A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester"— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Gabriele Santos Nadylla Beatrice Kariane Jean Alice Lais Franciele

3 Oque é estratificaçao social ?
A estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser: castas (Índia), estamentos (Europa Ocidental durante o feudalismo) e classes sociais (sociedades capitalistas). A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.

4

5

6

7 A estratificação social é separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por xemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homens, mulhres, pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação social porque existem desigualdades.

8 Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:
*Oportunidade de trabalho *Cultura / lazer *Acesso aos meios de informação *Acesso à educação *Gênero (homem/mulher) *Raça *Religião *Economia (rico/pobre)

9 São três os principais tipo de estratificação social:
Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária; Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder); Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.

10 Uma forma simples de entender o que é aestratificação social é enxergá-la como um conjunto de desigualdades que atingem diferentes sujeitos de uma sociedade, separando-os de alguma forma dos demais. Um grupo de pessoas que pertence a uma camada mais pobre de uma sociedade, por exemplo, acaba não tendo acesso aos mesmos serviços disponibilizados a uma pessoa de melhor condição econômica. Isso também é visto de forma ainda mais clara na composição e na organização da maior parte das grandes cidades. Os bairros periféricos, ou as “periferias”, onde se encontra a maior parte da população mais pobre, estão localizados, comumente, mais afastados dos centros das cidades.

11 A sociedade feudal da Europa na Idade Média foi um exemplo típico de uma sociedade estratificada em estamentos.  Estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social ascendente é difícil, porém não impossível, como na sociedade de castas.    Na sociedade feudal, os indivíduos só muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascensão só era possível em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasiões, seus membros entre os mais pobres, caso o rei conferisse um título de nobreza a um homem do povo, ou ainda se a filha de um rico comerciante casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia. Essas situações eram difíceis de acontecer e normalmente as pessoas permaneciam no estamento em que haviam nascido.

12 Sociedade Estratificada
A Sociedade Estratificada recebe esse nome, posto que está dividida emestratos sociais (camadas sociais), ou seja, diferente de uma estrutura homogênea, a estratificação social desenvolve-se numa sociedade hierarquizada, pautada na complexidade e/ou especialização do trabalho, compartilhada por laços sociais mais frágeis e instáveis. Por sua vez, na Sociedade Estamental(classificado por “estamentos” e não por estratos), organização social da sociedade feudal e medieval, os laços sociais são mais fortes, sendo a divisão do trabalho mais simplificada, não existindo, portanto, a possibilidade de mobilidade social, ou seja, nasceu servo morrerá servo.

13 Diferença entre Classe Social e Estratificação Social
Embora sejam dois conceitos que se aproximem e muitas vezes sejam erroneamente tratados como sinônimos, aEstratificação Social, composta por diversos “Estratos Sociais”, é mais ampla em relação ao conceito de “Classe Social”, de forma que engloba todos os aspectos de uma sociedade desde as especificidades culturais, políticas, sociais e econômicas de cada grupo, que por sua vez, identificam as várias camadas sociais de acordo com os estilos de vida (profissão, condutas e desempenhos, valores sociais, dentre outros).

14 Já o Conceito de “Classe Social”, sugerido pelos teóricos alemães Karl Marx ( ) e Friedrich Engels ( ), está pautada sobretudo nos aspectos socioeconômicos dos indivíduos, sendo classificado de duas maneiras: a Classe Dominante e a Classe Dominada.

15

16 Fontes : http://www. cafecomsociologia


Carregar ppt "Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google