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Combustível Renovável de Aviação Paulo Kakinoff | 07 de Julho, 2015 Programa GOL para Descarbonização das Operações Recife | 07 de Julho, 2015.

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1 Combustível Renovável de Aviação Paulo Kakinoff | 07 de Julho, 2015 Programa GOL para Descarbonização das Operações Recife | 07 de Julho, 2015

2 Histórico Primeira estruturação ocorre como decorrência da ICAO’s Rio+20 Global Initiative. Jun/2012 Voo experimental na Rio+20 Jun/2013 Resolução ANP 20 (atual 63) Ago/2013 Formalização da Plataforma Brasileira Bioquerosene Out/2013 Primeiro voo comercial com Bioquerosene do Brasil Dez/2013 Entendimentos Plataforma Gaúcha de Bioquerosene Jun/2014 Formalização da Plataforma Mineira de Bioquerosene Jun/2014 Copa Verde 360+ voos com Bioquerosene Set/2014 Primeiro voo Internacional com Bioquerosene (SIP)

3 Requisitos GOL para o Bioquerosene Certificado ASTM e ANP. Sustentável (aderente à RSB). Custo compatível ao do fóssil. Requisitos GOL para o Bioquerosene Certificado ASTM e ANP Sustentável (aderente à RSB) Custo compatível ao do fóssil

4 Estratégia da GOL Crescimento neutro das emissões da GOL a partir de 2020 (metas IATA). Criação de um marco regulatório Brasileiro para renováveis de aviação. Abordagem multi matéria prima e multi processo. Desenvolvimento regional sustentável, com cadeias de valor altamente integradas. Acordos de off take de produção, com garantia dos requisitos.

5 Acordos Firmados Nanum Nanotecnologia S.A. fará desenvolvimento de planta piloto de 2.500 ton/ano até 2018. Comissionamento de planta operacional de 25.000 ton/ano até 2020 na área metropolitana de Belo Horizonte. Processamento de lipídeos: macaúba, OGR, sebo animal, camelina e pinhão manso. Tecnologia Greasoline, spin-off da Fraunhofer UMSICHT. MoU (memorando de entendimento) assinado em junho de 2015. Unidade já comissionada, operando em Brotas (SP). Produção de diesel verde e bioquerosene de cana de açúcar. Capacidade aproximada de 40.000 ton/ano. Processo já certificado (SIP). GOL e Amyris buscam soluções de compatibilidade de custo ao fóssil. MoU (memorando de entendimento) assinado em outubro 2013.

6 Objetivos Operações regulares com combustível renovável. Utilização de mistura de diesel verde (pendente de certificação) em nossas operações. Busca de mais parcerias regionais para produção de renovável, com eficiente logística e produção de biomassa. Olimpíadas como demonstração da capacidade de utilização de combustíveis renováveis na aviação regular de origem nacional. Redução da pegada de carbono (descarbonização) de nossas operações.

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8 Plataforma Mineira de Bioquerosene Conceito da fazenda até a asa do avião Biomassa Lipídeos: macaúba, também Camelina, Pinhão Manso, OGR e soja Extrativismo, agricultura familiar e agronegócio Recuperação de APPs, RLs e matas ciliares do Rio São Francisco Concilia energia renovável e mitigação mudanças climáticas Alta integração. Busca do custo compatível ao do combustível fóssil Tecnologia de conversão de alto yeld, flexível e escalável Parcerias públicos-privadas e contratos diretos entre as partes

9 Plataforma Pernambucana de Bioquerosene Conceito da fazenda até a asa do avião Biomassa Açucares e Lipídeos: cana de açúcar e macaíba Extrativismo, agricultura familiar e agronegócio Recuperação de APPs, RLs e matas ciliares do Rio São Francisco Concilia energia renovável e mitigação mudanças climáticas Alta integração e busca do custo compatível ao do combustível fóssil Múltiplas tecnologia de conversão. Otimização Logística. Parcerias públicos-privadas e contratos diretos entre as partes

10 Reflorestar para descarbonizar Potencial de 12 milhões de hectares de floresta para COP 21 Paris


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