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Planejamento Estratégico dos Produtos (Capítulo 4) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis.

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1 Planejamento Estratégico dos Produtos (Capítulo 4) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva Dário Henrique Alliprandini Régis Kovacs Scalice

2 Localização do planejamento estratégico dos produtos Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Projeto Conceitual Projeto Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Projeto PósPré Planejame nto Estratégico dos Produtos Descontin uar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto

3 Processo de Planejamento Estratégico Pré-Desenvolvimento Desenvolvimento e Pós- Desenvolvimento Representação Gráfica ? $ $ $ $ B Plano Estratégico da Unidade de Negócio (PEUN) Portfólio de Produtos Minuta de Projeto Plano Estratégico da Corporação (PEC) Plano do Projeto Documentos Principais Planejamento Estratégico da Corporação Fases Processos Processo de Desenvolvimento de Produtos Planejamento Estratégico do Negócio Planejamento Estratégico de Produtos Planeja- mento do Projeto

4 Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Propor mudanças no portfólio de produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN)

5 Planejamento Estratégico de Produtos Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratégico da Coorporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Definir o escopo de revisão do PEN Declaração de Escopo de Mudança no PEN (metodologia de planejamento, recursos, prazos e assuntos) Técnicas de Gerenciamento de Projetos Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Planejar atividades de revisão do PEN Lista de Membros do Time de Planejamento Estratégico de Produtos Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Analisar o Plano Estratégico de Negócios Listar assuntos a serem discutidos Avaliar as competências presentes no Time de Planejamento Estratégico de Produtos Definir metodologia para avaliação do PEN Definir o prazo final Compilar a declaração de escopo de revisão do PEN Resumo: Definir escopo da revisão do PEN

6 Importância desta atividade: horizonte de planejamento.....Em geral, um plano estratégico é revisto periodicamente, anual ou semestralmente, e contém um horizonte de médio a longo prazos, entre 2 a 10 anos. Pode ser que de um ano para outro não haja mudanças significativas... Em outros casos há alterações profundas. O objetivo desta atividade é planejar até que nível de detalhe será necessário na análise do plano

7 Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Propor mudanças no portfólio de produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos

8 Planejamento Estratégico de Produtos Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Planejar Atividades. Definir agendas de decisões e discussões. Planejar os recursos físicos necessários em cada reunião, preparar plano de comunicação e de riscos Planejar atividades para a revisão do PEN Plano de Revisão do PEN (Cronograma de Atividades Agenda de discussões e decisões Lista de Recursos Necessários Plano de Comunicação Plano de Riscos) Técnicas de Gerenciamento de Projetos Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Planejar atividades de revisão do PEN Declaração de Escopo da Revisão do PEN Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Resumo: Planejar atividades para a revisão do PEN

9 Por que planejar a revisão do Plano Estratégico de Negócios ? Nas atividades de planejamento estratégico deve-se envolver os melhores profissionais e alta gerência. O investimento em tempo destes profissionais é grande, além da natural dificuldade de agenda. Portanto,... Vale a pena realizar um planejamento detalhado destas atividades, com agenda de reuniões, temas e metas a serem atingidas

10 Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Definir escopo da revisão do Plano Estratégico de Negócios (PEN) Planejar atividades para a revisão do PEN Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Analisar o Portfólio de Produtos da empresa Verificar a viabilidade do Portfólio de Produtos Planejamento Estratégico de Produtos Planejamento Estratégico de Negócios (PEN) Planejamento da Corporação Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios Portofólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto (Aprovada) Propor mudanças no portfólio de produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado Informações e dependências da fase de Planejamento Estratégico de Produtos Consolidar Informações sobre tecnologia e mercado

11 Planejamento Estratégico de Produtos Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Consolidar informações de fontes de dados secundárias Identificar necessidade de dados primários Planejar coleta de dados primários Consolidar informações Consolidar informações sobre tecnologia e mercado Dados de fontes secundárias de tecnologia e mercado Dados de fontes primárias tencologia e mercado Pesquisa de Mercado Inteligência Competitiva Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Planejar atividades de revisão do PEN Declaração de Escopo da Revisão do PEN Plano de Revisão do PEN Resumo: Consolidar informações sobre o produto e o mercado

12 Elementos da Estratégia de Produto Mercado Estratégia Tecnológica Estratégia de Produto / Mercado Product pipeline

13 Necessidades dos Consumidores e Posicionamento da Concorrência Fontes Primárias Pesquisa Quantitativa Experimentos Fontes Secundárias Pesquisa Qualitativa Registros Internos Dados Padronizados de Marketing Dados Publicados de Uso Comum Fonte: baseado em Aaker, Kumar & Day (2001)

14 Elementos da Estratégia de Produto Mercado Estratégia Tecnológica Estratégia de Produto / Mercado Product pipeline

15 Instituições de Pesquisa Empresas e Fornecedores Usuários e clientes finais Universidades Tecnologias Bases de Patentes, Marcas e outros 1.Estabelecimento do Sistema 2.Coleta de Dados 3.Avaliação e Análise dos Dados 4.Disseminação de Informações Vigilância Tecnológica na era da Gestão do Conhecimento

16 Empresa Instituições de Pesquisa Fornecedores Clientes Universidades Comunidad e de Prática Comunidades de Prática como estratégia para aumentar o fluxo de informações e a atualização constante dos profissionais.

17 Planejamento Estratégico de Produtos Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Revisar tendências tecnológicas Revisar competências Revisar o Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio (Revisado) Técnicas de Planejamento Estratégico Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Planejar atividades de revisão do PEN Dados de fontes secundárias de tecnologia e mercado Dados de fontes primárias tencologia e mercado Conhecimentos básicos de preparação de reuniões Revisar segmentação do negócio Revisar posicionamento no mercado Revisar direcionamento da UN Revisar Recursos Necessários Revisar Missão Revisar Metas Preparar documento

18 Planejamento Estratégico de Produtos Plano Estratégico de Negócios (PEN) Plano Estratéfico da Corporação Plano Estratégico da Unidade de Negócio Revisar/ Definir Metodologia de Avaliação de Portfólio Avaliar tecnologias e plataformas utilizadas Consolidar lista de idéias de novos produtos Analisar Portfólio de Produtos da Empresa Portfólio de Produtos (Revisado) Lista de Idéias Métodos de Análise de Portfólio Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Propor mudanças no portfólio de produtos Portfólio de Produtos (Atual) Posicionamento de Produtos (marketing) Avaliar o posicionamento dos produtos Avaliar o desempenho dos produtos Analisar projetos

19 Desenvolv. $D Sucesso Técnico ? Sucesso Comercial ? $VPL Vendas Pcs Lançamento $L Pts- Falha Pt - Prob. de Sucesso Técnico Pcs - Probabilidade de Sucesso Comercial Método de avaliação do valor econômico esperado ECV=(VPRxPcs-L) x Pts-D VPR: valor presente das receitas previstas no Projeto ECV: valor esperado

20 Retorno (VPL) Probabilidade de sucesso técnico Pérolas Ostras Pão com manteiga Elefantes brancos Nova Platafor ma de Caminhõ es- Pesados Reestilização de uma linha de Caminhões Leves de Sucesso Acréscimo de um modelo específico para cana-de-açucar em uma linha de caminhões pesados Caminhão Bicombustível Caminhão Ecológico Gráfico de Bolhas

21 Retorno (VPL) Probabilidade de sucesso técnico Pérolas Ostras Pão com manteiga Elefantes brancos Caminhão Leve Médio Novo Carro Novo Motor para um caminhão leve de sucesso Conama III Pesado Euro IV Pesado Eixo Pesado Eixo Leve Motor a Alcool Caminhão Ecológico Reestilização Pesado

22 Nicho de Mercado Custo Operacional Flexibilidade de Expansão Peso Nicho de Mercado Custo de Operação Flexibilidade de Expansão Notas 2 - Mais Importante 1 - Igual Importância 0 - Menos Importante Passo 1 - Priorizando os critérios Modelo de notas para avaliação do portfolio

23 Nicho de Mercado Custo de operação Flexibilidade de Expansão Ed Marcatex Fernando Machine Rolando Grana Peso ,7 4,0 4,3 Média Nota Final do Projeto LCGB: 4,0 Notas de 1 a 5 pela avaliação do produto Passo 2 - Analisando o projeto Família LCGB Modelo de notas para avaliação do portfolio

24 Ranking de Projetos de Novos Produtos Família 45/w Família Gama/89 Família Alfa 3 Família Gama/67 Família Gearbox Família Beta G 3,67 3,34 3,23 2,98 2,64 1,78 4,00 Família LCGB Passo 3 - Comparando vários projetos

25 Valor comercial esperado Modelo de notas Gráficos de bolha Maximizar valor Balancear portfolio Alinhar estratégia métodos objetivos 3 1: o método não contribui para analisar o objetivo 2: o método é eficaz com as devidas ressalvas 3: o método é o mais eficaz para analisar o objetivo Análise comparativa dos métodos de avaliação do portfolio

26 Planejamento Estratégico de Produtos Portfólio de Produtos (Atual) Identificar produtos a serem descontinuados Preparar as minuttas para cada um dos novos projetos Consolidar o novo portfólio de produtos Propor mudanças no portfólio de produtos Portfólio de Produtos Minuta de Projeto Técnicas de Gestão de Portfólio Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Verificar a viabilidade do portfólio de produtos Lista de idéias Técnicas de Gestão de Projetos Identificar projetos a serem abandonados e congelados Identificar os novos projetos que deverão ser iniciados

27 Planejamento Estratégico de Produtos Avaliar viabilidade econômica do Portfólio de Produtos Avaliar competências Obter consenso sobre a decisão final Verificar a viabilidade do portfólio de produtos Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Decidir o início do planejamento de um produto Gestão de Portfólio Gestão de Projetos Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Avaliar disponibilidade de recursos

28 Planejamento Estratégico de Produtos Decidir início do planejamento de um produto do portfólio Portfólio de Produtos (Aprovado) Minuta de Projeto Métodos, ferramentas, documentos de apoio Relação com outras atividades Fase de Planejamento do Produto Gestão de Portfólio Gestão de Projetos Minuta de Projeto (Aprovada) Monitorar o Portfólio de Produtos (Aprovado) e identificar a data dos novos projetos. Revisar a Minuta de Projeto, definir o Gerente de Projeto, aprovar e realizar a çomunicação.

29 Minuta do Projeto Segundo a teoria de Gestão de Projetos, a Minuta do projeto (Project Charter) é um anúncio único que autoriza formalmente o início do projeto. No caso do desenvolvimento de produtos, muitas idéias podem ser sugeridas. Para as mais promissoras produzem-se as minutas que serão analisadas e, uma vez aprovadas na sistemática de avaliação de portfolio, serão desenvolvidas. A Minuta traz a primeira definição do produto a ser desenvolvida, a qual será continuamente detalhada e desenvolvida até o fim do processo de desenvolvimento.


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