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Planejamento Estratégico dos Produtos

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico dos Produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico dos Produtos
(Capítulo 4) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva Dário Henrique Alliprandini Régis Kovacs Scalice

2 Localização do planejamento estratégico dos produtos
Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Pós Pré Estratégico dos Produtos Descontinuar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto

3 $ ? Representação Gráfica B Documentos Principais Plano Estratégico da
3.2 3.4 3.5 3.6 3.3 3.2 3.4 3.5 3.6 3.3 ? 3.2 3.4 3.5 3.6 3.3 3.2 3.4 3.5 3.6 3.3 Documentos Principais Plano Estratégico da Corporação (PEC) Plano Estratégico da Unidade de Negócio (PEUN) Portfólio de Produtos Minuta de Projeto Plano do Projeto Explicar com detalhes a ligação do pré-desenvolvimento com o planejamento estratégico. Veja o quadro 4.2 da página 58 e as páginas 115 e 116 do livro. Fases Planejamento Estratégico da Corporação Planejamento Estratégico do Negócio Planejamento Estratégico de Produtos Planeja-mento do Projeto Processos Processo de Planejamento Estratégico Pré-Desenvolvimento Desenvolvimento e Pós-Desenvolvimento Processo de Desenvolvimento de Produtos

4 Planejamento Estratégico de Produtos
Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Planejamento Estratégico de Produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Propor mudanças no portfólio de produtos Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos

5 Resumo: Definir escopo da revisão do PEN
Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratégico da Coorporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Lista de Membros do Time de Planejamento Estratégico de Produtos Analisar o Plano Estratégico de Negócios Listar assuntos a serem discutidos Avaliar as competências presentes no Time de Planejamento Estratégico de Produtos Definir metodologia para avaliação do PEN Definir o prazo final Compilar a declaração de escopo de revisão do PEN Planejamento Estratégico de Produtos Definir o escopo de revisão do PEN Declaração de Escopo de Mudança no PEN (metodologia de planejamento, recursos, prazos e assuntos) Técnicas de Gerenciamento de Projetos Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Planejar atividades de revisão do PEN

6 Importância desta atividade: horizonte de planejamento
O objetivo desta atividade é planejar até que nível de detalhe será necessário na análise do plano “.....Em geral, um plano estratégico é revisto periodicamente, anual ou semestralmente, e contém um horizonte de médio a longo prazos, entre 2 a 10 anos. Pode ser que de um ano para outro não haja mudanças significativas... Em outros casos há alterações profundas.”

7 Planejamento Estratégico de Produtos
Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Planejamento Estratégico de Produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Propor mudanças no portfólio de produtos Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos

8 Resumo: Planejar atividades para a revisão do PEN
Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Declaração de Escopo da Revisão do PEN Planejamento Estratégico de Produtos Planejar Atividades. Definir agendas de decisões e discussões. Planejar os recursos físicos necessários em cada reunião, preparar plano de comunicação e de riscos Planejar atividades para a revisão do PEN Plano de Revisão do PEN (Cronograma de Atividades Agenda de discussões e decisões Lista de Recursos Necessários Plano de Comunicação Plano de Riscos) Técnicas de Gerenciamento de Projetos Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Planejar atividades de revisão do PEN

9 Por que planejar a revisão do Plano Estratégico de Negócios ?
Nas atividades de planejamento estratégico deve-se envolver os melhores profissionais e alta gerência. O investimento em tempo destes profissionais é grande, além da natural dificuldade de agenda. Portanto,... Vale a pena realizar um planejamento detalhado destas atividades, com agenda de reuniões, temas e metas a serem atingidas

10 Planejamento Estratégico de Produtos
Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Planejamento Estratégico de Produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Propor mudanças no portfólio de produtos Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos

11 Resumo: Consolidar informações sobre o produto e o mercado
Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Declaração de Escopo da Revisão do PEN Plano de Revisão do PEN Consolidar informações de fontes de dados secundárias Identificar necessidade de dados primários Planejar coleta de dados primários Consolidar informações Planejamento Estratégico de Produtos Consolidar informações sobre tecnologia e mercado Dados de fontes secundárias de tecnologia e mercado Dados de fontes primárias tencologia e mercado Pesquisa de Mercado Inteligência Competitiva Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Planejar atividades de revisão do PEN

12 Elementos da Estratégia de Produto
Estratégia de Produto / Mercado Mercado Product pipeline Estratégia Tecnológica

13 Fontes Secundárias Fontes Primárias Registros Internos
Dados Publicados de Uso Comum Dados Padronizados de Marketing Necessidades dos Consumidores e Posicionamento da Concorrência Explicar cada um dos tipos de fontes, conforme quadro 4.1, página 123. Fontes Primárias Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Experimentos Fonte: baseado em Aaker, Kumar & Day (2001)

14 Elementos da Estratégia de Produto
Estratégia de Produto / Mercado Mercado Product pipeline Estratégia Tecnológica

15 Estabelecimento do Sistema Coleta de Dados
Avaliação e Análise dos Dados Disseminação de Informações Vigilância Tecnológica na era da Gestão do Conhecimento Instituições de Pesquisa Bases de Patentes, Marcas e outros Universidades Empresas e Fornecedores Explicar que é preciso estabelecer um sistema de vigilância tecnológica, de preferência por meio de parcerias com instituições de pesquisa, universidades, usuários e clientes finais e os fornecedores e demais parceiros da cadeia de valor. O objetivo central é criar um ciclo de monitoramento, desenvolvimento e proteção das novas tecnologias. Usuários e clientes finais Tecnologias

16 Instituições de Pesquisa
Comunidades de Prática como estratégia para aumentar o fluxo de informações e a atualização constante dos profissionais. Empresa Instituições de Pesquisa Fornecedores Clientes Universidades Comunidade de Prática Explicar o quadro 4.6, página 130.

17 Planejamento Estratégico de Produtos
Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Revisar Missão Dados de fontes secundárias de tecnologia e mercado Dados de fontes primárias tencologia e mercado Revisar segmentação do negócio Revisar tendências tecnológicas Planejamento Estratégico de Produtos Revisar posicionamento no mercado Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Revisar direcionamento da UN Revisar competências Revisar Recursos Necessários Revisar Metas Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio (Revisado) Preparar documento Técnicas de Planejamento Estratégico Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Planejar atividades de revisão do PEN

18 Planejamento Estratégico de Produtos
Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Revisar/ Definir Metodologia de Avaliação de Portfólio Avaliar o posicionamento dos produtos Portfólio de Produtos (Atual) Planejamento Estratégico de Produtos Avaliar o desempenho dos produtos Analisar Portfólio de Produtos da Empresa Avaliar tecnologias e plataformas utilizadas Consolidar lista de idéias de novos produtos Portfólio de Produtos (Revisado) Lista de Idéias Analisar projetos Métodos de Análise de Portfólio Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Posicionamento de Produtos (marketing) Propor mudanças no portfólio de produtos

19 Método de avaliação do valor econômico esperado
Sucesso Comercial ? $VPL Vendas Pcs Sucesso Técnico ? Lançamento $L Falha Desenvolv. $D Pts- Falha ECV=(VPRxPcs-L) x Pts-D VPR: valor presente das receitas previstas no Projeto ECV: valor esperado Pt - Prob. de Sucesso Técnico Pcs - Probabilidade de Sucesso Comercial

20 Gráfico de Bolhas Probabilidade de sucesso técnico Pérolas
Retorno (VPL) Probabilidade de sucesso técnico Pérolas Ostras Pão com manteiga Elefantes brancos Nova Plataforma de Caminhões- Pesados Reestilização de uma linha de Caminhões Leves de Sucesso Acréscimo de um modelo específico para cana-de-açucar em uma linha de caminhões pesados Caminhão Bicombustível Caminhão Ecológico

21 Probabilidade de sucesso técnico
Novo Motor para um caminhão leve de sucesso Pérolas Pão com manteiga Médio Eixo Leve Caminhão Leve Euro IV Pesado Conama III Pesado Reestilização Pesado Retorno (VPL) Eixo Pesado Caminhão Ecológico Motor a Alcool Novo Carro Elefantes brancos Ostras

22 Modelo de notas para avaliação do portfolio
Passo 1 - Priorizando os critérios Notas 2 - Mais Importante 1 - Igual Importância 0 - Menos Importante Nicho de Mercado Operacional Custo Flexibilidade de Expansão Peso Custo de Operação 1 2 3

23 Nota Final do Projeto LCGB: 4,0
Modelo de notas para avaliação do portfolio Passo 2 - Analisando o projeto Família LCGB Notas de 1 a 5 pela avaliação do produto Nicho de Mercado Custo de operação Flexibilidade de Expansão Marcatex Ed Fernando Machine Rolando Grana Peso 3 1 2 4 5 3,7 4,0 4,3 Média Nota Final do Projeto LCGB: 4,0

24 Ranking de Projetos de Novos Produtos
Modelo de notas para avaliação do portfolio Passo 3 - Comparando vários projetos Ranking de Projetos de Novos Produtos Família 45/w Família Gama/89 Família Alfa 3 Família Gama/67 Família Gearbox Família Beta G 3,67 3,34 3,23 2,98 2,64 1,78 4,00 Família LCGB

25 Valor comercial esperado
Análise comparativa dos métodos de avaliação do portfolio 1: o método não contribui para analisar o objetivo 2: o método é eficaz com as devidas ressalvas 3: o método é o mais eficaz para analisar o objetivo objetivos Maximizar valor Balancear portfolio Alinhar estratégia métodos Valor comercial esperado 3 1 Modelo de notas 2 2 2 Gráficos de bolha 3 2

26 Planejamento Estratégico de Produtos
Identificar produtos a serem descontinuados Portfólio de Produtos (Atual) Lista de idéias Identificar projetos a serem abandonados e congelados Planejamento Estratégico de Produtos Propor mudanças no portfólio de produtos Identificar os novos projetos que deverão ser iniciados Preparar as minuttas para cada um dos novos projetos Portfólio de Produtos Minuta de Projeto Consolidar o novo portfólio de produtos Técnicas de Gestão de Portfólio Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Técnicas de Gestão de Projetos Verificar a viabilidade do portfólio de produtos

27 Planejamento Estratégico de Produtos
Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Avaliar viabilidade econômica do Portfólio de Produtos Planejamento Estratégico de Produtos Avaliar disponibilidade de recursos Verificar a viabilidade do portfólio de produtos Avaliar competências Obter consenso sobre a decisão final Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Gestão de Portfólio Gestão de Projetos Decidir o início do planejamento de um produto

28 Planejamento Estratégico de Produtos
Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Planejamento Estratégico de Produtos Monitorar o Portfólio de Produtos (Aprovado) e identificar a data dos novos projetos. Revisar a Minuta de Projeto, definir o Gerente de Projeto, aprovar e realizar a çomunicação. Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Minuta de Projeto (Aprovada) Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Gestão de Portfólio Gestão de Projetos Fase de Planejamento do Produto

29 Minuta do Projeto Segundo a teoria de Gestão de Projetos, a Minuta do projeto (Project Charter) é um anúncio único que autoriza formalmente o início do projeto. No caso do desenvolvimento de produtos, muitas idéias podem ser sugeridas. Para as mais promissoras produzem-se as minutas que serão analisadas e, uma vez aprovadas na sistemática de avaliação de portfolio, serão desenvolvidas. A Minuta traz a primeira definição do produto a ser desenvolvida, a qual será continuamente detalhada e desenvolvida até o fim do processo de desenvolvimento.


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