A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho à Quente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho à Quente."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho à Quente

2 Mas o que é considerado Trabalho a Quente?
Estão inclusas no trabalho a Quente as seguintes atividades: Trabalho com Lixadeiras e/ou Esmerilhamento; Soldas Elétricas Eletrodo Revestido, Oxiacetilênica, Tig, Mig, Mag e etc... Corte com Maçarico. “Enfim, trabalho a quente é aquele que produz Faíscas onde haja risco de Incêndios, princípio de incêndios e/ou Queimaduras diversas”.

3 Requerimentos do Programa
Este programa existe para que todo trabalho á quente seja realizado de uma maneira segura. Todo trabalho á quente deve ser realizado em áreas específicamente designadas – Ex: área de manutenção. Todo esforço deve ser feito para que estes trabalhos não sejam feitos em outras áreas da planta. Se não há outro método disponível para fazer o trabalho na área designada, então deve se preencher o formulário de trabalho a quente. Permissão.

4 Requerimentos do Programa
A pessoa autorizada a emitir a permissão para trabalho á quente será responsável por inspecionar a área antes de começar o trabalho, indicar que fará a vigilância contra incêndio (se for necessário). A permissão pede que se tenha um mínimo de duas assinaturas. A segunda pessoa assinando o permisso também deve inspecionar a área de trabalho para ver se não há nenhum risco.

5 Requerimentos do Programa
O trabalho á quente pode ser feito somente por pessoas treinadas neste tipo de trabalho. O equipamento de trabalho á quente deve ser inspecionado antes de ser usado. Equipamentos com defeito ou danificados não podem ser usados sem antes serem consertados Equipamento de Proteção Individual (EPI) deverá ser usado e precauções tomadas para eliminar riscos ao trabalhador e outras pessoas na área. No caso de corte com maçarico ou esmerilhamento, deve-se usar óculos de proteção e máscara para não ser atingido por metais nos olhos e rosto.

6 Requerimentos do Programa
A área designada especificamente para trabalho á quente deverá ter: Ventilação adequada para remover gases, fumaças e pó destas áreas. Se isto for feito por exaustor local, então deve se ter ventilação mecânica com uma velocidade miníma de 2,000cfm cubic feet minute (pé cúbico por minuto) e/ou l/s - litros por segundo ( l/s) por equipamento de solda. Obs: É bom lembrar que l/s é aproximadamente a metade do cfm.

7 Requerimentos do Programa
Cortinas de solda “BIOMBO” devem ser usadas para previnir que a luminosidade da solda afetem outros trabalhadores. Estas cortinas de solda devem ser colocadas sem restringir ventilação. Isto pode ser feito montando as cortinas com pelo menos 60 cm acima do piso e o mais baixo possível to teto.

8 Requerimentos do Programa
Assegure-se de que os acessórios do equipamento são adequados para solda Todo equipamento de solda deve ser armazenado apropriadamente como exemplo cilindros, luvas, aventais de couro, EPI, etc. Os cilindros devem ser amarrados, de preferência com corrente, quando os mesmos não estiverem em uso. Ter dispositivos de seguranca para previnir fogo nos sistemas de solda a gás.

9 Outras Considerações de Segurança
Procedimentos especiais para equipamentos usados no trabalho á quente: O cuidado com os cilindros; Sistema de Ventilação; Prevenção contra incêndio;

10 Perigos com Trabalho á quente
Danos aos olhos e pele; Raios ultravioleta (UV) e Raios Infravermelho; os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele. Acidentes, se você não Purgar e limpar os tanques fechados antes de fazer o trabalho á quente; Gases toxicos, fumaças, e pó; Perigos de incêndio durante o trabalho á quente; Metal salpicado; Choque elétrico; Perigo de explosão;

11 Práticas Gerais de Segurança
Use uma plataforma com rodapé quando estiver trabalhando em altura; Proteja os trabahadores de faíscas caindo em áreas abaixo do local do trabalho á quente; Avise aos outros do trabalho á quente e isole com fita zebrada ao redor da área de trabalho; Mantenha a área de trabalho limpa;

12 Práticas Gerais de Segurança
Nunca use condutores descobertos, reguladores, tochas, ou segurador de eletrodos danificados. Nunca solde usando arco elétrico quando posicionado num lugar molhado. Mantenha extintor de incêndio perto da área de trabalho á quente.

13 Manuseio e armazenamento do cilindro de gás comprimido
Nunca aceite cilindros de gás comprimido que foi transportado na posição horizontal; Armazene estes cilindros na vertical; Mantenha os cilindros amarrados com correntes ou cabos de aço; Armazene os cilindros por grupos e tipos de gases; Separe os cilindros cheios dos vazios;

14 Manuseio e armazenamento do cilindro de gás comprimido
Mantenha os clindros mais velhos na frente para que sejam usados primeiros. Mantenha a capacete de proteção nos cilindros que não estão em uso. Evite bater ou deixar cair estes cilindros. Armazene estes cilindros na vertical. Não mova os cilindros rolando o fundo deles.

15 Manuseio e armazenamento do cilindro de gás comprimido
Não levante os cilindros pela tampa de cima a não ser que tenham equipamento apropriado para este fim; Evite que os cilindros caiam ou tenham objetos caindo sobre eles; Assegure-se de que as válvulas, mangueiras, conectores, e reguladores estejam em boas condições;

16 Manuseio e armazenamento do cilindro de gás comprimido
Nunca abra válvulas até que os reguladores estejam purgados e o dispositivo de pressão do gás esteja aliviado; Quando vazio, feche e devolva o cilindro para o vendedor; Cilindros vazios devem ser etiquetados “Vazios”. Mantenha óleo e graxa longe das válvulas e mangueiras dos cilindros de Oxigênio;

17 Vigilantes Anti-Incêndio
para Trabalho á Quente

18 Vigilantes Anti-Incêndio:
Devem ter extintores/mangueira de água disponíveis e serem treinados no uso dos mesmos; Ser familiarizado com o sistema de alarme contra incêndio e saber como se opera o mesmo num evento de incêndio; Esteja atento á fogo que possa surgir nas áreas expostas; Tente combater incêndio que dentro da capacidade do equipamento a ser usado; Inspecione a área de trabalho á quente pelo menos uma hora depois que o trabalho terminou. Isto deve ser feito para verificar que não há nenhum risco de fogo nesta área.

19 Trabalho à quente em Espaços Confinados
Antes de entrar no espaço confinado verifique os seguintes tipos de perigos: Inflamáveis; Combustíveis; Fumaças Tóxicas; Pisos escorregadios ou molhados; Se for necessário, use respiradores e cinto paraquedistas conectados em uma linha de vida.

20 Se o trabalho no Espaço Confinado foi interrompido…
Desconecte/desligue o equipamento de solda elétrica; Remova os eletrodos do equipamento. Feche a válvula da tocha; Feche o gás do cilindro que deve estar fora do espaço; Se possível remova a tocha e mangueiras do espaço confinado.

21 SEGURANÇA E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS

22 Levar aos colaboradores informações técnicas sobre procedimentos
OBJETIVO: Levar aos colaboradores informações técnicas sobre procedimentos no uso e manuseio de gases, equipamento e serviços.

23 ACETILENO (C2H2 - Nº ONU 1001) CARACTERÍSTICAS:
Gás Inflamável; Incolor; Pouco mais leve que o ar; Cheiro semelhante ao do alho; Altamente instável quando: houver aumento de temperatura; misturado com o ar de 2,3% a 100% Forma compostos explosivos com: Mercúrio; Prata; Cobre..

24 ACETILENO: Processo de Fabricação

25 ACETILENO: Processo de Fabricação
Pressão de 17,5 Kgf/cm² (21ºC); Recheado com massa porosa; 2 bujões fusíveis no colarinho que são compostos de chumbo, estanho e bismuto/cádmio, fundido-se em temperaturas próximas a 80ºC funcionando como válvula de alívio. Além da massa porosa, o cilindro de acetileno, para poder receber o gás, deve estar cheio de acetona, na qual o acetileno irá dissolver-se e distribuí-se uniformemente por todos os poros da massa, evitando a formação de bolsões, onde o acetileno livre, em estado gasoso, formaria aglomerados, que com o menor impacto, poderia decompor-se e ocasionar a explosão do cilindro .

26 ACETILENO: Cuidados a serem tomados no manuseio do cilindro:
Manter na posição vertical; Evitar choques ou quedas; Armazenar em local arejado; Não utilizar ferramentas para abertura das válvulas dos cilindros;

27 ACETILENO: Cuidados a serem tomados no manuseio do cilindro:
Abrir válvula lentamente até meia volta; Evitar proximidades com: Chamas; Faíscas; Fagulhas.

28 Transporte, Manuseio e Armazenamento de cilindros Mantenha o cilindro em local ventilado. Transporte o cilindro sempre na horizontal. Nunca role um cilindro deitado ou use como apoio.

29 Equipamentos de Proteção Individual
Capacete; Óculos de segurança com; Uniforme com avental de raspa de couro proteção; Luvas de raspa de couro de cano longo lateral; Calçados de segurança com biqueira de aço.

30 ACETILENO: Processo de Fabricação
Evite respingos, faíscas ou fagulhas no cilindro; Trabalhe em local ventilado;; Regule os gases compatíveis com as características dos equipamentos e do material de trabalho; Use os equipamentos de segurança na operação: (Válvula seca e Proteflux). e proteflux);

31 Cuidados no seu Trabalho
- Esteja SEMPRE protegido por EPIs; - NUNCA use graxas, óleos, ou outros materiais combustíveis em contato com o Oxigênio ou equipamento oxicombústiveis: - Os equipamentos oxicombustíveis NÃO precisam de lubrificação.

32 Instruções em caso de fogo ou incêndio
Apagar o fogo; Resfriar o Cilindro; Retirar o Cilindro do local; Não conseguindo eliminar o fogo, chamar os bombeiros. Entrar em contato com a unidade fornecedora.

33 Instruções em caso de fogo ou incêndio
Não correr; Evacuar toda área próxima ao local; Tentar eliminar o vazamento; Retirar o cilindro do local; Manter o cilindro em local ventilado; Deixar vazar; Marcar o cilindro; Entrar em contato com a unidade fornecedora; Borrifar água (jato) no cilindro com fogo.

34 Instruções em caso de fogo ou incêndio
Não correr; Evacuar toda área próxima ao local; Molhar o cilindro com água abundante; Utilizar o extintor de Pó Químico; Não conseguindo apagar o fogo: Deixe queimar o gás mantendo o resfriamento com água abundante e chame o corpo de bombeiros; Conseguindo apagar o fogo: Mantenha o cilindro em local ventilado; Continue a resfriar o cilindro; Marque o cilindro; Entre em contato com a unidade fornecedora.

35 Comburente (alimenta chamas); Oxidante. Acondicionamento:
Oxigênio (02 - nº ONU 1072) Características: Incolor; Comburente (alimenta chamas); Oxidante. Acondicionamento: Estado gasoso: Cilindros de Alta Pressão. Estado Líquido: Equipamentos móveis – LS e XL. Tanques Estacionários.

36 Oxigênio: CUIDADOS NO MANUSEIO
- O Oxigênio e equipamentos oxicombustíveis NÃO podem ter contatos com: GRAXA TINTA QUEROSENE ÓLEO

37 Oxigênio: Característica do cilindro
Fabricado em tubo de aço sem costura; Pressão de 150 a 200 Kgf/cm2 (quando cheio e dependendo do tipo de cilindro/temperatura); A válvula do cilindro possui dispositivo de segurança composto por disco de ruptura que poderá abrir com temperatura maior que 54°C; Deve ser transportado sempre com o capacete protetor;

38 ARGÔNIO As soldagens MIG (metal inert gas) e MAG (metal active gas) são amplamente utilizadas onde são necessários médias e altas taxas de deposição. Na soldagem MIG, o gás é inerte: argônio ou uma mistura argônio-hélio. A soldagem MAG emprega uma mistura de argônio com um gás ativo, como o oxigênio, CO2, ou ambos. A sigla TIG corresponde às iniciais das palavras inglesas "Tungsten Inert Gas", que indica uma soldagem com gás inerte e eletrodo de tungstênio. A soldagem TIG pode ser utilizada em uniões que requeiram peças soldadas de altíssima qualidade e na soldagem de metais altamente sensíveis a oxidação (como p. ex.: titânio e alumínio). Seu uso mais freqüente é em aços resistentes ao calor, aços inoxidáveis e alumínio. MIG TIG

39 CUIDADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE CILINDROS
NUNCA suspender os cilindros fazendo ponto de apoio nos capacetes protetores das válvulas; JAMAIS utilizar cilindros vazios ou cheios como roletes ou suportes; EVITAR quedas ou choques com os cilindros que estão sendo utilizados; EVITAR qualquer contato dos cilindros com cabos ou fios condutores de eletricidade.

40 Cuidados na utilização de cilindros
NUNCA tente reparar uma válvula danificada de cilindro; NOTIFIQUE imediatamente a unidade fornecedora para que providencie a troca do cilindro; NÃO utilize o gás sem conectar a válvula do cilindro ao regulador de pressão adequado. Cuidados no armazenamento de cilindros EVITE deixar os cilindros diretamente sob o sol; Os cilindros deverão ser armazenados em locais adequados e seguros.

41 Reguladores de Pressão
Finalidade: Reduzir a pressão interna do cilindro para pressão de trabalho desejada. Principais benefícios da linha Prostar: Garantia de 3 anos; Melhor desempenho; Maior segurança; Padrão internacional.

42 Oxigênio: CUIDADOS NO MANUSEIO
Usar o regulador adequado para o gás utilizado; O volante do regulador deve estar totalmente destarrachado antes de iniciar o trabalho; Ao final do trabalho: Fechar a válvula do cilindro; Abrir a válvula do maçarico para aliviar o gás; AO ABRIR OU FECHAR A VÁLVULA DO CILINDRO, FIQUE LATERALMENTE AO REGULADOR; Desatarrachar o volante do regulador.

43 Retrocesso de Chama Abafamento de chama;
Retrocesso de Chama (ruído característico) Regulagem incorreta de pressões; Vazão requerida maior que vazão fornecida: Abafamento de chama; Super aquecimento do bico/extensão; Bico ou extensão mal ajustado. NOTA Fechar imediatamente as válvulas do Oxigênio e em seguida a do acetileno; 2. Esperar que o maçarico esfrie totalmente para sua nova utilização, corrigindo/eliminando a causa do engolimento/retrocesso de chama. Ao final do trabalho: Fechar a válvula do cilindro; Abrir a válvula do maçarico para aliviar o gás; AO ABRIR OU FECHAR A VÁLVULA DO CILINDRO, FIQUE LATERALMENTE AO REGULADOR; Desatarrachar o volante do regulador.

44 Válvula seca corta chama Este dispositivo de segurança protege contra o retrocesso de
São válvulas colocadas nas linhas de oxigênio e acetileno ou na saída dos reguladores para evitar o refluxo da chama do bico para dentro do maçarico. Isso pode acontecer quando a velocidade é maior que a velocidade do fluxo de gás. Neste caso a chama pode atravessar a câmera de mistura no sentido contrário e alcançar a mangueira, e , em casos extremos, ao gás dentro do cilindro.

45 Botijões de GLP 13Kg Este dispositivo de segurança protege contra o retrocesso de
Não é permitido o trabalho utilizando Botijão P13 nas dependências da empresa, exceto para aquecimento de peças “lança-chama”, sendo proibido a utilização para corte e etc...

46 Faça da housekeeping uma prioridade
Mantenha a área de trabalho á quente livre de combustíveis; Tenha os cilindros armazenados adequadamente; Limpe a área depois do trabalho terminado.

47 NÃO COMPROMETA A SUA SEGURANÇA!
Não pegue um atalho Fazer o trabalho com segurança é sua prioridade; Sempre avalie o trabalho e implemente precauções de segurança apropriadas; Quando em dúvida PERGUNTE! NÃO COMPROMETA A SUA SEGURANÇA!


Carregar ppt "Trabalho à Quente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google