A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Única Instituição centralizada do feudalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Única Instituição centralizada do feudalismo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Igreja Medieval

4 Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo; Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo; Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores; Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores; Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc. Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc.

5 O renascimento comercial Impulsionado pelo fim das invasões, Trégua de Deus, Asilos de Deus e cruzadas. Impulsionado pelo fim das invasões, Trégua de Deus, Asilos de Deus e cruzadas. E a burguesia se organiza: as Corporações de Ofício. regular a produção, regular a produção, fixar preços, fixar preços, garantir a qualidade do produto, garantir a qualidade do produto, impedir a entrada de concorrentes, impedir a entrada de concorrentes, organizar as festas do santo padroeiro da cidade. organizar as festas do santo padroeiro da cidade. Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei? Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei?

6 Crise do Século XIV Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos; Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos; Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente; Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente; Crise populacional: fome; doenças; guerras; Crise populacional: fome; doenças; guerras; Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos. Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos.

7

8 Renascimento das cidades

9

10

11

12

13

14

15

16 O renascimento cultural Não negam a fé cristã; Não negam a fé cristã; Valores greco-romanos: Valores greco-romanos: Humanismo: Humanismo: Racionalismo; Racionalismo; Antropocentrismo; Antropocentrismo; Individualismo Individualismo Otimismo; Otimismo; Hedonismo Hedonismo

17 Por que a Itália? Concentração de mecenas (interesses burgueses) Concentração de mecenas (interesses burgueses) * a Igreja também era mecenas; Capital do Império Romano; Capital do Império Romano; Importantes portos comerciais no Mediterrâneo; Importantes portos comerciais no Mediterrâneo; Fuga de cérebros de Constantinopla para Itália – Fuga de cérebros de Constantinopla para Itália – 1453.

18

19 Limites do Renascimento Movimento elitista – burguesia; Movimento elitista – burguesia; Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo; Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo; Limitado pelos interesses de seus defensores. Limitado pelos interesses de seus defensores. Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa. Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa.

20 Reforma Protestante

21 CAUSAS: disputas políticas entre papas e reis disputas políticas entre papas e reis desenvolvimento do nacionalismo desenvolvimento do nacionalismo ascensão da burguesia ascensão da burguesia choques ideológicos choques ideológicos interesses pelos bens da Igreja interesses pelos bens da Igreja Ambos questionam alguns dogmas da Igreja. Ambos questionam alguns dogmas da Igreja.

22 Trazei o dinheiro! Salvai vossos antepassados! Assim que o dinheiro tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso. Pregação de indulgências – século XVI

23 Práticas da Igreja desde a Idade média Venda de indulgências; Venda de indulgências; Simonia; Simonia; Bíblia somente em latim; Bíblia somente em latim; Inquisição; Inquisição; Despreparo dos padres; Despreparo dos padres; Igreja Católica condenava os lucros e a riqueza: descontentamento da burguesia Igreja Católica condenava os lucros e a riqueza: descontentamento da burguesia PRECURSORES: John Wyclif e Jon Huss PRECURSORES: John Wyclif e Jon Huss

24 Martinho Lutero 95 teses ( 1517 ) 95 teses ( 1517 ) contra a venda de perdão; contra a venda de perdão; Defende a predestinação; Defende a predestinação; A salvação pela fé; A salvação pela fé; A livre leitura da bíblia em língua nacional; A livre leitura da bíblia em língua nacional; A submissão da Igreja ao Estado: A submissão da Igreja ao Estado: teve o apoio de reis e príncipes. teve o apoio de reis e príncipes. Condena o anabatismo Condena o anabatismo

25 Dieta de Worms ( 1521) – condenação de Lutero por Carlos V. Dieta de Worms ( 1521) – condenação de Lutero por Carlos V. Dieta de Spira (1529) – tolerância ao luteranismo onde estivesse instalado: príncipes protestam. Dieta de Spira (1529) – tolerância ao luteranismo onde estivesse instalado: príncipes protestam. Paz de Augsburgo (1555) – vitória do luteranismo Paz de Augsburgo (1555) – vitória do luteranismo

26

27

28 João Calvino / John Knox Criou o Calvinismo Criou o Calvinismo Predestinação Predestinação aprovava o lucro e a riqueza através do trabalho aprovava o lucro e a riqueza através do trabalho Recebe apoio dos comerciantes Recebe apoio dos comerciantes Leva o luteranismo para a Escócia. Leva o luteranismo para a Escócia. Escócia: presbiterianos; Escócia: presbiterianos; França: huguenotes; França: huguenotes; Inglaterra: puritanos. Inglaterra: puritanos.

29 Anglicanismo - Inglaterra Henrique VIII cria tensão com a Igreja: deseja separar-se; Henrique VIII cria tensão com a Igreja: deseja separar-se; Diante da proibição da Santa Sé, o parlamento inglês aprova a separação em Diante da proibição da Santa Sé, o parlamento inglês aprova a separação em Em 1534 Henrique VIII cria a Igreja Anglicana. Em 1534 Henrique VIII cria a Igreja Anglicana. Confisca os bens da Igreja na Inglaterra. Confisca os bens da Igreja na Inglaterra.

30 Contra-Reforma Católica O Concilio de Trento (1545): Decisões para combater o avanço protestante: O Concilio de Trento (1545): Decisões para combater o avanço protestante: Tribunal da Inquisição: combate aos "infiéis Tribunal da Inquisição: combate aos "infiéis Index de Livros Proibidos Index de Livros Proibidos Companhia de Jesus (1534) jesuítas para divulgar e espalhar a religião católica. Tem forte atuação nas colônias da América. Companhia de Jesus (1534) jesuítas para divulgar e espalhar a religião católica. Tem forte atuação nas colônias da América.


Carregar ppt "A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Única Instituição centralizada do feudalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google