A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula – manutenção de notebooks (parte 3). DEFEITOS E SOLUÇÕES • REPARANDO TECLADO Nos teclados mais antigos era possível fazer o reparo devido ao fácil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula – manutenção de notebooks (parte 3). DEFEITOS E SOLUÇÕES • REPARANDO TECLADO Nos teclados mais antigos era possível fazer o reparo devido ao fácil."— Transcrição da apresentação:

1 Aula – manutenção de notebooks (parte 3)

2 DEFEITOS E SOLUÇÕES • REPARANDO TECLADO Nos teclados mais antigos era possível fazer o reparo devido ao fácil acesso às membranas e às teclas. Porém, nos teclados mais atuais isso não é mais possível, pois eles vêm praticamente lacrados. Sendo assim, quando temos um problema é recomendado fazer a sua troca.

3

4 Membrana e contatos corroídos

5 Teclado atual, lacrado, sem parafuso

6 Reparando fontes As fontes servem para ligar o notebook e carregar a bateria. Quando temos algum tipo de problema na fonte, em curto, não há tensão, devemos tentar reparar antes de condenar e fazer a troca. As fontes vêm muito bem fechadas, sem parafuso para abrir, então devemos abri-la com uma microrretífica.

7

8 ELIMINANDO O EFEITO MEMÓRIA DAS BATERIAS O efeito memória faz a bateria durar menos, tendo menos tempo de uso. Isso acontece porque não a deixamos descarregar totalmente para recarregar, vamos dando carga sobre carga. Com o tempo a bateria vai perdendo o tempo de vida. O procedimento a seguir pode ser feito em qualquer tipo de bateria. Primeiro, temos que achar na bateria o VCC e o Terra, ou seja, o positivo e o negativo.

9 Pegue o multímetro, coloque na escala DCV e enrole um fio em cada ponta. Observe na bateria qual a tensão de saída. Vá colocando as ponteiras nos terminais de saída até conseguir ler a tensão. Ao conseguir, esse será o ponto onde iremos trabalhar. Antes de tudo, temos que deixar a bateria descarregar por completo no notebook. Pegue um resistor de 3,3 Ohms/10W ou um equivalente e ligue nas duas extremidades de fio. Coloque uma ponta em cada contato da bateria onde achamos, ou seja, um no positivo e outro no negativo da bateria. Deixe por 24 horas e depois faça o seguinte procedimento:

10 1- Pegue uma fonte de 12V e corte a sua ponta; 2- Pegue cada ponta e prenda os fios finos; 3- Localize o positivo e o negativo da bateria; 4- Localize o positivo e o negativo da fonte; 5- Coloque o fio positivo da fonte no positivo da bateria (VCC) e o fio negativo da fonte no Negativo da Bateria (TERRA), ligue a fonte por exatos 60 segundos e nada mais que isso; 6- Feito isso, coloque a bateria no notebook e deixe carregar, mas sem utilizar o aparelho durante a carga; 7- Descarregue e carregue a bateria de 2 a 4 vezes. Caso a bateria não volte a funcionar significa que as células não estão boas, sendo necessária a troca das mesmas.

11

12 SUBSTITUINDO AS CÉLULAS DA BATERIA Tente abrir a bateria com uma chave de fenda, caso não consiga use a microrretífica com um disco bem fino. Observe as células da bateria e pegue os dados para realizar a compra.

13 Após retirar as células, pegue as células novas e troque-as, observando os pontos onde serão ligados, positivo e negativo.

14 TESTANDO A PLACA INVERTER E A LÂMPADA A placa inverter tem a função de transformar a tensão contínua em tensão alternada para alimentar a lâmpada do LCD.

15

16

17

18 Quando a placa inverter está queimada, a lâmpada do LCD não acende. O sintoma é exatamente igual quando a lâmpada está queimada. Para saber se é a lâmpada ou o inverter com defeito, devemos primeiro procurar o defeito no inverter e depois – para ter certeza – poderemos utilizar uma lâmpada ou uma tela LCD para fazer o teste. Para ver se estão chegando as tensões no inverter, vindo da placa-mãe, na entrada temos que ter as tensões de 18V, 5V e 3V.

19 Se algumas dessas tensões estiver faltando o problema está na placa-mãe. Caso tenha essas tensões temos que verificar a saída do inverter. Podemos ligar outro LCD no lugar do LCD atual. Caso a lâmpada do novo LCD não acenda é sinal que o inverter está queimado. Se acender, o problema está na lâmpada.

20 Testando o inverter com outro LCD Verifique se o LCD acendeu. Isso significa que o inverter está funcionando, ou seja, a lâmpada do LCD do notebook atual está queimada.

21 Desmontando outro modelo (diferente do desmontado em sala)

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34


Carregar ppt "Aula – manutenção de notebooks (parte 3). DEFEITOS E SOLUÇÕES • REPARANDO TECLADO Nos teclados mais antigos era possível fazer o reparo devido ao fácil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google