corresponde a um modo de ser enquanto maneira de ver, de compreender e de relacionar-se através de conhecimentos de um aprendizado específico. (FINKIELKRAUT, 1990). A partir do momento em que há um reconhecimento de que essas soluções são promotoras de transformação social e de melhorias da qualidade de vida das pessoas envolvidas, já estamos dando um passo importante na sensibilização do poder público.

12 Avaliação de resultados se dá na medida em que
Haja interesse de ampliar a aplicação de reconhecidas soluções de transformação social e de melhorias da qualidade de vida observadas localmente, em situações similares; -Perceba-se aceitação do poder público em soluções, que em geral, têm baixo custo optando-se pela implantação de melhorias em lugar de interesses lucrativos. -Seja propiciada maior articulação entre demandas de sustentabilidade de comunidades, para a formalização dessas soluções como objetos de políticas públicas.

13 - Resultados esperados
Integração entre ações direcionadas ao bem comum -Ampliação de chances de trabalho compatíveis com esforços coletivos e desprendidos na organização de ações

14 Formas de viabilização
Sistematização dos saberes práticos e/ou tradicionais reconhecidos como soluções reaplicáveis em outras comunidades com realidades e problemas semelhantes. -Complementações desses saberes com o conhecimento acadêmico, que certamente agregará elementos inovadores à solução proposta. -Divulgação do reconhecimento dessas soluções como promotoras de transformação social e de melhorias da qualidade de vida das pessoas envolvidas -Sensibilização do poder público mostrando-se a viabilidade de soluções apontadas na promoção de mudanças que , em geral, têm baixo custo de implantação. - Defesa de que as ações propostas ou desenvolvidas em interação com as comunidades, são muito mais sustentáveis e capazes de possibilitar ampliação de melhorias de condições de vida de forma a despertar o interesse político na aproximação de órgãos do governo com essas iniciativas, abrindo espaço para a discussão e para a consideração dessas soluções como objetos de políticas públicas.

15 Planejamento de ações necessárias
Associação entre tecnologias sociais, desenvolvimento humano e criação de políticas públicas. - Fortalecimento de Rede de Tecnologia Social (através de monitoramento e avaliação de iniciativas propostas através de mudanças observadas na situação em que vive as comunidades envolvidas no processo. - Construir indicadores que demonstrem melhorias resultantes de tecnologias sociais na vida das pessoas nas comunidades envolvidas na experiência de forma a permitir interação entre elas e a universidade,mediante o incremento de renda para as famílias, a melhoria de seu padrão alimentar, a permanência em seu meio com melhor qualidade de vida. - Realizar diagnóstico de dificuldades locais como, por exemplo, a cultura da cooperação, acesso a crédito e acesso a mercado a fim de se estabelecer alternativas e de materialização de ações programadas.

16 Incentivos às tecnologias sociais e impactos/incentivos na sociedade
Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil (inspirador da formação da Rede de Tecnologia Social) - Criação da categoria Inovação Social no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica - A própria inserção dos elementos do conceito de tecnologia social como critério para outras premiações e seleção de projetos como o Petrobras Fome Zero

17 Articulações políticas e os novos atores sociais
Reconhecimento de iniciativas associadas às novas tecnologias sociais em instituições como o SEBRAE, o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Integração Nacional e a Caixa Econômica Federal. -Criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), no Ministério da Ciência e Tecnologia, que apóia iniciativas de tecnologia social em todo o Brasil. -Valorização da relação entre os saberes acadêmico e popular em face da disseminação do conceito de tecnologia social (envolvendo Universidades, organizações da sociedade civil e redes de ampla mobilização) em diferentes espaços do País e do mundo.


Carregar ppt "Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google