A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lei da Segregação Genética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lei da Segregação Genética."— Transcrição da apresentação:

1 Lei da Segregação Genética.
A partir de 1900 a Genética começou a existir formalmente, com os estudos de 3 biólogos: o holandês Hugo de Vries (1848 – 1935), o alemão Carl Erich Correns (1864 – 1933) e o austríaco Erich von Tschermark-Seysenegg (1871 – 1962). *Chegaram às mesmas conclusões sobre hereditariedade. Ao pesquisar trabalhos de seus antecessores, descobriram que suas idéias não eram originais; 35 anos antes o monge agostiniano Gregor Johann Mendel (1822 – 1884) havia chegado às mesmas conclusões que eles sobre as leis que regem a herança biológica. Nasceu no vilarejo de Heinzedorf, na Áustria, filho de agricultores pobres, foi para o mosteiro de São Tomás na cidade de Brün para conseguir estudar. Em 1847 ordenou-se padre.

2 O trabalho de Mendel. - A ervilha como material experimental (ervilha-de-cheiro, Pisum sativum) 1. a facilidade de cultivo; 2. existência de variedades com fácil identificação, pela presença de características marcantes; 3. o ciclo de vida curto, que permite obter várias gerações em pouco tempo; 4. obtenção de descendente férteis no cruzamento de variedades diferentes; 5. a facilidade com que se pode realizar polinização artificial. * A ervilha é uma leguminosa hermafrodita, dentro da quilha, encontram-se as anteras e o estigma.

3 Características observadas por Mendel em ervilhas

4 Gerações P, F1 e F2 - P: geração parental, constituída pelas variedades puras em relação a uma característica; - F1: geração híbrida, descendência direta (imediata) do cruzamento da geração parental; - F2: segunda geração híbrida, resultante da autofecundação da primeira geração híbrida (F1). Traços dominantes e traços recessivos: Mendel observou que os indivíduos híbridos da geração F1 eram sempre iguais a um dos pais. Uma das características aparentemente sumia nessa primeira geração. Mas a autofecundação de F1 produzia uma descendência constituída por plantas com as duas características. - A proporção de 3 : 1 na geração F2

5 Dedução da lei da segregação dos fatores
Cada característica hereditária é determinada por fatores, herdados em igual quantidade da mãe e do pai; Os fatores de cada par separam-se (Mendel usou o termo “segregam-se”) quando os indivíduos produzem gametas .

6 Na autofecundação do híbridos, quatro tipos de encontro dos gametas são possíveis:
Óvulo com fator para semente amarela (A) e pólen com fator para semente amarela (A); Óvulo com fator para semente amarela (A) e pólen com fator para semente verde (a); Óvulo com fator para semente verde (a) e pólen com fator para semente amarela (A); Óvulo com fator para semente verde (a) e pólen com fator para semente verde (a). Na situação 1, as sementes serão amarelas puras; nos casos 2 e 3, serão amarelas híbridas; no caso 4, serão verdes. Uma vez que os quatro tipos de encontro de gametas têm a mesma chance de ocorrer, formam-se 3 plantas com sementes amarelas para cada planta de semente verde (3 : 1). Os fatores que condicionam uma característica segregam-se (separam-se) na formação dos gametas; estes, portanto, são puros com relação a cada fator.


Carregar ppt "Lei da Segregação Genética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google