A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA - REFORMA Resumo por tópicos. Clique para prosseguir!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFORMA PROTESTANTE E CONTRA - REFORMA Resumo por tópicos. Clique para prosseguir!"— Transcrição da apresentação:

1 REFORMA PROTESTANTE E CONTRA - REFORMA Resumo por tópicos. Clique para prosseguir!

2 REFORMA PROTESTANTE MOMENTO HISTÓRICO: ECONOMIA X IGREJA CATÓLICA A Igreja Católica barrava o desenvolvimento econômico pois condenava o lucro, a usura (lucro exagerado), os juros, etc. Isso provocava a oposição da burguesia que, aliado ao descontentamento dos camponeses em relação a nobreza e ao interesse monárquico de diminuição do poder da Igreja no Estado, provocaria a chamada REFORMA PROSTESTANTE. HUMANISTAS CRISTÃOS X IGREJA CATÓLICA Os humanistas cristãos achavam inconcebíveis os abusos papais, como a promoção de guerras, a quebra da castidade e o desfruto do dinheiro doado à Igreja.

3 Martinho Lutero A REFORMA PROTESTANTE Século XVI: Para a construção da Basílica de São Pedro, o Papa Leão X estabelece a venda de indulgências (perdão). 1517: O monge e teólogo Martinho Lutero, influenciado por textos de São Paulo e Santo Agostinho, expõe sua idéia de que a salvação só depende da graça de Deus, que o indivíduo a recebe por sua fé, e não por suas ações. Além disso, prega um documento na porta da Catedral de Wittenberg, condenando os abusos da Igreja Católica 95 TESES. Excomungado por não se retratar, e condenado pela DIETA DE WORMS (Reunião de vários príncipes do Sacro Império), Lutero se refugia e traduz a Bíblia para a língua germânica. Aproveitando-se da situação, alguns príncipes germânicos que queriam se libertar da interferência império-papal, tomaram as terras da Igreja. 1530: CONFISSÃO DE AUGSBURGO Exposição dos fundamentos do luteranismo.

4 1555: DIETA DE AUGSBURGO Define a liberdade dos príncipes germânicos em relação a religião a ser adotada em seus domínios. Tome Nota ! DIETA Reunião de príncipes ; CONCÍLIO Reunião de conclave.

5 LUTERANISMO: S Salvação pela fé em Jesus Cristo e não por ações ou intermédio de Santos e da Virgem Maria; Relação DEUS X FIEL sem intermediação; Bíblia: Única fonte da palavra de Deus (No catolicismo, também se leva em conta a tradição da Igreja); Dos sacramentos, apenas batismo e eucaristia; Submissão da Igreja ao Estado. CALVINISMO: Moral mais rígida e culto mais simples que o Luteranismo; Salvação depende só de Deus, que escolhe previamente quem será salvo: DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO. Lutero inaugurou no plano religioso o que o renascimento vinha promovendo no plano cultural: O INDIVIDUALISMO DO SER HUMANO MODERNO!

6 INGLATERRA E O ANGLICANISMO O rei da Inglaterra, Henrique VIII, pediu ao papa autorização para se divorciar. O papa negou pois o casamento católico é insolúvel. Após este fato, Henrique rompe seus laços com a Igreja (também por motivos políticos e econômicos). 1534: ATO DE SUPREMACIA Henrique cria a Igreja Anglicana, no qual passou a ser chefe, adotando todos os princípios do culto católico. Mais tarde, Eduardo (filho de Henrique VIII) suprime a missa e autoriza o casamento aos padres; Elizabeth I, também filha de Henrique VIII, adota a doutrina calvinista associada a parte da hierarquia e cerimonial católico como base da religião anglicana LEI DOS 39 ARTIGOS.

7 CONTRA-REFORMA 1534: Formação da COMPANHIA DE JESUS (jesuítas); CONGREGAÇÃO DO ÍNDEX: Publicava listas de livros proibidos aos católicos; : CONCÍLIO DE TRENTO Conclave toma decisões para a Igreja combater o protestantismo (como o fim da venda de indulgências, a venda de cargos,...). Aqui se iniciava o movimento chamado CONTRA- REFORMA que teve como características: Fortalecimento do poder papal; Criação de SEMINÁRIOS (Escolas para a formação de padres); Criação do CATECISMO; Implantação de colégios primários sob influência católica;

8 Campanhas da Companhia de Jesus na América luso-espanhola e no Extremo Oriente; Reativação do TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO / TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO; Obs.: A Inquisição atuava apenas em territórios sob a jurisdição católica. A principal salvação da Igreja Católica foi a COMPANHIA DE JESUS. Dê sua opinião ou sugestão: Envie um para nós! RESUMOS EM TÓPICOS® FIM !


Carregar ppt "REFORMA PROTESTANTE E CONTRA - REFORMA Resumo por tópicos. Clique para prosseguir!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google