A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA TESE PRINCIPAL – A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ROMPIDA. Em 1500, uma Igreja unia a Europa e quase que a definia CONSEQUÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA TESE PRINCIPAL – A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ROMPIDA. Em 1500, uma Igreja unia a Europa e quase que a definia CONSEQUÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA TESE PRINCIPAL – A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ROMPIDA. Em 1500, uma Igreja unia a Europa e quase que a definia CONSEQUÊNCIA – SURGIMENTO DE NOVAS RELIGIÕES.

2 CAUSA EFICIENTE... TUDO TEM UMA ORIGEM PRECURSORES com apoio popular: MOVIMENTOS HERÉTICOS DE WICLIFF, o sábio de Oxforde (Inglaterra ) E HUSS, morreu queimado ( Boêmia ) A despeito de sua posição se rival, sempre houve muita crítica à Igreja MESMO COM A REPRESSÃO, SURGIRAM SEQUELAS. QUAIS ? MOVIMENTOS DE RENOVAÇÕES DENTRO DO SEIO DA IGREJA.

3 Os seguidores de Wycliff ( lolardos) e de Huss ( hussitas ) foram perseguidos e caçados pelas autoridades. Não seriam eles quem derrubariam a Igreja.

4 ORIGENS DIDÁTICAS A) Religiosas – o despreparo dos membros do clero; a necessidade de uma teologia aberta e contextualizada com os novos tempos; os abusos do clero – indulgências, vendas de relíquias e cargos. Práticas da simonia e do Nicolaísmo

5 B) POLÍTICAS: conflito entre os poderes espiritual e temporal; excessiva interferência nos assuntos internos dos estados europeus e sua insistente vocação para o universalismo.

6 C) SÓCIO-ECONÔMICAS: interesses da nobreza e da burguesia nas terras da igreja ( inserção do capitalismo ); necessidade de uma nova economia ( lembra-se que a Igreja até então condenava o lucro e a usura )

7 D) IDEOLÓGICAS: o humanismo latente e emergente pensava o cristianismo de uma forma diferente: revigorado e rejuvenescido; o individualismo com a máxima cada um, sacerdote de si mesmo.

8 ESTOPIM E O PONTO PÉ INICIAL LUTERO ( monge e Professor, logo... Teólogo ) E SUA RUPTURA COM O PAPA LEÃO X. Igreja de Wittenberg... MOTIVO: indulgências. AÇÃO DE LUTERO: publicação das 95 teses. RETALIAÇÃO: excomunhão. SOLIDARIEDADE DOS PRÍNCIPES ALEMÃES.

9 MEDIDAS OFICIAIS DIETA DE WORMS – condenação de Lutero. DIETA DE SPEYER – tentativa de conter a divisão. Surgem os protestantes. DIETA DE AUGSBURGO – Tentativa de conciliação – exposição da doutrina luterana. PAZ DE AUGSBURGO – conciliação oficial.

10 PONTOS DA DOUTRINA LUTERANA Livre interpretação das escrituras ( o início de novas tendências ). Extinção da hierarquia eclesiástica; Diminuição dos sacramentos; Bíblica como fonte de fé e livre exame; Salvação obtida exclusivamente pela fé; Simplificação dos cultos; Fim dos ícones; Fim do celibato; Uso das línguas nacionais;

11 Disseminação das idéias... Outros movimentos heréticos se aproveitam da contestação... Os anabatistas, por exemplo. Os protestos se intensificam... Da questão religiosa à questão social. Países apóiam... Alemanha do norte; Dinamarca; Noruega; Suécia; Holanda; Suíça; França; Inglaterra; Escócia, Irlanda...

12 TODA AÇÃO REQUER UMA REAÇÃO Reforma Católica: A) Concílio de Trento – negando valor às doutrinas protestantes; criação dos Seminários; proibição da venda das indulgências; criação do INDEX; B) Companhia de Jesus – tentativa de recuperação da cristandade na América, África e Ásia;

13 C) TRIBUNAL DE INQUISIÇÃO – refundação do Tribunal Eclesiástico.

14 PRINCIPAIS REFLEXOS Rompimento da unidade cristã; crescente intolerância religiosa; ruptura do poder político do Papa; fortalecimento do poder monárquico; guerras religiosas; expansão das práticas capitalistas; expansão da educação popular; retrocesso científico e negação do racionalismo.

15 É importante frisar o CONCEITO DE REFORMA, pois o anti-clericalismo não significava que as pessoas quisessem renunciar à Igreja nem duvidassem da verdade do cristianismo.


Carregar ppt "UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA TESE PRINCIPAL – A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ROMPIDA. Em 1500, uma Igreja unia a Europa e quase que a definia CONSEQUÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google