A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL Maria Carolina Brandini Engenheira do produto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL Maria Carolina Brandini Engenheira do produto."— Transcrição da apresentação:

1 MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL Maria Carolina Brandini Engenheira do produto

2 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto INTRODUÇÃO A vantagem competitiva de uma empresa é proporcional à sua capacidade de lançar novos produtos no mercado. A grande dificuldade se dá no gerenciamento integrado do processo de desenvolvimento de produtos; o qual pode acarretar danos irreversíveis quando lançados os produtos errantes no mercado.

3 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto INTRODUÇÃO Através de produtos competitivos e desenvolvidos em tempos cada vez mais ágeis, o processo de desenvolvimento de produto atende a constante evolução e internacionalização do mercado, das tecnologias e do ambiente institucional (saúde, meio ambiente e segurança). Por isso, o PDP é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico para a competitividade das empresas (ROZENFELD et al., 2006).

4 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto PDP PDP é o processo de negócio que: Necessidades mercado estratégia da empresa; Busca as especificações do produto e do processo prepara a manufatura para iniciar a produção; Acompanha o produto pós-lançamento (das melhorias à retirada do mercado).

5 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto IMPORTÂNCIA É um processo crítico para a competitividade das empresas sobrevivência futura da empresa; Os produtos atualmente desenvolvidos futuro; Imagem da empresa associada ao sucesso dos novos produtos.

6 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto PDP NO BRASIL Exemplos de setores com desenvolvimento local bem sucedidos: Tecnologia brasileira aeronaves (EMBRAER); Carros/motores de baixa cilindrada (VW, GM, Ford).

7 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto BRASIL O país necessita exportar produtos de maior valor agregado Maior capacitação e esforço de desenvolvimento de produto

8 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto CARACTERÍSTICAS PDP Elevado grau de incertezas e riscos; Decisões importantes no início, quando incertezas são maiores; Dificuldade de mudar decisões iniciais; 80% do custo do produto são comprometidos durante as etapas iniciais do PDP.

9 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto CLASSIFICAÇÃO Grau de mudanças em relação a projetos anteriores: Projetos radicais (breakthrough) Projetos plataforma ou próxima geração Projetos incrementais ou derivados No Brasil: Projetos follow source: projetos vindos da matriz ou de clientes e que serão adequados à realidade local.

10 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto GESTÃO DO PDP Estratégia de produto Estratégia de desenvolvimento Gerenciamento do desenvolvimento Desempenho Velocidade Eficiência Qualidade

11 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESTRUTURA FUNCIONAL Diretor Executivo Gerente Funcional Pessoal Time de Projetos Responsável Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

12 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESTRUTURA POR PROJETO Diretor Executivo Gerente Projetos Gerente Projeto B Gerente Projeto C Pessoa l Time de Projetos Responsável Gerente Projeto A Pessoal Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

13 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESTRUTURA MATRICIAL Time de Projetos Coordenador Diretor Executivo Gerente Funcional Gerente de Programas Pessoal Gerente de Projetos Pessoal Gerente de Projeto Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

14 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESCOPO PDP Processo que envolve atividades de todas as áreas da empresa; Cada área vê o produto por uma perspectiva diferente, mas complementar; Integrar atividades planejamento estratégico até a descontinuidade do produto no mercado. Necessidade de estruturar um processo específico para ser planejado e gerenciado.

15 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESCOPO PDP Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

16 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto NOVO ESCOPO PDP Processo de Desenvolvimento de Produto Pós Desenvolvimento Pré desenvolver produtos produção planejamento estratégico pessoas de diversas áreas Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

17 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

18 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto CUSTOS DAS MUDANÇAS Fonte: Guia PMBOK (2004).

19 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto GERENCIAR INCERTEZAS O segredo de um bom desenvolvimento de produtos é gerenciar as incertezas: Qualidade das informações; Controle dos requisitos a serem atendidos; Vigilância das mudanças de mercado.

20 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto MODELO DE REFERÊNCIA Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Projeto Conceitual Projeto Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Projeto PósPré Planejame nto Estratégic o dos Produtos Descontin uar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto Fonte: Rozenfeld et al.(2006).

21 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto MODELO DE REFERÊNCIA Controle do PDP interação com o mercado; Gestão estratégica ciclo de vida do produto; Formalização do modelo do GDP visão comum; Estruturação as etapas e atividades operacionais do desenvolvimento do projeto.

22 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto EXEMPLO PRÁTICO: IDENTIFICANDO O PROBLEMA Estrutura e ferramentas deficientes; Elevado número de alterações dos produtos nas fases de pré e desenvolvimento complexas em função da quantidade de novos produtos desenvolvidos na empresa.

23 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto CARACTERIZANDO O PDP Os projetos de novos produtos da empresa são baseados em produtos recém lançados no mercado internacional. O desenvolvimento de produtos e projetos da empresa foca essencialmente o conceito de projetos do tipo plataforma. São produtos com a mesma plataforma tecnológica, semelhantes em processo e operações (tecnologia de processo / produto).

24 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto ESTUDO DE CASO Estudo de caso realizado nas fases de pré-desenvolvimento e desenvolvimento caracterizadas por grande número de alterações que não são adequadamente registradas. Foi desenvolvida uma sistemática para possibilitar a formalização das alterações ocorridas no desenvolvimento de produtos instrumento de orientação: modelo de referência da GDP.

25 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto OBJETIVO Aprimorar o sistema de desenvolvimento de novos através de adaptação das ferramentas da GDP nas fases do pré-desenvolvimento e desenvolvimento; Elaborar uma sistemática para formalização das alterações de projetos de desenvolvimento de produtos possibilitando a melhoria do controle de alterações e da memória tecnológica; Proporcionar maior confiabilidade nas tomadas de decisões permitindo um projeto de desenvolvimento ágil, robusto e eficaz.

26 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto IMPLEMENTANDO O CONTROLE DE ALTERAÇÕES DO PDP PDP eficaz alterações formalizadas; Melhoraria da gestão das atividades e otimização dos recursos; Referência para desenvolvimentos futuros. Solicitação mudanças

27 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto DEFINIÇÃO DE CRONOGRAMA Se faz necessário para o bom planejamento e consequentemente para o próprio sucesso do projeto. Após a definição das fases, o estabelecimento de datas e gates (aprovações), o cronograma é enviado para as pessoas chave envolvidas, assegurando o comprometimento de todos. Uma vez aprovada a mudança, o cronograma de desenvolvimento é atualizado. Cronograma

28 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto RESULTADOS Melhoria do processo de comunicação; Melhoria do relacionamento interdepartamental; Melhoria da memória tecnológica; Redução do tempo de desenvolvimento de produtos em torno de 30%.

29 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto CONSIDERAÇÕES FINAIS O gerenciamento do PDP torna-se mais eficaz na medida que a memória tecnológica contribui para melhorar a gestão das atividades e servir de referência para desenvolvimentos futuros. Possibilita a minimização as incertezas iniciais e a redução do tempo de PDP. A formalização do controle de alterações, além de permitir aprimoramento do processo de desenvolvimento de produtos, proporciona também maior comprometimento de todos os envolvidos no processo.

30 Maria Carolina Brandini - Engenheira do produto REFERÊNCIAS EVERSHEIM, V.; SCHERNIKAU, J. Product Development and Manufacturing for Mechatronic Production Systems. In: Second International IMS – Workshop. Leuven, Belgium, GRIFFIN, A.; PAGE, A.L. PDMA success measurement project: recommended measures for product development success and failure. J. Prod. Innov. Manag, New York, n. 13, p , PINHEIRO, G.M. Variabilidade dos defeitos do produto e desempenho do inspecionista. Belo Horizonte, Dissertação (Mestrado) – Departamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia da UFMG, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 3.ed. Four Campus Boulevard, Newtown Square, PA EUA, 2004, 405p. ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento do produto: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, ;


Carregar ppt "MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL Maria Carolina Brandini Engenheira do produto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google