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PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

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Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA"— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Procedimentos de auditoria são investigações técnicas que permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras ou sobre o trabalho realizado.

2 UTILIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Após a avaliação do controle interno, o auditor deverá decidir a NATUREZA, a época e a extensão dos procedimentos que serão aplicáveis.

3 UTILIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
O auditor deverá manter atitude profissional e independente em relação as informações obtidas, não formando opinião apressadas e sem fundamento nem tão pouco se deixar levar por relações pessoais com o cliente.

4 ÉPOCA DA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Muitos procedimentos de auditoria podem ser executados, praticamente, em qualquer época do ano. Outros procedimentos, entretanto, somente poderão ser efetuados em determinadas épocas/datas.

5 ÉPOCA DA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Quando parte dos exames são executados durante o ano e o ambiente de controles internos é eficiente, os procedimentos de auditoria aplicáveis no final do ano podem consistir apenas em comparações entre os saldos de final de ano e os saldos da data anteriormente examinada, analisando-se apenas das flutuações.

6 PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Exame físico Confirmação Exame dos documentos originais Conferência de cálculos Exame da escrituração

7 PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Investigação minuciosa Inquérito Correlação das informações obtidas Observação Procedimentos analíticos

8 EXAME FÍSICO Verificação in loco, que deverá fornecer ao auditor a formação de opinião quanto a existência física do objeto ou item examinado.

9 EXAME FÍSICO Características básicas: Exemplos: quantidade
existência física identificação autenticidade qualidade Exemplos: contagem de caixa contagem de estoques contagem de ativo imobilizado

10 CONFIRMAÇÃO Obtenção de declaração formal e isenta de pessoas independentes à companhia em relação a saldos ou informações.

11 CONFIRMAÇÃO Branco: quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação. Preto: quando utilizado saldos ou valores a serem confirmados na data-base, nos pedidos de confirmação. A confirmação em preto ainda pode ser: Positiva: solicita a informação em qualquer situação. Negativa: somente solicita a informação em caso de discordância do saldo enviado.

12 CONFIRMAÇÃO Exemplo: confirmação de contas a receber
confirmação de advogados confirmação de empréstimos confirmação de bancos conta movimento confirmação de estoques em poder de terceiros

13 DOCUMENTOS ORIGINAIS Procedimento voltado para a comprovação das transações que por questões legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios da efetividade destas transações.

14 DOCUMENTOS ORIGINAIS Características observadas: autenticidade
normalidade aprovação registro/autenticação

15 DOCUMENTOS ORIGINAIS Exemplos:
documentação de pagamento de tributos ou taxas documentação de contratos de empréstimos obtidos documentação de aquisição de bens do imobilizado documentação de vendas realizadas

16 CONFERÊNCIA DE CÁLCULOS
Procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas. Exemplos: cálculo da depreciação dos bens do imobilizado cálculo da variação cambial sobre empréstimos cálculo da equivalência patrimonial cálculo dos juros a receber/pagar

17 EXAME DE ESCRITURAÇÃO É a técnica utilizada para a constatação da veracidade das informações contábeis. Exemplos: análise da composição do saldo de contas a receber análise da composição do saldo estoques análise da composição do saldo de despesas de viagens

18 INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA
É o exame em profundidade da matéria auditada, sendo que essa pode ser: um documento, uma informação, dentre outras. exame minucioso de razoabilidade da provisão para devedores duvidosos exame detalhado dos relatórios de despesas de viagens exame detalhado da documentação de compras/vendas exame minucioso dos pagamentos realizados

19 INQUÉRITO É a formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. Pode ser utilizado através de declarações formais ou conversações normais. Exemplos: inquérito acerca do aumento das vendas no período inquérito sobre a existência de materiais morosos e obsoletos Inquérito sobre a existência de duplicatas a receber em atraso inquérito sobre os controles internos existentes

20 CORRELAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS
É a verificação do relacionamento harmônico entre contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício em função do sistema de partidas dobradas.

21 CORRELAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS
Exemplo: contas a receber x receita de vendas estoques x custos provisão para devedores duvidosos x despesa com devedores duvidosos depreciação acumulada x despesa de depreciação

22 OBSERVAÇÃO É a técnica de auditoria mais intrínseca, pois esta envolve o poder de constatação visual ou auditiva do auditor. Podem ser identificados erros ou se ter conhecimento de problemas e deficiências através de exame visual ou auditivo.

23 OBSERVAÇÃO Exemplos: observação de itens morosos ou obsoletos durante a contagem de estoques observação dos procedimentos de compras e recebimento de mercadorias observação da uniformidade aos princípios de contabilidade

24 PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS
Verificação do comportamentos de valores, índices, qtdes e situações retratadas nas demostrações contábeis e/ou nos controles internos em conexão com ambientes externo e interno. Exemplo: Correlação com o custo e com os impostos incidentes sobre vendas, em caso de redução de vendas. Correlação do aumento das despesas tributários com aumento de alíquotas. Correlação de redução ou aumento de vendas com o cenário macro-econômico do setor.


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