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Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 10 canhões

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Apresentação em tema: "Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 10 canhões"— Transcrição da apresentação:

1 Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 10 canhões
Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 10 canhões. Como ele conseguiu conquistar o império asteca, que tinha milhões de pessoas? A – com a ajuda de povos oprimidos pelos astecas B – com o poder dos canhões C – as armas de fogo e os cavalos D – as doenças E – Todas estão erradas 1

2 Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 14 canhões
Hernan Cortez chegou à América com 400 homens, 17 cavalos e 14 canhões. Como ele conseguiu conquistar o império asteca, que tinha milhões de pessoas? A – com a ajuda de povos oprimidos pelos astecas B – com o poder dos canhões C – as armas de fogo e os cavalos D – as doenças E – Todas estão erradas

3 Os "índios" encontrados pelos espanhóis na América, formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como: I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários; II - Astecas e Incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas; III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades; IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras. Assinale se estão corretas apenas: a) I, II e III b) II e III c) I e IV d) I e II e) I, III e IV 2

4 Os "índios" encontrados pelos espanhóis na América, formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como: I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários; II - Astecas e Incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas; III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades; IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras. Assinale se estão corretas apenas: a) I, II e III b) II e III c) I e IV d) I e II e) I, III e IV

5 O QUE ERA O AYLLU? A - cordões com nós para registro de acontecimentos importantes B – conjunto de famílias aparentadas, uma unidade administrativa básica C – prestação de serviços gratuita para o governo D – tributo em espécie pago pelo povo E – todas estão incorretas

6 O QUE ERA O AYLLU? A - cordões com nós para registro de acontecimentos importantes B – conjunto de famílias aparentadas, uma unidade administrativa básica C – prestação de serviços gratuita para o governo D – tributo em espécie pago pelo povo E – todas estão incorretas

7 O QUE ERA O KURAKA? A – AS TERRAS DOS AYLLU B – O IMPOSTO EM PRODUTOS PAGO PELO POVO C – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRATUITA AO GOVERNO D – CHEFE DE UM AYLLU E – TODAS ESTÃO INCORRETAS

8 O QUE ERA O KURAKA? A – AS TERRAS DOS AYLLU B – O IMPOSTO EM PRODUTOS PAGO PELO POVO C – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRATUITA AO GOVERNO D – CHEFE DE UM AYLLU E – TODAS ESTÃO INCORRETAS

9 O QUE ERA A MITA? A – ARMAZÉNS ONDE O ESTADO GUARDAVA PRODUTOS B – PRESTAÇÃO DE SERVIÇO GRATUITO AO GOVERNO C – TRIBUTO EM ESPÉCIE PAGO PELO POVO D – CONJUTO DE AYLLUS E - TODAS ESTÃO INCORRETAS

10 O QUE ERA A MITA? A – ARMAZÉNS ONDE O ESTADO GUARDAVA PRODUTOS B – PRESTAÇÃO DE SERVIÇO GRATUITO AO GOVERNO C – TRIBUTO EM ESPÉCIE PAGO PELO POVO D – CONJUTO DE AYLLUS E - TODAS ESTÃO INCORRETAS

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14 “Quipos”, cordões com nós para registro de acontecimentos importantes, eram usados pelos: A - astecas; B - toltecas; C - maias; D - incas; E - zapotecas. 3

15 “Quipos”, cordões com nós para registro de acontecimentos importantes, eram usados pelos: A - astecas; B - toltecas; C - maias; D - incas; E - zapotecas.

16 Para os espanhóis, as civilizações da Mesoamérica eram avançadas
Para os espanhóis, as civilizações da Mesoamérica eram avançadas. Indique a alternativa que define o que seria “civilização avançada”: a) Astecas e maias tinham conhecimentos de navegação ultramarina que possibilitou a exploração das regiões litorâneas da América do Sul. b) As grandes cidades, como Teotihuacán, possuíam um grande sistema de infraestrutura, tendo desenvolvido grandes templos, grandes vias e praças para comércio e comportavam até mais de habitantes dentro de seus domínios. c) Astecas e maias não faziam sacrifícios humanos, pois já havia entre essas civilizações uma religiosidade mais humana, como o Cristianismo e o Budismo. d) Essas duas civilizações tinham em comum o fato de possuírem um sofisticado sistema astronômico e um exímio domínio da pólvora. e) As cidades pré-colombianas não tinham templos grandiosos, pois haviam concebido um tipo de estado laico, com administração burocrática isenta de interferências religiosas. 4

17 Para os espanhóis, as civilizações da Mesoamérica eram avançadas
Para os espanhóis, as civilizações da Mesoamérica eram avançadas. Indique a alternativa que define o que seria “civilização avançada”: a) Astecas e maias tinham conhecimentos de navegação ultramarina que possibilitou a exploração das regiões litorâneas da América do Sul. b) As grandes cidades, como Teotihuacán, possuíam um grande sistema de infraestrutura, tendo desenvolvido grandes templos, grandes vias e praças para comércio e comportavam até mais de habitantes dentro de seus domínios. c) Astecas e maias não faziam sacrifícios humanos, pois já havia entre essas civilizações uma religiosidade mais humana, como o Cristianismo e o Budismo. d) Essas duas civilizações tinham em comum o fato de possuírem um sofisticado sistema astronômico e um exímio domínio da pólvora. e) As cidades pré-colombianas não tinham templos grandiosos, pois haviam concebido um tipo de estado laico, com administração burocrática isenta de interferências religiosas.

18 Os guerreiros eram um dos grupos mais importantes entre os astecas
Os guerreiros eram um dos grupos mais importantes entre os astecas. No início, eram escolhidos entre os mais corajosos e valentes. Com o tempo, a função de guerreiro começou a ser hereditária, onde apenas algumas famílias, privilegiadas mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros. O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era: a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros. b) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal. c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar. d) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira. e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro. 5

19 Os guerreiros eram um dos grupos mais importantes entre os astecas
Os guerreiros eram um dos grupos mais importantes entre os astecas. No início, eram escolhidos entre os mais corajosos e valentes. Com o tempo, a função de guerreiro começou a ser hereditária, onde apenas algumas famílias, privilegiadas mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros. O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era: a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros. b) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal. c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar. d) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira. e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.

20 Marque um X na alternativa que completa corretamente as frases abaixo.
1ª - Os (...) habitavam a região onde hoje está a Guatemala, parte de Honduras e de El Salvador e a Península de Yucatã, no México. 2ª Os (...) habitaram o vale do México, região muito pantanosa. Através de sucessivas guerras, pelas quais submeteram os povos vizinhos, formaram um império centralizado, passando a dominar todo o Planalto Mexicano; 3ª - Os (...) habitavam no território que se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes e incluía terras hoje pertencentes à Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. a) Incas – Astecas – Incas; b) Astecas – Incas – Maias; c) Maias – Astecas – Incas; d) Astecas – Maias – Incas; 6

21 Marque um X na alternativa que completa corretamente as frases abaixo.
1ª - Os (...) habitavam a região onde hoje está a Guatemala, parte de Honduras e de El Salvador e a Península de Yucatã, no México. 2ª Os (...) habitaram o vale do México, região muito pantanosa. Através de sucessivas guerras, pelas quais submeteram os povos vizinhos, formaram um império centralizado, passando a dominar todo o Planalto Mexicano; 3ª - Os (...) habitavam no território que se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes e incluía terras hoje pertencentes à Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. a) Incas – Astecas – Incas; b) Astecas – Incas – Maias; c) Maias – Astecas – Incas; d) Astecas – Maias – Incas;

22 Estas cidades eram, respectivamente, a capital dos impérios asteca e inca: a) Tenochitlan e Cuzco. b) Tikal e Palenke. c) Tlaxcala e Machu Picchu. d) Cuzco e Teotihuacan. e) Teotihuacan e Cuzco 7

23 Estas cidades eram, respectivamente, a capital dos impérios asteca e inca: a) Tenochitlan e Cuzco. b) Tikal e Palenke. c) Tlaxcala e Machu Picchu. d) Cuzco e Teotihuacan. e) Teotihuacan e Cuzco

24 Analise as afirmativas a seguir, a respeito das origens da Reforma Protestante. I. A ascensão da burguesia fez emergir uma carga de irreligiosidade, por influência do paganismo que o comércio levou a Europa e pelo próprio pragmatismo dos mercadores. II. O conflito entre a afirmação da autoridade real nas monarquias nacionais e o supranacionalismo papal, aliado às aspirações da burguesia em ascensão, necessitada de aprovação de suas práticas econômicas tidas como pecaminosas, contribuiu pra deflagrar a Reforma, latente na Igreja Católica. III. As manifestações de religiosidade da maioria da população contrastavam com o luxo, cobiça e ostentação do clero, estimulando as intenções reformadoras no interior da própria igreja Católica. Assinale: A - se somente a afirmativa I for correta. B - se somente as afirmativas I e II forem corretas. C - se todas as afirmativas forem corretas. D - se somente as afirmativas II e III forem corretas. E - se somente a afirmativa III for correta 8

25 Analise as afirmativas a seguir, a respeito das origens da Reforma Protestante. I. A ascensão da burguesia fez emergir uma carga de irreligiosidade, por influência do paganismo que o comércio levou a Europa e pelo próprio pragmatismo dos mercadores. II. O conflito entre a afirmação da autoridade real nas monarquias nacionais e o supranacionalismo papal, aliado às aspirações da burguesia em ascensão, necessitada de aprovação de suas práticas econômicas tidas como pecaminosas, contribuiu pra deflagrar a Reforma, latente na Igreja Católica. III. As manifestações de religiosidade da maioria da população contrastavam com o luxo, cobiça e ostentação do clero, estimulando as intenções reformadoras no interior da própria igreja Católica. Assinale: A - se somente a afirmativa I for correta. B - se somente as afirmativas I e II forem corretas. C - se todas as afirmativas forem corretas. D - se somente as afirmativas II e III forem corretas. E - se somente a afirmativa III for correta

26 Os astecas, maias e incas, embora tivessem muitas características próprias, também apresentavam alguns pontos comuns. Sobre os aspectos comuns dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque a alternativa correta: I- Estado organizado com auto grau de interferência na vida da população; II- Sociedade igualitária, sendo os meios de produção comum a todos; III- Prática de rituais e sacrifícios humanos; IV- Construção de pirâmides e produção de uma arte sofisticada. A - Apenas a alternativa I e II estão corretas B - Apenas a alternativa II está correta C - As alternativas I, III e IV estão corretas D - apenas a alternativa III e IV está correta E - Todas estão corretas 9

27 Os astecas, maias e incas, embora tivessem muitas características próprias, também apresentavam alguns pontos comuns. Sobre os aspectos comuns dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque a alternativa correta: I- Estado organizado com auto grau de interferência na vida da população; II- Sociedade igualitária, sendo os meios de produção comum a todos; III- Prática de rituais e sacrifícios humanos; IV- Construção de pirâmides e produção de uma arte sofisticada. A - Apenas a alternativa I e II estão corretas B - Apenas a alternativa II está correta C - As alternativas I, III e IV estão corretas D - apenas a alternativa III e IV está correta E - Todas estão corretas

28 Eram grandes conhecedores da matemática e da astronomia.
Sobre a civilização maia, são apresentadas corretamente as afirmativas a seguir, exceto: Politicamente os maias se organizavam em cidades estados que se caracterizavam como centros religiosos; Dentre as civilizações pré-colombianas, foi o único povo a desenvolver um império centralizado; A base da economia era a agricultura, sobretudo do milho, considerado um alimento sagrado; A arquitetura era marcada pelas pirâmides de pedras, locais de ritos e sacrifícios, evidenciando a importância das crenças religiosas; Eram grandes conhecedores da matemática e da astronomia. 11

29 Sobre a civilização maia, são apresentadas corretamente as afirmativas a seguir, exceto:
Politicamente os maias se organizavam em cidades estados que se caracterizavam como centros religiosos; Dentre as civilizações pré-colombianas, foi o único povo a desenvolver um império centralizado; A base da economia era a agricultura, sobretudo do milho, considerado um alimento sagrado; A arquitetura era marcada pelas pirâmides de pedras, locais de ritos e sacrifícios, evidenciando a importância das crenças religiosas; Eram grandes conhecedores da matemática e da astronomia.

30 Sobre a religião maia, identifique a alternativa correta
Sobre a religião maia, identifique a alternativa correta. A- Para os maias, a religião era questão secundaria, pois davam grande valor ao conhecimento cientifico e desprezaram toda forma de crença e de misticismo; B- Os maias eram politeístas e a maior parte dos deuses era representado por elementos da natureza; C- Os sacerdotes controlavam a cultura e a forma de pensar dos maias, proibiam a investigação científica e queimavam vivos todos os que desobedeciam suas determinações; D- Os maias eram politeístas e criaram uma mitologia, copiada da mitologia egípcia, que dava explicações místicas aos fenômenos naturais; 12

31 Sobre a religião maia, identifique a alternativa correta
Sobre a religião maia, identifique a alternativa correta. A- Para os maias, a religião era questão secundaria, pois davam grande valor ao conhecimento cientifico e desprezaram toda forma de crença e de misticismo; B- Os maias eram politeístas e a maior parte dos deuses era representado por elementos da natureza; C- Os sacerdotes controlavam a cultura e a forma de pensar dos maias, proibiam a investigação científica e queimavam vivos todos os que desobedeciam suas determinações; D- Os maias eram politeístas e criaram uma mitologia, copiada da mitologia egípcia, que dava explicações místicas aos fenômenos naturais;

32 Os mexicas ou astecas fundaram em 1325 a cidade de Tenochtitlán, a qual, expandindo sua hegemonia regional, em 1434, aliou-se a outras duas cidades Texcoco e Tlacopán. Sobre esta importante aliança militar pode-se afirmar que: Conquistaram um grande império escravista que revelou-se ineficaz especialmente na agricultura de subsistência; iniciou a expansão militar através de alianças e conquistas de outros povos dos quais eram cobrados tributos; A partir do século XIII, expandiram seus domínios por meio de uma política imperialista, chegando até a Europa; Conseguiram subjugar diversos civilizações entre elas os maias e os incas da qual foram destruídas parte de sua cultura; N.D.A 13

33 Os mexicas ou astecas fundaram em 1325 a cidade de Tenochtitlán, a qual, expandindo sua hegemonia regional, em 1434, aliou-se a outras duas cidades Texcoco e Tlacopán. Sobre esta importante aliança militar pode-se afirmar que: Conquistaram um grande império escravista que revelou-se ineficaz especialmente na agricultura de subsistência; iniciou a expansão militar através de alianças e conquistas de outros povos dos quais eram cobrados tributos; A partir do século XIII, expandiram seus domínios por meio de uma política imperialista, chegando até a Europa; Conseguiram subjugar diversos civilizações entre elas os maias e os incas da qual foram destruídas parte de sua cultura; N.D.A

34 Apenas I, II e III estão corretas Apenas II, III e IV estão corretas
Acerca da organização social asteca, é correto afirmar: I- Era estratificado, o soberano era assistido por um conselho de membros da elite, de sacerdotes e de chefes militares; II- Sacerdotes, guerreiros e funcionários estatais compunham a classe dirigente; III- Os comerciantes eram o elo entre o centro da confederação e os povos periféricos. Agiam como espiões, trazendo informações das comunidades submetidas e das ainda por dominar; IV- Havia escravos que podiam ter acesso a terras e a bens e só poderiam ser vendidos em caso de indolência. Apenas a I está correta Apenas I, II e III estão corretas Apenas II, III e IV estão corretas Apenas III e IV são corretas Todas estão corretas 14

35 Apenas I, II e III estão corretas Apenas II, III e IV estão corretas
Acerca da organização social asteca, é correto afirmar: I- Era estratificado, o soberano era assistido por um conselho de membros da elite, de sacerdotes e de chefes militares; II- Sacerdotes, guerreiros e funcionários estatais compunham a classe dirigente; III- Os comerciantes eram o elo entre o centro da confederação e os povos periféricos. Agiam como espiões, trazendo informações das comunidades submetidas e das ainda por dominar; IV- Havia escravos que podiam ter acesso a terras e a bens e só poderiam ser vendidos em caso de indolência. Apenas a I está correta Apenas I, II e III estão corretas Apenas II, III e IV estão corretas Apenas III e IV são corretas Todas estão corretas

36 Em 1532, antes de ser aprisionado por Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa afirmou: “No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade.”Sobre o tipo de dominação política inca exercida por Atahualpa, é correto afirmar: A - No posto mais elevado da hierarquia social, havia uma autocracia representada pelo inca, de caráter religioso e hereditário. B - O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus súditos. C - O Império Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indígena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos. D - O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Império, subordinados diretamente ao Inca. E - O poder ilimitado do Inca tinha o caráter apenas sagrado, sem interferência no âmbito econômico e nem nas formas de organização social indígena. 15

37 Em 1532, antes de ser aprisionado por Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa afirmou: “No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade.” Sobre o tipo de dominação política inca exercida por Atahualpa, é correto afirmar: A - No posto mais elevado da hierarquia social, havia uma autocracia representada pelo inca, de caráter religioso e hereditário. B - O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus súditos. C - O Império Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indígena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos. D - O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Império, subordinados diretamente ao Inca. E - O poder ilimitado do Inca tinha o caráter apenas sagrado, sem interferência no âmbito econômico e nem nas formas de organização social indígena.

38 A respeito da história e da organização sociocultural, política e econômica dos astecas, é correto afirmar que: 1 - antes dos Astecas não existiu na Mesoamérica outro império; até o século XIV existiam apenas Cidades-Estados independentes; 2 – A unidade social básica dos astecas era o altépetl, comunidade aldeã com a propriedade coletiva da terra; era a base da administração e da tributação da Confederação Asteca. Também havia o calpulli, nome dado às comunidades que constituíram os bairros de Tenochtitlán; 4 - cerca de um século depois da queda do Império Tolteca e de sua capital Tula, os astecas fundaram Tenochtitlán, que foi gradualmente impondo sua hegemonia sobre outras Cidades- Estados. Da aliança entre Tenochtitlán e as cidades de Texcoco e Tlacopán, ocorrida na primeira metade do século XV, foi formada a confederação conhecida como Tríplice Aliança; 8 – Os astecas foram exemplo de igualitarismo, sem conflitos internos, na qual a economia era planejada em seus mínimos detalhes e não havia a exploração dos camponeses por parte do Estado; no cume da hierarquia asteca estava o Tlatoani, o monarca, um soberano que, por principio, era uma espécie de chefe militar das comunidades astecas. SOMA: 16

39 A respeito da história e da organização sociocultural, política e econômica dos astecas, é correto afirmar que: 1 - antes dos Astecas não existiu na Mesoamérica outro império; até o século XIV existiam apenas Cidades-Estados independentes; 2 – A unidade social básica dos astecas era o altépetl, comunidade aldeã com a propriedade coletiva da terra; era a base da administração e da tributação da Confederação Asteca. Também havia o calpulli, nome dado às comunidades que constituíram os bairros de Tenochtitlán; 4 - cerca de um século depois da queda do Império Tolteca e de sua capital Tula, os astecas fundaram Tenochtitlán, que foi gradualmente impondo sua hegemonia sobre outras Cidades- Estados. Da aliança entre Tenochtitlán e as cidades de Texcoco e Tlacopán, ocorrida na primeira metade do século XV, foi formada a confederação conhecida como Tríplice Aliança; 8 – Os astecas foram exemplo de igualitarismo, sem conflitos internos, na qual a economia era planejada em seus mínimos detalhes e não havia a exploração dos camponeses por parte do Estado; no cume da hierarquia asteca estava o Tlatoani, o monarca, um soberano que, por principio, era uma espécie de chefe militar das comunidades astecas. SOMA: 22

40 Acerca das “Altas Culturas” pré-colombianas, não é correto afirmar que: A - os maias e os astecas situavam-se na região denominada Meso-América (México e América Central), ao passo que os incas ocupavam a Zona Andina; B - a economia era basicamente agrária, com destaque para a produção do milho; utilizavam técnicas de irrigação, a exemplo dos chinampas astecas e dos canais incas; C – o uso da escrita representou um notável impulso à centralização do poder, como comprovam as listas reais incaicas, grafadas no dialeto andino “quipu”, e os tratados políticos maias e astecas; D - a estrutura social era do tipo classista: uma elite composta por militares, sacerdotes e altos funcionários, que tributava as comunidades aldeãs, sob a forma de trabalho compulsório ou de produtos; E - a política e a religião eram intimamente unidas, razão pela qual a monarquia se revestia de um caráter sagrado, a exemplo da eleição do Tlatoani asteca, realizada sob inspiração divina, e do título de Filho do Sol, atribuído ao soberano inca. 17

41 Acerca das “Altas Culturas” pré-colombianas, não é correto afirmar que: A - os maias e os astecas situavam-se na região denominada Meso-América (México e América Central), ao passo que os incas ocupavam a Zona Andina; B - a economia era basicamente agrária, com destaque para a produção do milho; utilizavam técnicas de irrigação, a exemplo dos chinampas astecas e dos canais incas; C – o uso da escrita representou um notável impulso à centralização do poder, como comprovam as listas reais incaicas, grafadas no dialeto andino “quipu”, e os tratados políticos maias e astecas; D - a estrutura social era do tipo classista: uma elite composta por militares, sacerdotes e altos funcionários, que tributava as comunidades aldeãs, sob a forma de trabalho compulsório ou de produtos; E - a política e a religião eram intimamente unidas, razão pela qual a monarquia se revestia de um caráter sagrado, a exemplo da eleição do Tlatoani asteca, realizada sob inspiração divina, e do título de Filho do Sol, atribuído ao soberano inca.

42 Indique a mudança de pensamento ocorrida a partir do renascimento A – Uso do questionamento e da dúvida B – Uso do questionamento contra a Igreja, a burguesia e o absolutismo C -Passou-se a questionar o absolutismo D – Uso do racionalismo cartesiano e da dúvida metódica E – todas estão incorretas 18

43 Indique a mudança de pensamento ocorrida a partir do renascimento A – Uso do questionamento e da dúvida B – Uso do questionamento contra a Igreja, a burguesia e o absolutismo C -Passou-se a questionar o absolutismo D – Uso do racionalismo cartesiano e da dúvida metódica E – todas estão incorretas

44 Anglicanismo, 95 Teses, Jesuítas e a Doutrina da Predestinação.
Henrique VIII, Lutero, Loyola e Calvino foram vultos das reformas religiosas. Indique a alternativa ligada, respectivamente, a seus nomes: Anglicanismo, 95 Teses, Jesuítas e a Doutrina da Predestinação. Anglicanismo, 95 teses, comércio de indulgências e Predestinação. Anglicanismo, Predestinação, Paz de Augsburgo e condenação do trabalho. Anglicanismo, Concílio de Trento, venda de Indulgências e Index. Anglicanismo, 95 teses, Paz de Augsburgo e condenação da usura. 19

45 Henrique VIII, Lutero, Loyola e Calvino foram vultos das reformas religiosas. Indique a alternativa ligada, respectivamente, a seus nomes: Anglicanismo, 95 Teses, Jesuítas e a Doutrina da Predestinação. Anglicanismo, 95 teses, comércio de indulgências e Predestinação. Anglicanismo, Predestinação, Paz de Augsburgo e condenação do trabalho. Anglicanismo, Concílio de Trento, venda de Indulgências e Index. Anglicanismo, 95 teses, Paz de Augsburgo e condenação da usura.

46 b) Racionalismo e Antropocentrismo. c) Teocentrismo e Racionalismo.
Assinale a afirmativa que contém características do Renascimento. a) Deísmo e ceticismo. b) Racionalismo e Antropocentrismo. c) Teocentrismo e Racionalismo. d) Classicismo e Teocentrismo. e) Racionalismo e Materialismo 20

47 b) Racionalismo e Antropocentrismo. c) Teocentrismo e Racionalismo.
Assinale a afirmativa que contém características do Renascimento. a) Deísmo e ceticismo. b) Racionalismo e Antropocentrismo. c) Teocentrismo e Racionalismo. d) Classicismo e Teocentrismo. e) Racionalismo e Materialismo

48 O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, contribuiu para:
divulgar o calvinismo no país, sobretudo na região da Escócia. iniciar a expansão colonial inglesa na América. promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo que contribuiu para a centralização do governo. Perseguir católicos, luteranos e calvinistas na Inglaterra. restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215. 21

49 O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, contribuiu para:
divulgar o calvinismo no país, sobretudo na região da Escócia. iniciar a expansão colonial inglesa na América. promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo que contribuiu para a centralização do governo. Perseguir católicos, luteranos e calvinistas na Inglaterra. restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.

50 a Confissão de Augsburgo, de Lutero e Melanchton.
Leia atentamente os excertos abaixo: “21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.” “27. Enganam-se os homens que dizem que, logo que a moeda é lançada na caixa, a alma voa (do Purgatório).” “36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem plena remissão do castigo e do pecado; ela é lhe devida sem indulgências.” “95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade de espírito.” Os excertos acima fazem parte de um documento representativo que é: a Confissão de Augsburgo, de Lutero e Melanchton. a Instituição da religião cristã, de João Calvino. o Ato de Supremacia, de Henrique VIII. as 95 Teses, de Martinho Lutero. Parte das decisões da Contrarreforma 22

51 a Confissão de Augsburgo, de Lutero e Melanchton.
Leia atentamente os excertos abaixo: “21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.” “27. Enganam-se os homens que dizem que, logo que a moeda é lançada na caixa, a alma voa (do Purgatório).” “36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem plena remissão do castigo e do pecado; ela é lhe devida sem indulgências.” “95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade de espírito.” Os excertos acima fazem parte de um documento representativo que é: a Confissão de Augsburgo, de Lutero e Melanchton. a Instituição da religião cristã, de João Calvino. o Ato de Supremacia, de Henrique VIII. as 95 Teses, de Martinho Lutero. Parte das decisões da Contrarreforma

52 Embora o termo Humanismo tenha diversos significados, é usado como contraposição ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.”. De acordo com o texto é correto afirmar que o humanismo renascentista: A - Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento. B - Atrelava-se ao modo de pensar da época, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento do mundo. C - Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX. D - Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV. 6 23

53 Embora o termo Humanismo tenha diversos significados, é usado como contraposição ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.”. De acordo com o texto é correto afirmar que o humanismo renascentista: A - Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento. B - Atrelava-se ao modo de pensar da época, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento do mundo. C - Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX. D - Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV. 6

54 O que foi a Paz de Augsburgo
O que foi a Paz de Augsburgo? A - tratado de paz onde o governante de cada estado alemão escolhia a religião a ser seguida pelos súditos. B - tratado de paz onde o imperador Carlos V impôs o catolicismo aos governantes das diversas regiões alemãs. C - tratado de paz onde o imperador Carlos V permitiu a Lutero a tradução da bíblia para o alemão. D - tratado de paz onde o imperador Carlos V manteve o catolicismo à força, após a derrota dos protestantes. 24

55 O que foi a Paz de Augsburgo
O que foi a Paz de Augsburgo? A - tratado de paz onde o governante de cada estado alemão escolhia a religião a ser seguida pelos súditos. B - tratado de paz onde o imperador Carlos V impôs o catolicismo aos governantes das diversas regiões alemãs. C - tratado de paz onde o imperador Carlos V permitiu a Lutero a tradução da bíblia para o alemão. D - tratado de paz onde o imperador Carlos V manteve o catolicismo à força, após a derrota dos protestantes.

56 Thomas Münzer liderou anabatistas através da luta contra a estrutura feudal. A atitude de Lutero, frente ao anabatismo foi de: a) apoio, pois via nos seus seguidores os que mais se aproximavam de seu ideal religioso. b) oposição, pois via neles uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam. c) apoio, pois via neles um instrumento para a derrota definitiva dos defensores de Roma. d) oposição, pois via na violência de suas ações a manifestação dos ensinamentos do papado. e) apoio, pois ao confiscarem as terras destruíam as bases do Sacro Império, maior inimigo de Lutero. 25

57 Thomas Münzer liderou anabatistas através da luta contra a estrutura feudal. A atitude de Lutero, frente ao anabatismo foi de: a) apoio, pois via nos seus seguidores os que mais se aproximavam de seu ideal religioso. b) oposição, pois via neles uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam. c) apoio, pois via neles um instrumento para a derrota definitiva dos defensores de Roma. d) oposição, pois via na violência de suas ações a manifestação dos ensinamentos do papado. e) apoio, pois ao confiscarem as terras destruíam as bases do Sacro Império, maior inimigo de Lutero.

58 "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências". (Martinho Lutero) As Indulgências eram: a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse. b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos. c) dispensas, isenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis. d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero. e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis. 10 26

59 "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências". (Martinho Lutero) As Indulgências eram: a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse. b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos. c) dispensas, isenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis. d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero. e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis. 10

60 A Reforma Protestante foi no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; uma nova maneira de ver o mundo a partir das transformações que ocorriam na Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se: a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia. b) o rompimento da unidade cristã, expansão do mercantilismo e fortalecimento do poder das monarquias. c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos. d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa. e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte. 27

61 A Reforma Protestante foi no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; uma nova maneira de ver o mundo a partir das transformações que ocorriam na Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se: a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia. b) o rompimento da unidade cristã, expansão do mercantilismo e fortalecimento do poder das monarquias. c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos. d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa. e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

62 A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento: a) a consolidação do poder do imperador sobre os príncipes do Império Germânico. b) O fim das divisões da igreja cristã no ocidente. c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano. d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado. e) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico 12 28

63 A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento: a) a consolidação do poder do imperador sobre os príncipes do Império Germânico. b) O fim das divisões da igreja cristã no ocidente. c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano. d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado. e) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico

64 É comum referir-se ao calvinismo como a religião do capitalismo, pois essa crença A) Defendia a ideia da desvalorização do trabalho por causa da maldição de Deus sobre Adão, embora concordasse com a usura. B) Defendia a valorização do trabalho como oportunidade de enriquecimento, além de concordar com a usura. C) apresentava doutrina que relacionava a salvação eterna do fiel com a frequência aos cultos, com a presença da fé e das obras de caridade. D) Defendia a valorização do trabalho como oportunidade de enriquecimento, mas discordava da prática da usura. E) Defendia a cobrança de todos os sacramentos, especialmente do batismo e da confissão, além do pagamento do dízimo. 29

65 É comum referir-se ao calvinismo como a religião do capitalismo, pois essa crença A) Defendia a ideia da desvalorização do trabalho por causa da maldição de Deus sobre Adão, embora concordasse com a usura. B) Defendia a valorização do trabalho como oportunidade de enriquecimento, além de concordar com a usura. C) apresentava doutrina que relacionava a salvação eterna do fiel com a frequência aos cultos, com a presença da fé e das obras de caridade. D) Defendia a valorização do trabalho como oportunidade de enriquecimento, mas discordava da prática da usura. E) Defendia a cobrança de todos os sacramentos, especialmente do batismo e da confissão, além do pagamento do dízimo.

66 CITE DOIS MOTIVOS DA REFORMA ANGLICANA.
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67 Desejo do rei em anular seu casamento -Fortalecimento das monarquias nacionais - O rei não teve um filho com Catarina de Aragão -Origem espanhola da esposa; a Espanha era vista como um país inimigo - O papa recusou-se a anular o casamento do rei; Henrique VIII queria reduzir a influência do papa dentro da Inglaterra. Cobiça: a Igreja tinha muita terra e riquezas na Inglaterra, além de receber os dízimos; -

68 Henrique VIII rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por: a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa. b) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja e enfraquecer sua influência na Inglaterra. c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica. d) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo o sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos. e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho. 31

69 Henrique VIII rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por: a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa. b) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja e enfraquecer sua influência na Inglaterra. c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica. d) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo o sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos. e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.

70 Por que grande parte da burguesia comercial apoiou a Reforma Calvinista? A - Porque tinham interesse no enfraquecimento do catolicismo, no ressurgimento da Ciência e na volta do sistema feudal de produção. B - Porque tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa. C – Por que o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que visavam o lucro. D - Porque os calvinistas poderiam ajudar financeiramente os burgueses em suas atividades comerciais. 32

71 Por que grande parte da burguesia comercial apoiou a Reforma Calvinista?
A - Porque tinham interesse no enfraquecimento do catolicismo, no ressurgimento da Ciência e na volta do sistema feudal de produção. B - Porque tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa. C – Por que o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que visavam o lucro. D - Porque os calvinistas poderiam ajudar financeiramente os burgueses em suas atividades comerciais.

72 Sobre a Contrarreforma é correto afirmar que: A - retomou o Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos. B -conseguiu enfraquecer e acabar com o protestantismo. C - conseguiu instalar a paz religiosa, evitando qualquer tipo de perseguição ou conflito religioso. D - não teve o apoio do papa e dos bispos, já que acreditavam que não havia como reagir perante o avanço do protestantismo. 33

73 Sobre a Contrarreforma é correto afirmar que: A - retomou o Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos. B -conseguiu enfraquecer e acabar com o protestantismo. C - conseguiu instalar a paz religiosa, evitando qualquer tipo de perseguição ou conflito religioso. D - não teve o apoio do papa e dos bispos, já que acreditavam que não havia como reagir perante o avanço do protestantismo.

74 Em seus ensinamentos, apontou a dedicação ao trabalho como forma de se afastar do pecado e se voltar a Deus. Se o trabalho produzisse riqueza, isso poderia ser um dos sinais de que Deus estava abençoando e salvando o cristão. A - HENRIQUE VIII B - SANTO INÁCIO DE LOYOLA C - LUTERO D - THOMAS MUNTZER E - CALVINO 34

75 Em seus ensinamentos, apontou a dedicação ao trabalho como forma de se afastar do pecado e se voltar a Deus. Se o trabalho produzisse riqueza, isso poderia ser um dos sinais de que Deus estava abençoando e salvando o cristão. A - HENRIQUE VIII B - SANTO INÁCIO DE LOYOLA C - LUTERO D - THOMAS MUNTZER E - CALVINO

76 Se um homem não trabalhar, também não comerá” (São Paulo) O texto acima traduz a ideia defendida pelo: a) Protestantismo de Lutero; b) Protestantismo de Calvino; c) Catolicismo da Idade Média; d) Catolicismo da Contrarreforma. e) Anglicanismo 35

77 b) Protestantismo de Calvino;
Se um homem não trabalhar, também não comerá” (São Paulo) O texto acima traduz a ideia defendida pelo: a) Protestantismo de Lutero; b) Protestantismo de Calvino; c) Catolicismo da Idade Média; d) Catolicismo da Contrarreforma. e) Anglicanismo

78 Na Itália Renascentista quem eram os mecenas
Na Itália Renascentista quem eram os mecenas? A - Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas. B - Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época. C - Burgueses e governantes que patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas. D - Religiosos que perseguiam artistas que faziam obras de arte contrárias a Igreja Católica. E – Todas as alternativas estão corretas. 36

79 Na Itália Renascentista quem eram os mecenas
Na Itália Renascentista quem eram os mecenas? A - Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas. B - Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época. C - Burgueses e governantes que patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas. D - Religiosos que perseguiam artistas que faziam obras de arte contrárias a Igreja Católica. E – Todas as alternativas estão corretas.

80 Por que grande parte da burguesia comercial europeia apoiou a Reforma Calvinista? a) Ao contrário da Igreja Católica, o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que visavam o lucro. b) Porque a burguesia comercial tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa. c) Porque os burgueses tinham interesse no enfraquecimento da Igreja Católica, na valorização da Ciência e na volta do sistema feudal de produção. d) Porque os membros da Igreja Calvinista, além do próprio Calvino, poderiam ajudar financeiramente os burgueses em suas atividades comerciais. e) Todas as afirmativas estão incorretas 37

81 Por que grande parte da burguesia comercial europeia apoiou a Reforma Calvinista? a) Ao contrário da Igreja Católica, o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que visavam o lucro. b) Porque a burguesia comercial tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa. c) Porque os burgueses tinham interesse no enfraquecimento da Igreja Católica, na valorização da Ciência e na volta do sistema feudal de produção. d) Porque os membros da Igreja Calvinista, além do próprio Calvino, poderiam ajudar financeiramente os burgueses em suas atividades comerciais. e) Todas as afirmativas estão incorretas

82 Sobre a Reforma Luterana é correto afirmar: a) Iniciou-se na Inglaterra e teve forte apoio dos camponeses e monges franciscanos. b) Foi idêntica à Reforma Calvinista, pois ambas eram contrárias a grande parte dos valores cristãos. c) Lutero condenou os dogmas católicos, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pela fé em Cristo. d) Ela teve pouco impacto na Europa no século do século XVI, ficando restrita à algumas partes da Alemanha, que ainda não era um país unificado. e) Todas as afirmativas estão incorretas 38

83 Sobre a Reforma Luterana é correto afirmar: a) Iniciou-se na Inglaterra e teve forte apoio dos camponeses e monges franciscanos. b) Foi idêntica à Reforma Calvinista, pois ambas eram contrárias a grande parte dos valores cristãos. c) Lutero condenou os dogmas católicos, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pela fé em Cristo. d) Ela teve pouco impacto na Europa no século do século XVI, ficando restrita à algumas partes da Alemanha, que ainda não era um país unificado. e) Todas as afirmativas estão incorretas

84 Sobre Martinho Lutero, é correto afirmar que: a) Foi um monge inglês, criador da reforma anglicana. b) Foi um monge alemão, criador da reforma luterana. c) Foi um monge francês, criador da reforma protestante em Genebra. d) Foi um rei inglês, cujo nome era Martin Luther King. e) Todas as afirmativas estão incorretas 39

85 Sobre Martinho Lutero, é correto afirmar que: a) Foi um monge inglês, criador da reforma anglicana. b) Foi um monge alemão, criador da reforma luterana. c) Foi um monge francês, criador da reforma protestante em Genebra. d) Foi um rei inglês, cujo nome era Martin Luther King. e) Todas as afirmativas estão incorretas

86 Em relação à reforma Anglicana, assinale a alternativa correta: a) foi feita por camponeses alemães, chamados também de anabatistas. b) foi obra de Henrique VIII c) foi obra de Martinho Lutero. d) foi fruto do trabalho de João Calvino. e) foi fruto de Inácio de Loyola. 40

87 Em relação à reforma Anglicana, assinale a alternativa correta: a) foi feita por camponeses alemães, chamados também de anabatistas. b) foi obra de Henrique VIII c) foi obra de Martinho Lutero. d) foi fruto do trabalho de João Calvino. e) foi fruto de Inácio de Loyola.

88 O Renascimento foi uma fase de transição: a) da idade média para a idade moderna b) da idade moderna para a idade contemporânea c) da idade antiga para a idade média d) do império romano para o império bizantino e) Todas as afirmativas estão corretas 41

89 O Renascimento foi uma fase de transição: a) da idade média para a idade moderna b) da idade moderna para a idade contemporânea c) da idade antiga para a idade média d) do império romano para o império bizantino e) Todas as afirmativas estão corretas

90 Sobre a importância do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, pode-se destacar: a) o caráter assistencialista das corporações de ofício influindo na democratização da ordem social. b) o enfraquecimento do poder dos reis à medida que as cidades se tornaram independentes da nobreza feudal. c) o estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo. d) a oposição da burguesia comerciante à prática da usura e consequente apoio da Igreja aos seus empreendimentos marítimos. e) o crescimento da burguesia repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação dos Estados Nacionais. 42

91 Sobre a importância do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, pode-se destacar: a) o caráter assistencialista das corporações de ofício influindo na democratização da ordem social. b) o enfraquecimento do poder dos reis à medida que as cidades se tornaram independentes da nobreza feudal. c) o estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo. d) a oposição da burguesia comerciante à prática da usura e consequente apoio da Igreja aos seus empreendimentos marítimos. e) o crescimento da burguesia repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação dos Estados Nacionais.

92 Sobre a Contrarreforma, é correto afirmar que promoveu: A - o Concílio de Trento, no qual foram modificados diversos dogmas da Igreja Católica. B - o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar aqueles que defendiam a manutenção dos dogmas católicos, contra a nova orientação da Igreja. C - a reorganização do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar os hereges, tendo uma atuação mais presente na Península Ibérica. D - a organização da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo julgar os hereges que eram contra os dogmas do catolicismo. E - o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício que determinou quem iria para as colônias da América para catequizar os índios. 43

93 Sobre a Contrarreforma, é correto afirmar que promoveu: A - o Concílio de Trento, no qual foram modificados diversos dogmas da Igreja Católica. B - o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar aqueles que defendiam a manutenção dos dogmas católicos, contra a nova orientação da Igreja. C - a reorganização do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar os hereges, tendo uma atuação mais presente na Península Ibérica. D - a organização da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo julgar os hereges que eram contra os dogmas do catolicismo. E - o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício que determinou quem iria para as colônias da América para catequizar os índios.

94 Sobre a Reforma Protestante, é CORRETO afirmar: A - Lutero pregou a volta dos valores clássicos greco- romanos para combater a corrupção da Igreja. B – A reforma luterana teve apoio de setores da burguesia e da nobreza do Sacro Império Romano- Germânico, interessados em escapar da influência da Igreja. C - Por condenar a usura, a Reforma Protestante impediu o desenvolvimento do capitalismo, D - Na Inglaterra, a Reforma Protestante foi suprimida através da criação do Anglicanismo, através de um acordo entre o rei Henrique VIII e o Papa. E – Todas estão corretas 44

95 Sobre a Reforma Protestante, é CORRETO afirmar: A - Lutero pregou a volta dos valores clássicos greco- romanos para combater a corrupção da Igreja. B – A reforma luterana teve apoio de setores da burguesia e da nobreza do Sacro Império Romano- Germânico, interessados em escapar da influência da Igreja. C - Por condenar a usura, a Reforma Protestante impediu o desenvolvimento do capitalismo, D - Na Inglaterra, a Reforma Protestante foi suprimida através da criação do Anglicanismo, através de um acordo entre o rei Henrique VIII e o Papa. E – Todas estão corretas

96 "Se volveres a lembrança ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza seu sustento e a sua felicidade. O usurário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e o modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais."(Dante Alighieri, A DIVINA COMÉDIA, Inferno, canto XI, tradução de Hernâni Donato). Esta passagem do poeta florentino exprime: a) uma visão já moderna da natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem. b) um ponto de vista já ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais proibida. c) uma nostalgia pela Antiguidade greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida. d) uma concepção dominante na Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao espírito cristão. e) uma perspectiva original, uma vez que combina a prática da usura com a felicidade humana. 45

97 "Se volveres a lembrança ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza seu sustento e a sua felicidade. O usurário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e o modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais."(Dante Alighieri, A DIVINA COMÉDIA, Inferno, canto XI, tradução de Hernâni Donato). Esta passagem do poeta florentino exprime: a) uma visão já moderna da natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem. b) um ponto de vista já ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais proibida. c) uma nostalgia pela Antiguidade greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida. d) uma concepção dominante na Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao espírito cristão. e) uma perspectiva original, uma vez que combina a prática da usura com a felicidade humana.

98 O Humanismo foi um movimento que não pode ser definido por:
a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais. b) ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração. c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais. d) centrar-se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas". e) romper os limites religiosos impostos pela Igreja às manifestações culturais. 33 46

99 O Humanismo foi um movimento que não pode ser definido por:
a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais. b) ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração. c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais. d) centrar-se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas". e) romper os limites religiosos impostos pela Igreja às manifestações culturais. 33

100 Analise as afirmativas a seguir, a respeito das origens da Reforma Protestante. I. A ascensão da burguesia fez emergir uma carga de irreligiosidade, por influência do paganismo que o comércio levou a Europa e pelo próprio pragmatismo dos mercadores. II. O conflito entre a afirmação da autoridade real nas monarquias nacionais e o supranacionalismo papal, aliado às aspirações da burguesia em ascensão, necessitada de aprovação de suas práticas econômicas tidas como pecaminosas, contribuiu pra deflagrar a Reforma, latente na Igreja Católica. III. As manifestações de religiosidade da maioria da população contrastavam com o luxo, cobiça e ostentação do clero, estimulando as intenções reformadoras no interior da própria igreja Católica. Assinale: A - se somente a afirmativa I for correta. B - se somente as afirmativas I e II forem corretas. C - se todas as afirmativas forem corretas. D - se somente as afirmativas II e III forem corretas. E - se somente a afirmativa III for correta 47

101 Analise as afirmativas a seguir, a respeito das origens da Reforma Protestante. I. A ascensão da burguesia fez emergir uma carga de irreligiosidade, por influência do paganismo que o comércio levou a Europa e pelo próprio pragmatismo dos mercadores. II. O conflito entre a afirmação da autoridade real nas monarquias nacionais e o supranacionalismo papal, aliado às aspirações da burguesia em ascensão, necessitada de aprovação de suas práticas econômicas tidas como pecaminosas, contribuiu pra deflagrar a Reforma, latente na Igreja Católica. III. As manifestações de religiosidade da maioria da população contrastavam com o luxo, cobiça e ostentação do clero, estimulando as intenções reformadoras no interior da própria igreja Católica. Assinale: A - se somente a afirmativa I for correta. B - se somente as afirmativas I e II forem corretas. C - se todas as afirmativas forem corretas. D - se somente as afirmativas II e III forem corretas. E - se somente a afirmativa III for correta

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