A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI) No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI) No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja,"— Transcrição da apresentação:

1 REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI) No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja, tão onipotente na Europa medieval, foi duramente criticada.

2 O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabatistas. A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabatistas.século XVI Igreja Católica RomanaMartinho Luteroséculo XVI Igreja Católica RomanaMartinho Lutero

3 PRINCIPAIS CAUSAS Novas interpretações da Bíblia – com a difusão da imprensa um maior número de pessoas passaram a ler a Bíblia. Novas interpretações da Bíblia – com a difusão da imprensa um maior número de pessoas passaram a ler a Bíblia. Corrupção do clero – a prática da simonia (venda de objetos santos: espinhos, objetos pessoais de santos...) e a venda de indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento) Corrupção do clero – a prática da simonia (venda de objetos santos: espinhos, objetos pessoais de santos...) e a venda de indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento)

4 Crítica à moral dos padres – muitos eram envolvidos em escândalos amorosos, bebiam, vendiam os sacramentos, etc... Crítica à moral dos padres – muitos eram envolvidos em escândalos amorosos, bebiam, vendiam os sacramentos, etc... Sentimento nacionalista – com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede em Roma e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países. Sentimento nacionalista – com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede em Roma e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países.

5 O descontentamento do povo – tolhido por uma série de impostos devido à Igreja, favoreceu a insatisfação espiritual e o apoio `a atuação dos reis. O descontentamento do povo – tolhido por uma série de impostos devido à Igreja, favoreceu a insatisfação espiritual e o apoio `a atuação dos reis. A desmoralização do poder papal – O Cisma do Ocidente ou Cativeiro de Avignon. Transferência do papado para Avignon, em 1307, resultado do conflito entre o rei Felipe IV, da França, e o papa Bonifácio VIII. Somente em 1417 é que Roma voltou a ser a única sede do papado. A desmoralização do poder papal – O Cisma do Ocidente ou Cativeiro de Avignon. Transferência do papado para Avignon, em 1307, resultado do conflito entre o rei Felipe IV, da França, e o papa Bonifácio VIII. Somente em 1417 é que Roma voltou a ser a única sede do papado.

6 Os precursores da Reforma Antes de Lutero, John Wycliff (professor da universidade de Oxford, na Inglaterra) e Jan Huss (prof. Da Universidade de Praga) propuseram mudanças radicais na organização da Igreja, diminuindo a importância do clero. Wycliff foi excomungado pela igreja e punido mesmo depois de morto: seu corpo foi desenterrado e queimado. Huss foi condenado e morto na fogueira como herege, em Antes de Lutero, John Wycliff (professor da universidade de Oxford, na Inglaterra) e Jan Huss (prof. Da Universidade de Praga) propuseram mudanças radicais na organização da Igreja, diminuindo a importância do clero. Wycliff foi excomungado pela igreja e punido mesmo depois de morto: seu corpo foi desenterrado e queimado. Huss foi condenado e morto na fogueira como herege, em 1415.

7 A REFORMA NA ALEMANHA O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos pela fé, e não pelas obras. O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos pela fé, e não pelas obras.Martinho LuteroMartinho Lutero

8 Conseqüências... Lutero foi excomungado pelo papa Leão X em Lutero foi excomungado pelo papa Leão X em Como também não quis se retratar ao imperador Carlos V, foi expulso do Sacro Império Romano-Germânico. Refugiou-se num palácio e traduziu a Bíblia para o alemão. Como também não quis se retratar ao imperador Carlos V, foi expulso do Sacro Império Romano-Germânico. Refugiou-se num palácio e traduziu a Bíblia para o alemão.

9 REVOLTA DOS ANABATISTAS As idéias luteranas influenciaram a revolta camponesa (anabatistas), procuravam confiscar as terras senhoriais e as da Igreja. As idéias luteranas influenciaram a revolta camponesa (anabatistas), procuravam confiscar as terras senhoriais e as da Igreja. Lutero opôs-se aos anabatistas, contando com o apoio dos príncipes e nobres. Lutero opôs-se aos anabatistas, contando com o apoio dos príncipes e nobres. Muitos príncipes deram proteção a Lutero, pois tinham interesses econômicos no rompimento com a Igreja. Esse apoio foi decisivo para poupá-lo da punição, consolidar a Reforma Protestante e formar a Igreja Luterana. Muitos príncipes deram proteção a Lutero, pois tinham interesses econômicos no rompimento com a Igreja. Esse apoio foi decisivo para poupá-lo da punição, consolidar a Reforma Protestante e formar a Igreja Luterana.

10 O termo protestante... Em 1529, Carlos V convocou nova Dieta, em Spira e decidiu que a doutrina luterana passaria a ser tolerada nas regiões convertidas, mas proibida no restante da Alemanha. Em 1529, Carlos V convocou nova Dieta, em Spira e decidiu que a doutrina luterana passaria a ser tolerada nas regiões convertidas, mas proibida no restante da Alemanha. Os luteranos protestaram e daí nasceu o termo protestante. Os luteranos protestaram e daí nasceu o termo protestante.

11 A Liga de Smalkade Para enfrentar o imperador, os luteranos organizaram a Liga de Smalkade, que só conseguiria vitória em 1555, com a Paz de Augsburg. Para enfrentar o imperador, os luteranos organizaram a Liga de Smalkade, que só conseguiria vitória em 1555, com a Paz de Augsburg. Com isso cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião e as de seus súditos. Com isso cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião e as de seus súditos. É importante saber: se Lutero tivesse se revoltado com a Igreja Católica um século antes, seria queimado. No momento em que Lutero se revoltou os tempos eram outros: nova mentalidade, o descontentamento com a Igreja era grande e havia pessoas poderosas dispostas a mudar de religião e proteger quem o fizesse. É importante saber: se Lutero tivesse se revoltado com a Igreja Católica um século antes, seria queimado. No momento em que Lutero se revoltou os tempos eram outros: nova mentalidade, o descontentamento com a Igreja era grande e havia pessoas poderosas dispostas a mudar de religião e proteger quem o fizesse.

12 Fundamentos da Doutrina Luterana Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Salvação Humana: pela fé em Deus Salvação Humana: pela fé em Deus Sacramentos: Eucaristia e Batismo Sacramentos: Eucaristia e Batismo Rito religioso: culto simples (língua nacional) Rito religioso: culto simples (língua nacional) Áreas de influência: Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia. Áreas de influência: Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia.DinamarcaNoruegaSuécia FinlândiaDinamarcaNoruegaSuécia Finlândia

13 A Reforma Calvinista Foi Ulrich Zwinglio ( ), um padre suíço radical que forneceu as bases para a Reforma Calvinista. Com suas idéias e conversões provocou uma guerra civil e acabou perdendo a vida. Foi Ulrich Zwinglio ( ), um padre suíço radical que forneceu as bases para a Reforma Calvinista. Com suas idéias e conversões provocou uma guerra civil e acabou perdendo a vida.

14 João Calvino... Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa idéia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a idéia da predestinação. Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa idéia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a idéia da predestinação.França

15 Fundamentos da Doutrina Calvinista Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Salvação Humana: pela fé em Deus. Predestinação Salvação Humana: pela fé em Deus. Predestinação Sacramentos: Eucaristia e Batismo Sacramentos: Eucaristia e Batismo Rito religioso: culto simples (língua nacional) Rito religioso: culto simples (língua nacional) Áreas de influência:Suíça, Países Baixos, parte da França (huguenotes), Inglaterra (puritanos), Escócia (presbiterianos). Áreas de influência:Suíça, Países Baixos, parte da França (huguenotes), Inglaterra (puritanos), Escócia (presbiterianos).SuíçaPaíses BaixoshuguenotesInglaterrapuritanos EscóciapresbiterianosSuíçaPaíses BaixoshuguenotesInglaterrapuritanos Escóciapresbiterianos

16 A Reforma Anglicana Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras. Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.

17 Fundamentos do Anglicanismo Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Livro Sagrado: A Bíblia é a única fonte de fé. Salvação Humana: pela fé em Deus. Salvação Humana: pela fé em Deus. Sacramentos: Eucaristia e Batismo Sacramentos: Eucaristia e Batismo Rito religioso: Culto conservando a forma católica (liturgia, hierarquia da Igreja). Uso da língua nacional (inglês). Rito religioso: Culto conservando a forma católica (liturgia, hierarquia da Igreja). Uso da língua nacional (inglês).liturgia Áreas de influência:Inglaterra Áreas de influência:Inglaterra

18 A Contra-Reforma Com o avanço das idéias protestantes, ganhou força um amplo movimento de moralização do clero e reorganização das estruturas administrativas da Igreja Católica, que ficou conhecido como Contra-Reforma. Com o avanço das idéias protestantes, ganhou força um amplo movimento de moralização do clero e reorganização das estruturas administrativas da Igreja Católica, que ficou conhecido como Contra-Reforma. Um conjunto de medidas foram adotadas: Criação da Companhia de Jesus (jesuítas)- expansão do catolicismo; criação de escolas religiosas; Concílio de Trento... Um conjunto de medidas foram adotadas: Criação da Companhia de Jesus (jesuítas)- expansão do catolicismo; criação de escolas religiosas; Concílio de Trento...

19 O Concílio de Trento Bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento ( Concílio de Trento – ) com o objetivo de traçar um plano de reação contra o avanço das idéias protestantes. Bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento ( Concílio de Trento – ) com o objetivo de traçar um plano de reação contra o avanço das idéias protestantes. As mudanças referiam-se às práticas da Igreja Católica e também à declaração de guerra aos protestantes. Além da vigilância sobre os católicos. As mudanças referiam-se às práticas da Igreja Católica e também à declaração de guerra aos protestantes. Além da vigilância sobre os católicos.

20 No Concílio de Trento ficou definido : No Concílio de Trento ficou definido : A salvação humana – depende da fé e das boas obras. A salvação humana – depende da fé e das boas obras. A fonte da fé – a Bíblia (melhor interpretada pela Igreja) e a tradição religiosa. A fonte da fé – a Bíblia (melhor interpretada pela Igreja) e a tradição religiosa. A missa e a presença de Cristo – a Igreja reafirmou que no ato da eucaristia ocorria a presença real de Jesus no pão e no vinho. A missa e a presença de Cristo – a Igreja reafirmou que no ato da eucaristia ocorria a presença real de Jesus no pão e no vinho. Determinou ainda: Determinou ainda: - Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias - Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresiasInquisição - Criação do Index Librorium Proibitorium ( Índice de Livros Proibidos ) : evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica. - Criação do Index Librorium Proibitorium ( Índice de Livros Proibidos ) : evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.

21 REFORMA PROTESTANTE FIM FIM Profº Paulo Henrique Matos de Jesus


Carregar ppt "REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI) No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google