A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TEMPERAMENTOS HUMANOS Dr. Altamiro Sathler Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TEMPERAMENTOS HUMANOS Dr. Altamiro Sathler Filho"— Transcrição da apresentação:

1 OS TEMPERAMENTOS HUMANOS Dr. Altamiro Sathler Filho
Conhecer a si mesmo

2 O bem que eu quero não faço, mas o mal que não quero, esse faço - Rom
Decifra-me ou devoro-te - Esfinge de Gizet

3 Conhecer a si mesmo Ensina a aceitar e a lapidar a pedra bruta. Somos a soma de vários fatores: hereditariedade, educação, circunstâncias de vida, fisiologia, qualidades naturais, ambiente etc . Conhecer é um poderoso agente da saúde mental, espiritual e física.

4 Todos os temperamentos têm tanto um lado maravilhoso de qualidades e tendências especiais, quanto dificuldades a serem superadas, nas fraquezas que lhe são peculiares. Nenhum temperamento exclui completamente traços dos outros. Trata-se apenas de predominância.

5 Temperamento - Caráter - Personalidade
Temperamento - Combinação das características com as quais nascemos. Caráter- O verdadeiro EU, a essência secreta do coração. É o temperamento civilizado. Personalidade- É o rosto que mostramos ao próximo.

6 TEMPERAMENTOS HUMANOS

7

8 Melancólico - Emoções Favoráveis- Natureza rica e sensível. Ama a música e a arte. Habilidade para analisar. Pensador profundo e reflexivo. Reage fortemente à emoção. Debilidades - Triste e deprimido. Pessimista, sempre vê o lado negativo das coisas. Gosta de sofrer, ser mártir. Enfermo imaginário. Introspectivo ao ponto de prejudicar-se. Orgulhoso.

9 Melancólico – Relacionamento
Debilidades Critica os defeitos dos outros. Busca a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais. Temeroso sobre o que os outros pensam dele. Suspeita dos demais. Pode explodir violentamente após um longo período de animosidade. Rancoroso e vingativo. Não gosta dos que lhe opõem, com freqüência sente-se muito ferido pelos demais. É difícil conviver com ele. Favoráveis Faz amigos com cautela. Amigo de confiança. Amigo até o sacrifício. Tem profundo sentimento pelos outros.

10 Melancólico no Trabalho
Lamentar-se de todos os embaraços; Queixar-se da falta de respeito para com ele; Um estereótipo melancólico está também no burocrata, no trabalhador de escritório, que passa o dia numa mesa com pilhas de papel. Hoje em dia, porém, há uma profissão perfeita para o melancólico que está em alta: a de programador. O sentido maior para a vida do melancólico se dá ao sacrifício pessoal. Reação de medo/insegurança ao desconhecido; Preocupação.

11 Melancólico na Igreja Discurso dele (a): O mais simples e humilde;
Ninguém dá uma oportunidade para ele; Quando dá a oportunidade, ele diz que não tem a chamada para aquilo e indica outra pessoa; Sempre tem alguém na igreja que o critica . Esta sempre com a capa do cristão mais dedicado e comprometido da igreja. Sabe da vida de todos os irmãos. A vida dos outros é interessante para que ele possa continuar pensando e afirmando que ele é um exemplo de cristão.Porém isso não é dito é apenas expresso. Ele sente dificuldade de assumir que está errado e quando assume é apenas porque ele “não gosta de confusão”. tem

12 Sangüíneo - Características

13 Sangüíneo - Características
Favoráveis Impulsivo Amável Atraente Extrovertido Debilidades Inconstância Fácil interesse Fácil desinteresse

14 Sangüíneo – Relacionamento
Favoráveis Simpático Quer agradar Amigável Carisma Falador Espontâneo Perdoador Debilidades Impulsivo Mal ouvinte Vai com a maioria Mundo da lua Conversa à toa Relacionamento superficial

15 Sangüíneo no Trabalho Por isso as profissões sangüíneas são aquelas que exigem muita interação entre pessoas de uma equipe ou o relacionamento com o público; Áreas de Atuação Profissional: que tenham contato com público: vendas, jornalismo, dramaturgia (ator/atriz); publicidade; direito; cargos de coordenação/direção ou educação, políticos, etc. Atitudes repentinas; Tendência a subestimar o perigo.

16 SANGUINEO NA IGREJA Se deixar, ele participa de todos os grupos;
Está sempre disposto, mas não é fiel nos compromissos; Gosta de participar de ações na igreja onde ele possa se exibir; È inquieto, por isso está sempre conversando com quem está ao seu lado; Convida pessoas para ir a igreja quando ele não está lá. Muda de opinião com muita facilidade; Em uma discursão, faz questionamentos fora do contexto; Se o colocar como líder, no inicio, motiva a todos, mas não faz um trabalho continuo pela dificuldade em terminar um projeto ou fechar um ciclo.; Tem dificuldade em ficar sentado durante todo o culto, por isso está sempre resolvendo alguma coisa durante o culto; Pode fazer uma pergunta sobre algo que você acobou de falar. Tem dificuldade em se concentrar; Sempre irá acontecer coisas no culto que depois ele afirma que não aconteceu. È amigo de todos na igreja e muito querido por todos. Só ler a Bíblia sob motivação externa.

17

18 Fleumático – Emoções Favoráveis Tranqüilo e digno de toda confiança
Bom por natureza e fácil de conviver com ele Contente e satisfeito ainda que não tenha muito para dizer Francamente amável Amante da paz Debilidades Falta de confiança em si mesmo Pessimista e temeroso Apreensivo Raramente se ri a gargalhadas Passivo e indiferente Contemporizante Tem muito senso de justiça própria

19 Fleumático – Relacionamento
Debilidades Não se compromete com os outros Egoísta e tacanho Estuda as pessoas com indiferença Tem falta de entusiasmo Teimoso Indiferente para com os outros Zomba dos que o molestam Não muito cordial Tem atitude de superioridade Favoráveis É de agradável convivência Tem muitos amigos Fino sentido de humor Efeitos suavizantes e conciliadores sobre os demais Diplomático e pacificador Escuta com interesse Dá conselhos só quando solicitado

20 Fleumático no Trabalho
Calmo; Sossegado; Indiferente às situações; Sem pré-disposição ao socorro; Seguro na tomada de decisões; Prudente.

21 FLEUMÁTICO NA IGREJA O conselheiro...todos confiam nele;
Não frequenta a casa de ninguém, mas é muito procurado, porque ele é conciliador. Muito elegante e ético; Não dar margem para conversas banais; Gosta de conversas enriquecedoras. È amante da doutrina cristã. Valoriza o verdadeiro cristão e o ensinamento da palavra. É organizado e amigo. Mas não se entrega as emoções. Como é muito observador, trata a todos com muita educação, mas isso não significa que tem vínculo de amizade

22

23 Colérico- Características
Favoráveis Otimista Força de vontade e autodeterminação Autoconfiante e firme ao tomar uma decisão Auto-suficiente Valente e audaz Debilidades Opinião rígida Violento e irado Falta de compassividade, cruel Repugnação até as lágrimas

24 Colérico Características no Relacionamento
Favoráveis Não desanima facilmente Não aceita que outros façam o que ele pode fazer Bom dirigente Bom juiz Exortador Motiva os outros Nunca se acovarda ante as circunstâncias Debilidades Decide pelos outros Tende a dominar o grupo Usa os outros para benefício próprio Arrogante e mandão Cruel, cortante e sarcástico Não perdoador Vingativo Propenso à intolerância Altivo e dominador

25 Colérico no Trabalho Intempestivo; Apavorado;
Busca cargos, honrarias e projeção social. Gosta de mostrar ostentação; Nervoso; Raivoso; Extremista ( indiferença x solidariedade)

26 COLÉRICO NA IGREJA É líder nato;
Se deixar, todas as decisões do grupo será sempre para atender a vontade dele. Tem uma argumentação assertiva. Ele é sempre o representante do grupo; É muito admirado pelo seu jeito decidido e forte; Não gosta de trabalhar com pessoas que ele considera lentas. Não tem paciência. Tem dificuldade para pedir perdão; Honra com todos os compromissos na igreja porque não gosta de ser chamado a atenção; Tem uma justificativa para tudo que lhe beneficie; Gosta de está informado sobre tudo que diz respeito a sua igreja (ler sobre tudo/estuda a Bíblia) para não ser convencido por ninguém e nem passar por ignorante. Não gosta de demonstrar fraqueza. Evita o sofrimento, por isso racionaliza seus problemas. É uma pessoa insatisfeita em todas as áreas. Por isso está sempre sentindo um vazio.

27 SUPINA O TEMPERAMENTO MAIS PECULIAR É O SUPINO. De pouca excitabilidade, mas de grande energia intelectual, o supino nasceu para ser mestre( Jesus Cristo, Madre Tereza, Chico Xavier, etc). Fiel e leal. Nasceu para servir, bom pensador, excelente relacionamento com pessoas, grande habilidade para se expressar, responsável, gentil, raciocina pela emoção( possui muito amor no coração), É o temperamento raro. Sua maior alegria é ver o outro feliz… saber que pode contribuir de alguma forma para a felicidade e bem estar do outro. O sentido maior da vida dos supinos é doar-se, sem pensar em receber de volta. Não guarda mágoas, nem rancores e é incapaz de se vingar

28 VIRTUDES X DEFEITOS DO SUPINO
Alta energia intelectual /Baixa estima. Fiel e Leal, mas muito dependente. Nasceu para servir. No entanto relaciona-se profundamente e sofre muito com isso Excelente pensador e filósofo, porém lento para falar e geralmente para se locomover. Grande habilidade para expressar-se, porque fala com o coração. Muita dificuldades para decidir. Muito gentil, mas interioriza muito suas emoções. Relaciona-se muito bem com pessoas, porém apresenta pouca iniciativa. Grande amor a ser oferecido Dificilmente toma a iniciativa, espera sempre que o outro a tome primeiro. Muita empatia.

29 SUPINA NA IGREJA O SERVIDOR DE TODOS EM TODAS AS AREAS.
NA ORGANIZAÇÃO DE QUALQUER EVENTO, O NOME DELE É O PRIMEIRO. NINGUÉM PERGUNTA SE ELE PODE, PORQUE TEM CERTEZA QUE PODE CONTAR COM ELE. CRISTÃO FIEL. NINGUÉM LEMBRA DE O SERVIR; ELE ABDICA DELE MESMO PELO OUTRO. SORRI E CHORA PELO OUTRO; COMPORTAMENTO EXEMPLAR; SUA VIDA COTIDIANA É ADMIRADA POR MUITOS.

30 Conheça a si mesmo!

31


Carregar ppt "OS TEMPERAMENTOS HUMANOS Dr. Altamiro Sathler Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google