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FASE 1A AULA 11 O TRÍPLICE ASPÉCTO: FILOSÓFICO, CIENTÍFICO E RELIGIOSO

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Apresentação em tema: "FASE 1A AULA 11 O TRÍPLICE ASPÉCTO: FILOSÓFICO, CIENTÍFICO E RELIGIOSO"— Transcrição da apresentação:

1 FASE 1A AULA 11 O TRÍPLICE ASPÉCTO: FILOSÓFICO, CIENTÍFICO E RELIGIOSO
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote º Andar- Sala Telefone: -

2 Tríplice Aspecto: filosófico, científico e religioso
“O Espiritismo, pela sua própria origem, é uma ciência de pesquisa, tornando-se uma filosofia de comportamento e uma religião de vivência. Isso precisa ficar claro ao movimento espiritista. Qualquer entendimento no sentido de excluir qualquer dos momentos, restringe o conceito doutrinário.” Divaldo Pereira Franco

3 Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal."
A – CIÊNCIA No prólogo do livro O Que é o Espiritismo, Allan Kardec define o Espiritismo como sendo: "uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos André Luiz Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal."

4 "O Espiritismo é ao mesmo tempo Ciência Experimental e Doutrina Filosófica. Como Ciência prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos. Como Filosofia compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações.” (O QUE É O ESPIRITISMO,PREÂMBULO,in fine)

5 Pode-se observar do pensamento do Codificador que o Espiritismo se reveste de três aspectos distintos, mas complementares: a.     Ciência Experimental; b.     Doutrina Filosófica; c.      As conseqüências morais decorrentes das duas anteriores.

6 Mas o que é Ciência ? É um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Nicolau Copérnico William Crookes Ludwig Boltzmann Rudolf Clausius

7 Evolução do Conhecimento Científico “História da Humanidade em 5 períodos”
Iluminismo Teologia rompida Heliocen-trismo Desenvolvimento científico lento Ligado às crenças religiosas Teoria da Evolução: Biologia Geologia Física A Idade das Sombras Ascensão da Igreja Romana Retração do pensamento religioso 1o. Período 2o. Período 3o. Período 4o. Período 5o. e 6o. Períodos 600 375 1453 1800 2000 Início da Filosofia Grega que passou a substituir os mitos pela razão ou intuição investigativa. Átomo Heliocentrismo Matemática Metafísica Ética e Política Astronomia Renasci-mento Ciência avança Religião cai Ceticismo Materia-lismo Heliocentrismo foi esquecido Técnicas médicas substituídas exorcismos e feitiçarias

8 Sexto Período A ciência busca se ligar à outros fatores: dimensões físicas, fé, religiosidade, inteligências fora da matéria, poder supremo, etc., como forças desconhecidas, de forma a tentar explicar, em teorias, a existência de tudo e todos dentro da comprovada harmonia universal. Einstein: "Como pode a experiência cósmica ser comunicada a outra pessoa, quando não suscita nenhuma noção definida de Deus ? Nesta era de materialismo em que vivemos o sentimento religioso assume a forma de um arroubo de estupefação, à vista da harmonia da lei universal, que revela uma inteligência de tamanha superioridade que, em face dela, todo o raciocínio sistemático e todas as atividade do homem não passam de um reflexo extremamente insignificante..."

9 Bem adiantado em relação ao seu tempo, Kardec partiu da pesquisa científica, originando-se desta a Ciência Espírita; desenvolveu a seguir a interpretação dos resultados da pesquisa, que resultou na Filosofia Espírita; tirou, depois, as conclusões morais da concepção filosófica, que levaram à Religião Espírita. É por isso que o Espiritismo se apresenta como Doutrina de Tríplice Aspecto.

10 "Sempre que uma razão se expressa, inventa-se filosofia“
"Quem sou eu? De onde vim? Pra onde vou? O que é o mundo? O que é vida? O que é morte?” "Sempre que uma razão se expressa, inventa-se filosofia“ A palavra filosofia vem do grego philosophia, "amor à sabedoria". É o estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, tornando-se o homem tema inevitável de consideração. Platão Aristóteles René Descartes Friedrich Nietzsche

11 O Espiritismo é uma filosofia porque a partir dos fenômenos espirituais da Ciência experimental, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas, e elucida as questões fundamentais da existência. Para todo efeito existe uma causa e esta causa pode estar nesta ou em vidas anteriores. A filosofia de vida descrita pelo Espiritismo - atenção: descrita, não imposta! - procura descrever e orientar comportamentos conforme as leis do Universo, que levem o orientado a encontrar o seu equilíbrio, a sua harmonia, a sua paz, o seu autoconhecimento.

12 C – Religião Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s).  Filiação a um sistema específico de pensamento com uma posição filosófica, ética e metafísica.

13 Vários significados da palavra “religião”:
“reler” - atenta e cuidadosa observância dos rituais; “reeleger” - opção de vida diante de sua meta última; “religar” - vinculação do homem à sua origem e destino. “religar” é a mais usada. É derivada de "re + ligare". O prefixo "re" significaria um sentimento de vinculação, de obrigação para com o Ser Supremo. Não deve ser entendido como uma volta a Deus, porque nunca dEle estivemos separados.

14 Emmanuel, no livro O Consolador diz:
"podemos tomar o Espiritismo simbolizado como um triângulo de forças espirituais. A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu." Os que negam o caráter religioso do Espiritismo jamais sairão do chão da Terra, porque é nesse limite que se circunscrevem os domínios da Ciência e da Filosofia.

15 O Espiritismo não tem rituais, cultos, imagens, velas, crendices, roupas e aparatos especiais. Nem sacerdotes remunerados e dogmas. É uma religião como atitude de vida, buscando identificação com Deus, sem atitudes exteriores, mas sim através de uma vida digna e fraterna.  Cria laço moral entre os homens, conduzindo-os em direção ao Criador, através da vivência dos ensinamentos morais do Cristo. É no seu aspecto religioso que repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus. Estabelece a renovação definitiva do homem para a grandeza do seu futuro espiritual.

16 Não existem "Espiritismo de Umbanda", "de Mesa Branca " ou "Espiritismo Kardecista ". É apenas “Espiritismo ”. Explica ao homem que ele é um Espírito livre em evolução, responsável pelos seus atos, fracassos ou vitórias. A fé espírita é raciocinada, sendo a CARIDADE e o AMOR condições básicas de evolução, independentemente do credo. Por isso não diz "Fora do Espiritismo não há Salvação " e sim "Fora da Caridade não há Salvação ". É assim que, da demonstração empírica da sobrevivência, surge a reflexão filosófica que reconduz o homem à Religião. Esta conclusão não deixa dúvida de a Doutrina Espírita ter base neste Tríplice Aspecto.

17 Podemos concluir que na Antigüidade grega não havia divergência entre Ciência e Religião, até porque a Ciência não existia nos moldes de hoje, ou seja, no seu sentido de provas e contraprovas. A luta era entre a Filosofia e a Religião. Os primeiros filósofos queriam combater a mitologia pelo advento da razão. A Idade Média caracterizou-se pela administração religiosa dos eventos humanos. A Igreja, no topo do poder, ditava as regras; a Filosofia e a Ciência obedeciam-na. A Renascença é o florescimento de tudo o que estava latente. Filosofia e Ciência adquirem vidas próprias. A primeira tratou da condução lógica do pensamento; a segunda, tornou-se teórico-experimental. Nesse sentido, a religião é substituída pelos conhecimentos obtidos através da metodologia científica.

18 Existiram momentos em que a ciência tentou destruir a Religião, através da crítica filosófica e das pesquisas . Já agora, o pensamento se reconstrói e recompõe a sua unidade natural com base na própria ciência. É assim que, da demonstração empírica da sobrevivência, ou seja, da ciência positiva, surge a reflexão filosófica que reconduz o homem à religião. É o que Kardec chama “a fé iluminada pela razão”. Assim, o espírito reencontra os valores éticos e reelabora os valores religiosos.

19 Ao Espiritismo - em seu Tríplice Aspecto compete a indeclinável tarefa de espalhar a nova luz sobre a Humanidade inquieta e atormentada. Doutrina de liberdade, enseja conceitos inteiramente novos de conduta, convocando os Espíritos à ação correta e digna, escassa em múltiplos departamentos da sociedade.

20 (...)“Se o Espiritismo tivesse aparecido antes das descobertas científicas, teria abortado, como tudo que vem antes do tempo.”  (A Gênese: cap I, item 16) A ciência do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.


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