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OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

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Apresentação em tema: "OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO"— Transcrição da apresentação:

1 OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Ministério de Minas e Energia X Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Ricardo Dornelles Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis Agosto de 2009

2 MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL E NACIONAL - 2008
Fonte: MME - Resenha Energética Brasileira – Resultados Preliminares de 2008 (Maio/2009) Brasil (2008) 45,1 54,9

3 MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL E NACIONAL - 2008
Cana-de-Açúcar é hoje a principal fonte renovável

4 Matriz Energética: Perspectivas Futuras
Fonte: MME / EPE (PDE 2030)

5 Combustíveis Veiculares - 2008 Gasolina + Etanol Anidro
Etanol (Total) 7,7 + 17,2 = 24,9% Now, let us take a look at the Brazilian current matrix of vehicle fuels As it can be noticed, the share of ethanol in our vehicle fuel matrix mounts sixteen point nine percent, while biodiesel can reach two point seven in the next years with B-five. The share of ethanol in our vehicle fuel matrix is made by two types of fuel: thirteen point seven percent of hydrated ethanol, used directly in motor vehicles, while eight point two percent of anhydrous ethanol is mixed to all commercialized gasoline in the country with a mixture proportion that nowadays is fixed at twenty one point nine percent. ... Next please. Gasolina C: Gasolina + Etanol Anidro 21,8 + 7,7 = 29,5% Diesel (Total) 49,2 + 1,3 = 50,5% Fonte: MME - Resenha Energética Brasileira – Resultados Preliminares de 2008 (Maio/2009)

6 Etanol no Brasil

7 A Experiência Brasileira
1925: Primeiros testes com etanol na gasolina 1979: Inicio das vendas de carro 100% a álcool

8 Os dias atuais: Carro Flex-Fuel
Permite o uso de qualquer mistura de álcool hidratado e Gasolina com álcool anidro (0 a 100%) Até junho de 2009: os flex-fuel representaram 88% do total de 1,39 milhões de automóveis e comerciais leves licenciados no país (incluindo os importados) Total de veículos flex-fuel licenciados (01/ /2009): ,1 milhões de unidades Montadoras de carros flex–fuel no Brasil: Próximo: 8

9 Projeção do Crescimento da Frota Veicular
9

10 Biodiesel no Brasil

11 Biodiesel: Marco Regulatório
2005 a 2007 2008 a 2012 De 2013 em diante 2% 2% 5% Autorizativo Obrigatório Obrigatório Mercado Potencial 840 milhões de litros/ano Mercado Firme : 1 bilhão de litros/ano Mercado Firme : 2,4 bilhões de litros/ano ANTECIPAÇÃO DE METAS: 3% desde julho de 2008 4% desde julho de 2009

12 Biodiesel: Produção e Capacidade Instalada
91% da capacidade instalada possui Selo Social (*)

13 DIMENSÃO DO MERCADO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS
& PERSPECTIVAS

14 Dimensão dos Mercados de Combustíveis Líquidos Veiculares (2008)
Fontes: ANP, MDIC, MAPA. Elaboração MME.

15 Dimensão dos Mercados de Combustíveis Líquidos Veiculares (2008)
Fontes: ANP, MDIC, MAPA. Elaboração MME.

16 Etanol x Gasolina: Evolução das Exportações

17 Etanol no Brasil: Expectativa de Crescimento
Fonte: MME - PDE 2008/2017

18 Tendência de Criação de Corredores de Exportação: os Alcoldutos
PETROBRAS Senador Canedo (GO) São Sebastião (SP) BRENCO Alto Taquari (MT) Santos (SP) O duto da UNIDUTO possui quatro pontas. São elas: Serrana, Paulínia, Botucatu e Guarujá. O ponto de convergência dos quatro terminais do duto é em Santa Bárbara, cidade próxima a Paulínia. UNIDUTO Serrana (SP) Paulínia (SP) Botucatu (SP) Guarujá (SP)

19 Biodiesel no Brasil: Expectativa de Crescimento
2% 3% 4% 5% Fonte: MME - PDE 2008/2017

20 PREOCUPAÇÕES DO GOVERNO BRASILEIRO

21 Critérios de Sustentabilidade: Múltiplas Iniciativas
Certificações Nacionais Diretivas da UE União Européia Certificação de Biocombustíveis Meó Consulting Team Governo Alemão Sustainable Production of Biomass Cramer Commission Governo Holandês Múltiplas iniciativas de verificação e certificação estão em processo de negociação RTFO Renewable Transport Fuel Obligation Governo Reino Unido Certificações Institucionais RSB Round Table on Sustainable Biofuels Baseado na Suíça Qual o sentido de tantas iniciativas simultâneas? Qual seria o verdadeiro propósito da discussão do tema para os biocombustíves? Qual a “linha de base” para comparação? (FÓSSEIS?) O Brasil sempre apoiará as discussões sobre sustentabilidade para os biocombustíveis, mas espera que as iniciativas nesse sentido sirvam para desenvolver o mercado e não para criar barreiras comerciais BSI Better Sugarcane Initiative Baseado no Reino Unido GBEP Global Bioenergy Partnership Certificações Privadas SEKAB, GREENERGY Suécia, Reino Unido

22 Outras Preocupações Propagação de mitos em potenciais países demandantes => vinculação equivocada de biocombustível com alimento, com desmatamento, com questões trabalhistas etc. Especificações técnicas que incluem “propriedades” sócio-ambientais Falsas barreiras técnicas na produção, no transporte, na armazenagem e no uso do biocombustível O Brasil está e precisa continuar bem preparado para atender a rigorosos critérios de sustentabilidade. Contudo, barreiras comerciais disfarçadas de critérios de sustentabilidade podem impedir a produção em outros países (América Latina e África), dificultando a criação de um mercado global. 22

23 Muito Obrigado!


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