A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos gerais. A América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia). É o maior continente em extensão latitudinal do mundo. NORTE / SUL. Localizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos gerais. A América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia). É o maior continente em extensão latitudinal do mundo. NORTE / SUL. Localizado."— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos gerais

2 A América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia). É o maior continente em extensão latitudinal do mundo. NORTE / SUL. Localizado totalmente no hemisfério Ocidental, pois está a oeste do Meridiano de Greenwich. Apresenta uma grande diversidade climática pois todas as zonas climáticas passam pela América.

3 A diversidade climática se caracteriza justamente pelo fato da América apresentar áreas úmidas e secas assim também como frias e quentes. Vistas nas imagens a seguir.

4 Deserto do ATACAMA – Fronteira do Chile com o Peru

5 Arizona –EUA

6 Frio - Canadá

7 Patagônia

8 Clima quente – Brasil - Ceará

9 Floresta temperada- leste EUA

10 A América e seus aspectos naturais: Planalto do Labrador ou Laurenciano Planície Lacruste Planície dos Grandes Lagos Montes Apalaches Planície Central Montanhas Rochosas América do NORTE

11 América do Norte

12 Montanhas Rochosas – Leste dos EUA e Canadá Parque Nacional das Montanhas Rochosas Colorado - EUA

13 Canadá –Cidade de Banff – Parque Nacional Montanhas Rochosas

14 Planície Central do estado de Dakota do Norte - EUA

15

16 Planície Lacustre - áreas com lagos cercados de terras

17

18 Rio Mississipi – Missouri EUA Grandes planícies com extensas bacias hidrográficas

19 América Central

20 Situada entre o México e a América do Sul. Apresenta duas grandes áreas: Parte Continental (ístmica)e conjunto de ilhas (insular) CARIBE Relevo – apresenta grande parte montanhosa e as terras baixas apresentam Fertilidade relativamente boa, devido a composição vulcânica do solo. Clima tropical. AMÉRICA CENTRAL

21 AMÉRICA DO SUL – aspecto físico Rica diversidade natural Extensão Norte-Sul A leste terras baixas, banhada pelo Oceano Atlântico Oeste Cadeia de Montanhas Cordilheira dos Andes – banhada pelo Oceano Pacífico – influência de correntes marítimas Predomínio de terras na Zona Intertropical

22 Regionalização

23

24

25 Para regionalizar o continente americano apresentamos duas formas mais utilizadas: Adotando o critério de localização e desenvolvimento o continente é separado em três partes: América do Norte América Central América do Sul Adotando os critérios étnicos relativos a colonização o continente é separado em: América Anglo-Saxônica América Latina

26 Processo de colonização

27 Antes da chegada dos colonizadores, a América era habitada por povos nativos que confrontando com os europeus, foram exterminados. Eram os chamados povos pré-colombianos. Eram grandes civilizações que apresentavam um complexo social (com divisão em classe sociais) e técnico ( com conhecimento em várias áreas como na matemática, agricultura, arquitetura, astronomia, etc). Também havia entre os povos pré-colombianos, milhares de comunidades indígenas dispersas nos variados ambientes do continente. Esses tinham cultura, idiomas e modo de vida diversos. Alguns viviam principalmente da caça, pesca, coleta de produtos da mata. Muitos praticavam a agricultura e a criação de animais.

28 Povos Pré- Colombianos

29 Início séc. XVI. Começa o processo de colonização da América. Imposição de novas culturas. Extermínio da cultura nativa. Os europeus ingleses e franceses colonizaram a parte norte do continente – Sendo a chamada AMÈRICA ANGLO-SAXÔNICA – num processo de colonização de povoamento. Imigrantes buscavam oportunidades de vida e trabalho fora do lugar de origem. Os portugueses e espanhóis colonizaram o restante da América (do México pra baixo) – sendo a chamada AMÈRICA LATINA – num processo de colonização de exploração. Exploravam as riquezas que eram enviadas para a metrópole. Inicialmente não tinham a intenção de se estabelecer na colônia.

30 Outras características das colônias: Povoamento – baseadas em pequenas e médias propriedades com o objetivo de ocupar o território. Exploração- baseadas em grandes propriedades agrícolas monocultoras e trabalho escravo. Sendo esta última a que mais ocorreu no continente principalmente América central e América do Sul.

31 Colonização na América Anglo- Saxônica

32 Espanha – laranja Portugal – verde Inglaterra – vinho França – azul Holanda - roxo

33 Com a colonização pelo processo de exploração os países da América Latina apresentam características de países subdesenvolvidos: - Contrastes sócios econômicos - Baixa industrialização própria ( muitas empresas estrangeiras) - Desigualdade social - Desemprego - Analfabetismo -Precariedade na saúde -Entre outros aspectos precários. Já os países Canadá e EUA apresentam em sua maioria um potente desenvolvimento social e econômico. Também apresentando forte desenvolvimento nas tendências tecnológicas. Vale lembrar, que todas as pessoas nascidas no continente americano, são americanas. Dessa maneira contraria, estaremos enfatizando o imperialismo estadunidense, que apenas quem nasce nos EUA é americano.

34 fim


Carregar ppt "Aspectos gerais. A América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia). É o maior continente em extensão latitudinal do mundo. NORTE / SUL. Localizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google