A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de reestruturação das carteiras informatizadas Nosso objetivo é compartilhar a ideia com todos os NTEs do Estado de Santa Catarina, uma vez que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de reestruturação das carteiras informatizadas Nosso objetivo é compartilhar a ideia com todos os NTEs do Estado de Santa Catarina, uma vez que."— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto de reestruturação das carteiras informatizadas Nosso objetivo é compartilhar a ideia com todos os NTEs do Estado de Santa Catarina, uma vez que em TODO O ESTADO as carteiras informatizadas vem apresentando problemas técnicos que inviabilizavam sua utilização em atividades pedagógicas da escola. O projeto de reestruturação das carteiras informatizadas foi desenvolvido no NTE de Itapiranga. O sistema foi todo remodelado para que as máquinas tenham melhor desempenho e maior durabilidade. A ideia partiu da necessidade de dar um destino e utilidade às carteiras informatizadas, que em muitas escolas encontravam-se sucateadas devido ao alto custo de manutenção e dificuldades de encontrar peças para reposição. Transformando-se 12 terminais em máquinas compactas comuns, consegue-se reaproveitar as peças das antigas carteiras informatizadas, que poderão ser utilizadas posteriormente para a manutenção nos laboratórios das outras escolas.

3 Projeto de reestruturação das carteiras informatizadas CUSTO FINANCEIRO Nesse processo, o custo para a criação é extremamente baixo, uma vez que se aproveita a bancada como móvel, monitor, teclado e mouse. O que é colocado novo: Fonte, HD, Placa Mãe, Processador e memória. Somados, os investimentos em cada uma das máquinas chega a R$500,00. VIABILIDADE DO PROJETO Cada regional deve encontrar uma maneira de viabilizar a compra dos materiais necessários. Como sugestão, uma parceria com a SED poderia suprir a necessidade imediata em termos de peças, uma vez que o objetivo maior para a implantação do projeto deve partir da própria SED. No NTE de Itapiranga, as peças de reposição foram viabilizadas pela SDR e pela Gerencia de Tecnologia e Inovação.

4 Equipamentos necessários Alicate, Furadeira com broca para metal, barras de alumínio na dimensão 3 cm de largura X 3mm de profundidade, serra de ferro, rebitadeira, rebites, morsa, interruptor. Como viram pela foto, são utensílios comuns usados no nosso dia-a-dia, principalmente para quem atua na parte técnica dos NTEs. Fáceis de serem encontrados e de simples manuseio.

5 Procedimentos 1 – Todas as peças das antigas carteiras devem ser retiradas. A chapa divisória da Bancada deve ser arrancada, assim como as duas barras metálicas onde é fixado o Thin Client, proporcionando espaço adequado para posterior fixação das peças

6

7 2 - A estrutura metálica deve ser perfurada. Nestes furos, serão fixadas as barras metálicas que servirão de suporte para a Placa Mãe, Fonte e HD. As ilustrações a seguir, dão uma real noção sobre.

8 Como podem observar no detalhe da foto, as barras metálicas são fixadas na estrutura metálica através de rebites. No detalhe, dois suportes de HD. É importante que o HD esteja bem fixo. Não se usa solda em momento algum.

9 Atrás da Placa Mãe, é fixada a Fonte. Todas as bancadas vêm com uma chave de energia interna e uma régua. Ambas são aproveitadas neste processo, podendo a fonte ser ligada á régua, como em qualquer outro computador.

10

11 Fixação de Placa Mãe e componentes. Notem que a Fonte também recebeu uma fixação. Trata-se de uma barra metálica devidamente dobrada, garantindo que a fonte fique fixa entre as duas estruturas, atrás da Placa Mãe. Caso queime, é necessário apenas empurrá-la pro lado e trocá-la.

12 Todos os componentes são ligados á régua, que já acompanha as bancadas.

13 Momento em que a estrutura está montada e as peças acopladas em seu devido lugar. Ajustes finais

14 Para ligar a máquina, um interruptor (pode ser de campainha) é instalado. O objetivo é fechar o curto na Placa Mãe. Detalhe importante: o interruptor deverá apenas fechar o curto, não podendo ficar ligado como acontece com o interruptor de uma lâmpada, por exemplo. Por isso, a sugestão da campainha, o qual fecha o curto e volta ao seu estado normal.

15 Instalação do Sistema Operacional. Pode ser feito via Pen drive bootavel. Drive de CD também pode ser instalado periodicamente para a instalação do SO. Outra sugestão é clonar os HDs.

16


Carregar ppt "Projeto de reestruturação das carteiras informatizadas Nosso objetivo é compartilhar a ideia com todos os NTEs do Estado de Santa Catarina, uma vez que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google