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Curso de Administração com Ênfase em Marketing

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Apresentação em tema: "Curso de Administração com Ênfase em Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. M.Sc. Josué Vitor josue@farn.br
Curso de Administração com Ênfase em Marketing Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios Plano de Negócios Prof. M.Sc. Josué Vitor

2 Introdução Escrever um plano de negócios é uma parte fundamental do processo empreendedor Popularizado a partir das empresas de tecnologia e internet no Brasil, na década de 1990 Pode ser adotado tanto para empresas iniciantes (start-ups) quanto para aquelas estabelecidas no mercado Conceito Básico: PLANEJAMENTO Prof. Josué Vitor CDNN –

3 Introdução Uma das principais causas de falência das PME's (Pequenas e Médias Empresas) é a ausência de planejamento dos negócios, tanto no Brasil quanto nos EUA O Plano é um documento vivo Processo de escrever um plano de negócio é de aprendizagem e auto-conhecimento Deve ser constantemente revisado, alterado e modificado: ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico, em função do ambiente interno e externo Monitoramento periódico da situação atual em relação aos número previstos, ou metas, do plano Prof. Josué Vitor CDNN –

4 Definição Ferramenta de gestão destinada a apoiar o empreendedor na atividade de planejar o seu negócio Documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustentam a empresa O PLANO É UMA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO Prof. Josué Vitor CDNN –

5 Definição Devem conter dados reais: pior do que não planejar é planejar erroneamente Não deve focar apenas aspectos financeiros. Nesta parte do plano, deve estar consolidado tudo o que foi definido nas outras partes Deve demonstrar a viabilidade de se atingir uma situação futura, demonstrando como a empresa pretende chegar lá Assemelha-se mais a um guia do que a um manual Prof. Josué Vitor CDNN –

6 Definição O próprio empreendedor deve estar sempre a frente do plano
O conteúdo do plano de negócios deve corresponder ao discurso do empreendedor Investidores não investem em um Plano de Negócios. Investidores investem nas pessoas e na capacidade delas em executar o plano. Usam o documento para entender idéias e coletar informações A qualidade de um plano de negócios decorre da confiabilidade nas informações levantadas Prof. Josué Vitor CDNN –

7 Por que elaborar um Plano de Negócios?
Avaliar todos os aspectos cruciais do negócio Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Monitorar o dia-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário Conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governo, investidores, capitalistas de riscos, etc. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa Prof. Josué Vitor CDNN –

8 Por que elaborar um Plano de Negócios?
Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, investidores, etc.) Possibilidade do empreendedor visualizar o negócio por inteiro e não apenas por partes Identificar e minimizar os riscos do negócio Alinhamento estratégico entre os membros da organização Tradução do feeling de negócios em um documento estruturado, organizado e claro Acompanhamento da evolução da empresa Atrair novos talentos para a equipe. Prof. Josué Vitor CDNN –

9 A quem se destina um Plano de Negócios?
O conteúdo e a forma de apresentar os dados no PN dependem das necessidades do público que irá ler o PN Mantenedores de Incubadoras de Empresas (universidades, governo, etc.), para conceder financiamento a estas; Parceiros, para definição de estratégias em comum; Bancos, para outorgar financiamentos para equipamentos, capital de giro, imóveis, etc.; Prof. Josué Vitor CDNN –

10 A quem se destina um Plano de Negócios?
Investidores, interessados no negócio, como empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimentos, angels, BNDES, etc. Fornecedores, para negociação na compra de mercadorias, formas de pagamentos A própria empresa, para fins de comunicação com os funcionários e gerentes Os clientes, para venda do produto/serviço ou para fins de publicidade Sócios, para convencimento em participar do empreendimento. Prof. Josué Vitor CDNN –

11 Razões apresentadas por alguns para não escrever um Plano de Negócios
“Eu não necessito de um” “Eu tenho um em minha cabeça” “Eu não sei como começar” “Eu não tenho tempo” “Eu não sou bom com os números” “Eu tenho mais do que o suficiente e não preciso disso, pois já tenho sucesso” Prof. Josué Vitor CDNN –

12 Tipos de Planos de Negócios
Completo – Usado quando se pleiteia uma grande quantidade financeira ou na necessidade de apresentar uma visão completa do negócio; Resumido – Usado quando se necessita apresentar informações resumidas, para um investidor, por exemplo; Operacional – Adotado internamente pela empresa para alinhar objetivos estratégicos entre diretores, gerentes e funcionários. Prof. Josué Vitor CDNN –

13 Estrutura de um Plano de Negócio
Capa Sumário Sumário Executivo Planejamento Estratégico Descrição da Empresa Produtos e Serviços Análise de Mercado Plano de Marketing Plano Operacional Plano Financeiro Anexos Prof. Josué Vitor CDNN –


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