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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESP. EM GESTÃO EMPRESARIAL PLANO DE NEGÓCIO Prof. Rinaldo Moraes – Servidor Federal e Empreendedor. Administrador, Economista,

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESP. EM GESTÃO EMPRESARIAL PLANO DE NEGÓCIO Prof. Rinaldo Moraes – Servidor Federal e Empreendedor. Administrador, Economista, Contador (formando) Mestre e Doutor pelo NAEA-UFPA.

2 Contatos: (91) 8286 4449 – 8722 6266 professor.rinaldo@yahoo.com.br

3 SÚMULA DA DISCIPLINA Micros e pequenas empresas. O microempreendedor individual (MEI). O empreendedor e o seu perfil. Plano de negócios: visão geral. Análise interna do plano de negócios. Plano de negócios -produtos e serviços. Plano de negócios – análise externa. Plano de negócios – estratégia e marketing. Plano de negócios – plano financeiro. Liderança em pequenas e médias empresas. Inovação e competitividade. Elaboração de um plano de negócios.

4 Objetivo Geral Capacitar o discente na elaboração de Plano de Negócios a partir do conhecimento de suas ferramentas e do espírito empreendedor de tal forma que, no final, o profissional esteja preparado para uma melhor inserção sua e de seu empreendimento no atual mundo dos negócios. Objetivos Específicos - Introduzir o discente na compreensão do espírito e do perfil empreendedor. - Habilitar o discente no paradigma de empreender e assumir riscos calculados. - Capacitar o discente na elaboração de um plano de negócios em toda a sua complexidade.

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE 1: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 1.1. Características das micros e pequenas empresas – MPE 1.2. Critérios quantitativos usados no Brasil para definição de micro e pequenas empresas 1.3. Teoria dos sistemas 1.4. Micro empresário individual – MEI 1.5. Atividade UNIDADE 2: EMPREENDEDORISMO 2.1. A formação do empreendedor 2.2. Empreendedorismo – nato ou desenvolvido? 2.3. Características pessoais do empreendedor 2.4. A paixão pelo negócio 2.5. O paradigma ultrapassado 2.6. O novo paradigma – a auto-realização 2.7. Algumas aptidões básicas para alcançar a inteligência emocional 2.8. Como surgem as ideias inovadoras 2.9. As boas ideias são oportunidades? 2.10. O perfil empreendedor 2.11. O processo empreendedor 2.12. Atividade

6 UNIDADE 3: Plano de Negócios (sugestão de estrutura para o seminário). 1.Capa Informações da empresa (nome, razão social, endereço, e-mail, site, logotipo, nome de quem escreveu o Plano de Negócios). 2.Sumário Índice. 3.Sumário Executivo Apresenta a síntese do que será desenvolvido no Plano. 4.Descrição da Empresa Apresentação da Empresa (histórico, status atual, análise interna). 5.Produtos e Serviços Descrição dos produtos e serviços atuais e os a serem implementados (futuros). 6.Mercado e Competidores Análise do ambiente externo. 7.Marketing e Vendas Plano de Comunicação e Estratégias de Marketing. 8.Análise Estratégica (trabalhar com o bsc?) Definir: estratégias, objetivos e metas. 9.Plano Financeiro Deve refletir em números tudo o que foi escrito nas demais seções do Plano. 10.Anexos Documentos e informações pertinentes para a elucidação de informações constantes no Plano.

7 Metodologia:  Exposição dialogada, debates, estudos de caso.  Criar situações onde os participantes possam absorver o aprendizado de forma a exercitarem o conteúdo de uma forma participativa e dinâmica.

8 Avaliação: 10,0 pontos. Atividades presenciais: 60% -Seminário -Atividades (resumo de cada unidade). Atividades à distância: 40% - Debate das três unidades do material didático no FÓRUM. - Escolha de um dos temas ( ) SEBRAE ( ) EMPRETEC ( ) livro O SEGREDO DE LUÍZA. Fazer um breve artigo (com introdução, tendo como referencial teórico o pensamento schumpeteriano, metodologia e análise) de até 4 laudas, times, espaçamento simples, recuo 1,5.

9 Seminário Equipe 1: Empreendedor e sua história empreendedora. 30 minutos. Equipe 2: Empreendedor e sua história empreendedora. 30 minutos. Equipe 3: Apresentação de um plano de negócio na estrutura do professor. 30 minutos. Equipe 4: Apresentação de um plano de negócio na estrutura do professor. 30 minutos. Sugestões: Fernando Marroquim (dono da construtura Marroquim Engenharia). Fernando Yamada, etc.

10 Alguns sites: www.sebrae.com.br www.planodenegocios.com.br www.endeavor.org.br Livros indicados: -Os magnatas -Pai rico e pai pobre -Axiomas de zurique -O segredo de Luíza

11 Mais livros sugeridos: -Como fazer amigos e influenciar pessoas (Cornigie) -Introdução ao pensamento complexo (Edgar Morrin) Revistas e jornais sugeridos: -Folha de São Paulo Revista EXAME Investimentos e finanças: www.bovespabmf.com.br www.portaldoinvestidor.gov.br www.infomoney.com.br www.uolinvest.com.br

12 O SEBRAE, através do EMPRETEC, identificou 10 características empreendedoras: Busca de oportunidades e iniciativas Persistência Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Comprometimento Busca de informações Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemáticos Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança

13 Carência das micros e pequenas empresas Não utilizam planejamento de produção - 40% Não utilizam planejamento de vendas - 50% Não utilizam sistema de apuração de custos - 45% Não utilizam sistema de apuração de estoques - 47% Não utilizam técnicas de marketing - 85% Não utilizam treinamento de recursos humanos - 80% Não utilizam mecanismo de controle de qualidade - 60% Não utilizam recursos de informática - 90%

14 Questões vertebrais: O pensamento Schumpeteriano X Navegadores da Escola de Sagres (Portugal no século XVI)  O que isto tem a ver com o espírito empreendedor?  Qual é o real caso brasileiro?  Reflexão: por que empreendemos pouco? Qual a base histórica e científica? Tem jeito?

15 Questões iniciais: -O empreendedorismo nas micros e pequenas empresas: novo paradigma? -O caso recente do MEI. O que é isso? -O que é um micro empreendedor? -Quais os tipos de tributação?

16 Sistema Tributário em Relação as empresas Podemos encontrar 3(três) modelos de se analisar os principais tributos pago pelas empresas:  Simples ou Super Simples  Lucro Presumido  Lucro Real

17 Simples ou Super Simples:  Sistema simplificado de recolhimento de tributos e contribuições, em que concede benefícios para as microempresas e as empresas de pequeno porte.  Principais tributos: PIS COFINS *Atividades Comerciais: 4% á 11,61% IRPJ *Atividades Industriais: 4,5% á 12,11% CSLL *Atividades Serviços: 4,5% á 27.90% IPI ICMS ISS  Encargos: INSS FGTS

18 Lucro Presumido  Esse modelo é utilizado por empresas que possuem uma maior margem de lucratividade.  Adota um Sistema Tributário:  Principais Tributos pagos: PIS COFINS IPJ São impostos que vão incidir no CSLL faturamento da Empresa ICMS ISS  Encargos: INSS FGTS Modifica folha de pagamento

19 Alíquotas: PIS = 0,65% sob faturamento COFINS = 3,00% sob faturamento CSLL = 1,08% sob faturamento de Vendas CSL L = 2,88% sob faturamento de Serviços IRPJ = 1,20% sob faturamento de Vendas IRPJ = 4,80% sob faturamento de Serviços IPI = Variável sob valor agregado ICMS = Valor agregado podendo variar ISS = 2% á 5% INSS = média 28% sob remuneração FGTS = 8% sob remuneração

20 Lucro Real:  Esse modelo é utilizado por empresas que possuem uma menor margem de lucratividade.  Seus principais tributos são cobrados da seguinte forma: PIS= 1,65% sob valor agregado COFINS= 7,60% sob valor agregado IRPJ= 15% ou 25% sob o lucro apurado CSLL= 9% sob lucro apurado IPI= percentual variável sob valor agregado ICMS= ISS= 2% á 5% dependendo do serviço prestado INSS= média de 28% sob remuneração FGTS= 8% sob remuneração

21 O EMPREENDEDOR O que é? - Acredita-se hoje que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças. -O economista austríaco Schumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. - Dolabella: “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. - Prof. Rinaldo: “Um empreendedor é uma pessoa que tem uma idéia inovadora e a transforma em negócios a partir DE UM PLANO DE NEGÓCIOS”.

22 Questões paradigmáticas Empreendedorismo x Zona de conforto

23 IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia. O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego. Segundo Timmons (1994), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI o que foi a revolução industrial no século XX.

24 IMPORTÂNCIA PARA O INDIVÍDUO Geração de autonomia, auto-realização, busca do sonho. Indispensável para qualquer tipo de atividade profissional. Maior oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

25 EMPREENDEDOR NATO OU DESENVOLVIDO? Exemplo de empreendedores: ?????????

26 QUEM PODE SER EMPREENDEDOR? Estudante, pesquisador, funcionário público, empregado de empresas. O empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. Pesquisas mostram que os empreendedores têm sempre um modelo, alguém que os influencia.

27 Características do empreendedor Empreendedor tem um “modelo”, uma pessoa que o influencia. Não se prende à zona de conforto. Aprecia o risco (calculado). Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. Tem perseverança e tenacidade. Considera o fracasso um resultado corno outro qualquer; aprende com resultados negativos, com os próprios erros. Tem grande energia. É um trabalhador incansável. Ele é capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e sabe concentrar seus esforços para alcançar resultados. Sabe fixar metas e atingi-las. Luta contra padrões impostos (zona de conforto). Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar espaços não ocupados por outros no mercado; descobre nichos. ■ Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa no empreendedorismo não é o que se sabe, mas o que se faz.

28 Características do empreendedor Tem sempre alto comprometimento. Crê no que faz. Cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e sabe utilizar tais informações para se aprimorar. Sabe buscar, utilizar e controlar recursos. É um sonhador realista. Embora racional, usa também a parte direita do cérebro. É líder. Cria um sistema próprio de relações com empregados. É comparado a um “líder de banda”, que dá liberdade a todos os músicos, extraindo deles o que têm de melhor, mas conseguindo transformar o conjunto em algo harmônico, seguindo uma partitura, um tema, um objetivo. É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo. Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho. Tece “redes de relações” (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar seus objetivos.

29 Características do empreendedor A rede de relações interna (com sócios, colaboradores) é mais importante que a externa. O empreendedor de sucesso conhece muito bem o ramo em que atua. Cultiva a imaginação e aprende a definir visões. Traduz seus pensamentos em ações. Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar suas visões. É pró-ativo diante daquilo que deve saber: primeiramente define o que quer e onde quer chegar; depois, busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, pois sabe que no seu dia-a-dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros. O empreendedor é um fixador de metas. Cria um método próprio de aprendizagem. Aprende a partir do que faz. Emoção e afeto são determinantes para explicar seus interesses. Aprende indefinidamente.

30 Características do empreendedor Tem alto grau de “internalidade”, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo. A empresa é um sistema social que gira em torno do empreendedor. Ele acha que pode provocar mudanças nos sistemas em que atua. O empreendedor não é um aventureiro; assume riscos moderados. Costa do risco, mas faz tudo para minimizá-lo. É inovador e criativo (A inovação é relacionada ao produto. É diferente da invenção, que pode não dar conseqüência a um produto.) Tem alta tolerância à ambigüidade e à incerteza; é hábil em definir a partir do indefinido. Mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.

31 O perfil empreendedor  É visionário. Sabe tomar decisões. É um indivíduo que faz a diferença. Sabe explorar ao máximo as oportunidades. É determinado e dinâmico. É dedicado. É otimista e apaixonado pelo que faz. É independente e constrói o próprio destino. Fica rico – tem a capacidade de construir um patrimônio Perene. É líder e formador de equipe. É bem relacionado (networking). É bem organizado. Planeja, planeja, planeja. Possui conhecimento. Assume riscos controlados. Cria valor para a sociedade.

32 O processo empreendedor 1. Identificar e avaliar a oportunidade; 2. Desenvolver o Plano de Negócios; 3. Determinar e captar os recursos necessários; 4. Gerenciar a empresa criada.  Qual a parte mais difícil?

33 P rincipais tópicos de um Plano de Negócios Eficiente. 1.Capa Informações da empresa (nome, razão social, endereço, e-mail, site, logotipo, nome de quem escreveu o Plano de Negócios). 2.Sumário Índice. 3.Sumário Executivo Apresenta a síntese do que será desenvolvido no Plano. 4.Descrição da Empresa Apresentação da Empresa (histórico, status atual, análise interna). 5.Produtos e Serviços Descrição dos produtos e serviços atuais e os a serem implementados (futuros). 6.Mercado e Competidores Análise do ambiente externo. 7.Marketing e Vendas Plano de Comunicação e Estratégias de Marketing. 8.Análise Estratégica Definir: estratégias, objetivos e metas. 9.Plano Financeiro Deve refletir em números tudo o que foi escrito nas demais seções do Plano. 10.Anexos Documentos e informações pertinentes para a elucidação de informações constantes no Plano.

34 O plano de negócios Visão geral do plano. Apresentação do modelo. Por que as empresas “morrem cedo” no Brasil? Falta de planejamento ou ausência de plano de negócios? O que tem a ver a inovação e a competitividade com as empresas no Brasil? Por que planejar é importante? Plano de negócios como ferramenta do empreendedor?

35 Objetivos do plano de negócio 1. Testar a viabilidade de um conceito de negócio; 2. Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia; 3. Atrair recursos financeiros; 4. Transmitir credibilidade; 5. Desenvolver a equipe de gestão.

36 Para quem serve o plano? Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, universidades, prefeituras, governo, associações etc.): para outorgar financiamentos a estas; Parceiros: definição de estratégias e formas de atuação conjunta; Bancos: outorgar financiamentos; Investidores (angels): empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento, angels, BNDES, governo etc. Fornecedores: negociar a compra de mercadorias, matéria-prima e forma de pagamento; A empresa internamente: comunicação da gerência com o conselho de administração e com os colaboradores em geral; Clientes: para venda de produtos ou serviços; Sócios: argumentação e convencimento para participar do empreendimento e na formalização da sociedade.

37 Definição do plano  Definir o negócio a ser desenvolvido.  Definir os membros da equipe.  Definir o líder da equipe.  Apresentar novamente a estrutura passo-a- passo.

38 Plano de negóciosPlanejamento estratégico  Plano de Negócios é construído para sistematizar estudos e informações sobre negócios nascentes e inovadores;  Possui similaridades com o Planejamento Estratégico (Descrição da Empresa, Análise do ambiente externo, Definição das estratégias, Plano Financeiro);  Entretanto, seu foco está na viabilização de empresas ou de negócios nascentes.  Planejamento Estratégico é construído, periodicamente, pelas organizações, para realizar estudo dos ambientes interno e externo e definir as estratégias a serem implementadas;  Deve ser criado a partir do Plano de Negócios a fim de servir como ferramenta de gestão da empresa;  Visa garantir a viabilização das estratégias em todos os níveis (estratégico, tático e operacional).

39 Construindo um PN...

40 Primeiros passos  O Plano de Negócios inicia-se com a descrição da empresa e uma consistente análise interna das competências e da infra- estrutura atual. O que é capa? O que é o sumário? O que é um sumário executivo? Como se faz a descrição da empresa?

41 Plano de negócios Capa - deve conter informações que facilitem a identificação da empresa e do negócio: – Nome da Empresa; – Endereço completo; – Telefone (incluindo DDD); – Endereço eletrônico: site e e-mail; – Logotipo; – Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa (diretor-presidente e principais diretores e/ou sócios); – Mês e ano em que o Plano foi feito; – Número da cópia; – Nome do autor do Plano.

42 Plano de negócios Sumário executivo É um resumo consistente do negócio que está sendo desenvolvido. Ele descreve as informações que o leitor encontrará no restante do documento. O grande objetivo do sumário executivo é criar pré-disposição no leitor para a leitura do restante do documento. Assim, este deverá ser atraente, objetivo, claro e de agradável leitura. Deve, também, conter as principais informações do Plano de Negócios e ser escrito para atingir o público-alvo específico do Plano (investidores, agência de fomento etc.). Sumário Executivo deve ser a última parte a ser escrita do Plano de Negócios, porque isso garante que ele seja completo e sucinto.

43 Plano de negócios Sumário executivo – questões chaves: O quê? Qual o propósito do seu plano?O que você está apresentando?O que é a sua empresa?Qual é seu produto/serviço? Onde? Onde sua empresa está localizada?Onde está seu mercado/clientes?Por quê?Por que você precisa do dinheiro requisitado? Como? Como você empregará o dinheiro na sua empresa?Como está a saúde financeira de seu negócio?Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos 3 anos ou outro período)? Quanto? De quanto dinheiro você necessita?Como se dará o retorno sobre o investimento? Quando? Quando seu negócio foi criado?Quando você precisará dispor do capital requisitado?Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido?

44 Plano de negócios Descrição da empresa:  A descrição da empresa deve ser organizada de forma a apresentar um “retrato”, ou melhor, um resumo da organização, sua história e seu status atual. Veja algumas informações que podem compor a descrição da empresa: – Motivo pelo qual a empresa foi criada; – Visão, Missão – se tiver, caso ainda não tenham sido elaborados, descrever em linhas genéricas; – Produtos e serviços oferecidos; – Modelo de negócios (diferencial); – Composição da equipe gerencial (currículos dos principais executivos); – Estrutura legal (inserir cópia do Contrato Social na seção de Anexos); – Localização e infra-estrutura; – Condições do prédio, aluguel; – Informações sobre os registros internos (contabilidade), infra-estrutura de sistemas de informação; – Seguro – custos; – Segurança; – Terceiros e parceiros.

45 Plano de negócios Descrição da empresa: Ao apresentar o Plano de Negócios para investidores, um aspecto fundamental é a composição da equipe gerencial, o currículo dos principais executivos e o corpo de colaboradores com o qual a empresa irá contar. É válido, também, inserir cópia do Contrato Social e documentos importantes na seção de Anexos. A descrição da empresa deve conter como está constituída a sociedade, quem são os sócios e qual a participação de cada um, em termos de: - dedicação de cada sócio; - descrição do pró-labore, se houver; - responsabilidade financeira, quando houver perda.

46 Plano de negócios Produtos e serviços:  A descrição dos produtos e serviços (a serem oferecidos pelo novo empreendimento) O planejamento do produto/serviço deve ser ao mesmo tempo concebido para atender ao conjunto de necessidades do cliente, possuir um diferencial que o destaque no mercado e oferecer à empresa a condição de ter foco definido.

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48 Produtos e serviços:  A descrição dos Produtos e Serviços deve contemplar: - Produtos e serviços oferecidos pela empresa; - Oferta de um produto, que, muitas vezes, implica possuir serviços vinculados (p. ex.: logística da entrega da pizza, assistência técnica de um equipamento, serviço de atendimento ao consumidor etc.); - Lista dos produtos e serviços futuros; - Forma de obtenção dos suprimentos e seus fornecedores (explicar por que estes foram escolhidos); - Direitos autorais, patentes ou registros de marcas (mencionar e anexar os certificados).

49 Plano de negócios O auxílio do Marketing  O conhecimento do Marketing pode ajudar, significativamente, na fase de definição dos Produtos e Serviços.

50 Produtos e serviços O empreendedor deve compreender que os Produtos, de forma geral, possuem um ciclo de vida. Esse conhecimento é importante no momento da concepção do produto.  Ciclo de vida do produto – 4 fases: Lançamento: grande investimento. Crescimento das vendas é lento e quase não se obtém lucro. Crescimento: inicia-se o aumento da demanda. O produto já foi testado pelos clientes. Verifica-se aumento no lucro. Maturação: a taxa de crescimento das vendas tende a estabilizar, assim como os índices de lucro. Período de investimentos em comunicação para reaquecer as vendas. Declínio: as vendas e os lucros decrescem. Momento de inovar ou retirar o produto do mercado.

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52 ANÁLISE EXTERNA – MERCADOS E COMPETIDORES: MACRO E MICRO AMBIENTE  Fundamental para a solidez do projeto inteiro.  Conhecer o ambiente no qual seu empreendimento irá se estabelecer.  Os estudos sobre o macroambiente dizem respeito à situação econômica, política, legal e social da região na qual o novo empreendimento se estabelecerá.  Os estudos sobre o microambiente contemplam o perfil do consumidor, o mercado concorrente, a carteira de fornecedores, em suma, diz respeito às variáveis que, em alguma medida, podem ser controladas ou influenciadas pela atuação da empresa nascente.

53 ANÁLISE EXTERNA – MERCADOS E COMPETIDORES: MACRO E MICRO AMBIENTE Ferramentas: 1. Macroambiente: estudo de cenários e ameças e oportunidades da análise SWOT. 2. Microambiente: 5 forças de Porter e pontos fortes e pontos fracos da análise SWOT. 5 forças de Porter: cliente, fornecedor, concorrentes, produtos substitutos e novos entrantes.

54 Plano de negócios Marketing: - Definição do produto; - Estratégias para inserção do produto no mercado; - Estudo e detalhamento das características do produto: embalagem, serviços associados, preço, pontos de venda; - Nicho de atuação, segmentação do mercado, escolha do foco; - Tornar o produto único: Atração e Diferenciação.

55 Plano de negócios Estratégia de marketing: Produto, Preço, Distribuição e Comercialização.  Ajudarão a responder as seguintes perguntas: a. Que percentual de mercado a empresa espera alcançar e em quanto tempo? b. Qual o lucro líquido para os três primeiros anos? c. Qual a lucratividade com que se pretende operar? Exemplo: 1. Faturamento mensal de R$ 24.000,00. 2. Lucratividade entre 13% e 17%. 3. Conquista de 12% do mercado de (produto definido) na cidade de Belém.

56 Estratégia de marketing Estratégias de Marketing (ou de produto): os 4 p’s Produto: características físicas, logomarca, embalagem, diferenciais em relação à concorrência. Preço: preço mínimo; preço ideal; margem de contribuição e de lucro. Ponto (distribuição): estratégia de distribuição; canais de distribuição (intensiva, seletiva e exclusiva). Promoção (comunicação): estratégia de promoção (esforço para persuadir os consumidores a comprarem determinado produto ou utilizarem algum serviço).

57 Estratégia de marketing Estratégia de preço: determinação do custo, estudo do preço (concorrência, consumidores) e margem de lucro desejada. Estratégia de distribuição: todas as atividades de transferência do produto do fabricante ao consumidor. Estratégia de comunicação: são exemplos de ações: propaganda, publicidade, venda pessoal, promoção de vendas, merchandising, mala direta e outros.

58 Análise Estratégica Missão Visão Valores Objetivos estratégicos Mapa estratégico Painel estratégico (objetivos, indicadores e metas)

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60 Perspectivas Objetivos Estratégicos Nome do IndicadorDefinição do IndicadorFórmula de Cálculo Unidade de Medida Periodic idade de Coletas Meta FINANÇAS Aumentar a lucratividade Margem Liquida % liquido do Resultado em relação a ROL. Resultado Liquido Monetario/Receita Operacional Liquida %Anual Aumenta r para 27% Ampliar a Receita Bruta Agregação de Valor Analise da Receita Bruta de Vendas Analise vertical da segmentação dos produtos % Semestra l Atingir 92% Expandir as Oportunidades de Receita EBITDA Capacidade Operacional de geração de Riqueza. Resultado Operacional + Deprec.-Juros dos Financ de Inv. – Impostos Faturados %Anual35% CLIENTE Consolidar a MarcaShare of Mind Identificação dos consumidores como marca destaque/preferencial Questionário/Pesquisa%Anual Atingir 90% de da preferên cia Foco no ClienteSatisfação Identificar o percentual de satisfação dos clientes atendidos pela empresa Numero de clientes satisfeitos/ numero total de consumidores atendidos %bimestral100% PROCESSOS INTERNOS Orientação ao ClientePSC Identificar as necessidades dos clientes internos e mensurá-las através de pesquisas de satisfação. Questionário/Pesquisa%mensal Atingir 98% de satisfaçã o Orientação a InovaçãoPlano de sugestões Mensurar as sugestões enviadas pelos colaboradores para melhoria dos processos. Mensuração e analise das sugestões enviadas. %Mensal Garantir 90% de participa ção dos colabora dores APRENDIZADO E CRESCIMENTO Identificar e disseminar Competências alinhadas à estratégia LNT – levantamento das necessidades de Treinamento Identificar o perfil profissional de cada colaborador com e preparar a matriz de habilidades necessárias a atividade. Analise de perfis/total de colaboradores do quadro funcional %anual 90% dos funcionár ios mapeado s Melhorar a satisfação da Forca de Trabalho Global Voices Pesquisa feita pela GPW (great Place to work) com os colaboradores para medir os níveis de satisfação. Numero de colaboradores satisfeitos/total do efetivo %Anual95% PAINEL ESTRAT É GICO

61 Plano de negócios Plano financeiro: Investimento Fixo Depreciação Custos/Despesas Indiretas Custos Diretos Despesas Diretas Formação de Preço Receita Operacional Demonstrativos de Resultados Esperados Ponto de Equilíbrio Investimento Inicial Total Taxa de Remuneração do Capital Prazo de Retorno do Investimento

62 Pensamento do empreendedor: - Não pergunte do que sou capaz. Dei-me a missão. Meu foco é desenvolver negócios a partir de uma metodologia de negócios chamada plano de negócios. Obrigado!!!!


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