A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Samba Como surgiu? Quem foram os seus principais compositores?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Samba Como surgiu? Quem foram os seus principais compositores?"— Transcrição da apresentação:

1 O Samba Como surgiu? Quem foram os seus principais compositores?

2 Donga x Ismael Silva Primeiro samba gravado: Pelo Telefone (1917) Criação coletiva e improvisada durante encontros na casa da Tia Ciata Donga registrou a música como o único compositor Por ser o primeiro samba gravado, tem poucas características do samba moderno Ismael Silva considerava Pelo Telefone um maxixe e Se Você Jurar, de sua autoria, seria o primeiro samba brasileiro

3 Pelo Telefone Ai, ai, ai Viva o nosso carnaval sem rivalSe quem tira o amor dos outros Por deus fosse castigado O mundo estava vazio E o inferno habitadoQueres ou não, sinhô, sinhô Vir pro cordão, sinhô, sinhô É ser folião, sinhô, sinhô De coração, sinhô, sinhô Porque este samba, sinhô, sinhô De arrepiar, sinhô, sinhô Põe perna bamba, sinhô, sinhô Mas faz gozar, sinhô, sinhôQuem for bom de gosto Mostre-se disposto Não procure encosto Tenha o riso posto Faça alegre o rosto Nada de desgostoAi, ai, ai Dança o samba Com calor, meu amor Ai, ai, ai Pois quem dança Não tem dor nem calor

4 Se Você Jurar Se você jurar que me tem amor Eu posso me regenerar Mas se é para fingir, mulher A orgia assim não vou deixar Muito tenho sofrido Por minha lealdade Agora estou sabido Não vou atrás de amizade A minha vida é boa Não tenho em que pensar Por uma coisa à-toa Não vou me regenerar A mulher é um jogo Difícil de acertar E o home como um bobo Não se cansa de jogar O que eu posso fazer É se você jurar Arriscar a perder Ou desta vez então ganhar

5 Pixinguinha (1897-1973) É considerado, muitas vezes, como o maior músico brasileiro Flautista, saxofonista, arranjador e compositor Foi o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil Fez uma turnê na Europa com os 8 Batutas Muitas vezes incompreendido, foi um grande modernizador da linguagem do choro Passou por grandes dificuldades financeiras Principais composições: Carinhoso, Rosa, 1 x 0, Lamentos

6 Carinhoso Meu coração, não sei por quê Bate feliz quando te vê E os meus olhos ficam sorrindo E pelas ruas vão te seguindo, Mas mesmo assim foges de mim.Ah se tu soubesses Como sou tão carinhoso E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor, Eu sei que tu não fugirias mais de mim.Vem, vem, vem, vem, Vem sentir o calor dos lábios meus À procura dos teus. Vem matar essa paixão Que me devora o coração E só assim então serei feliz, Bem feliz Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso E o muito, muito que te quero E como é sincero o meu amor Eu sei que tu não fugirias mais de mimVem, vem, vem, vem Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus Vem matar essa paixão que me devora o coração E só assim então serei feliz Bem feliz

7 Lamentos Morena, tem pena Mas ouve o meu lamento Tento em vão te esquecer Mas, ai, o meu tormento é tanto Que eu vivo em prantos, sou tão infeliz Não há coisa mais triste meu benzinho Que esse chorinho que eu te fiz Sozinho, morena Você nem tem mais pena Ai, meu bem, fiquei tão só Tem dó, tem dó de mim Porque eu estou triste assim por amor de você Não há coisa mais linda neste mundo Que o meu carinho por você

8 Rosa Tu és divina e graciosa Estátua majestosa do amor Por Deus esculturada E formada com ardor Da alma da mais linda flor De mais ativo olor Que na vida é preferida pelo beija- flor Se Deus me fora tão clemente Aqui nesse ambiente de luz Formada numa tela deslumbrante e bela Teu coração junto ao meu lanceado Pregado e crucificado sobre a rósea cruz Do arfante peito teu Tu és a forma ideal Estátua magistral. Em sândalos olentes cheios de sabor Em vozes tão dolentes como um sonho em flor És láctea estrela És mãe da realeza És tudo enfim que tem de belo Em todo resplendor da santa natureza Perdão se ouso confessar-te Eu hei de sempre amar-te Oh flor meu peito não resiste Oh meu Deus o quanto é triste A incerteza de um amor Que mais me faz penar em esperar Em conduzir-te um dia Ao pé do altar Jurar, aos pés do onipotente Em preces comoventes de dor E receber a unção da tua gratidão Depois de remir meus desejos Em nuvens de beijos Hei de envolver-te até meu padecer De todo fenecer

9 Cartola (1908-1980) Fundou a escola de samba Estação Primeira de Mangueira Gravou o seu primeiro disco aos 66 anos de idade Apesar de nunca ter estudado música formalmente, suas composições eram sofisticadas Após ser 8 vezes vice-campeão foi substituído e esquecido Principais composições: As rosas não falam, O Mundo é um Moinho, Alvorada, O Sol Nascerá

10 As rosas não falam Bate outra vez Com esperanças o meu coração Pois já vai terminando o verão EnfimVolto ao jardim Com a certeza que devo chorar Pois bem sei que não queres voltar Para mim Queixo-me às rosas Mas que bobagem As rosas não falam Simplesmente as rosas exalam O perfume que roubam de ti, ai Devias vir Para ver os meus olhos tristonhos E, quem sabe, sonhavas meus sonhos Por fim

11 O Mundo é um moinho Ainda é cedo, amor Mal começaste a conhecer a vida Já anuncias a hora de partida Sem saber mesmo o rumo que irás tomar Preste atenção, querida Embora eu saiba que estás resolvida Em cada esquina cai um pouco a tua vida Em pouco tempo não serás mais o que és Ouça-me bem, amor Preste atenção, o mundo é um moinho Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho Vai reduzir as ilusões a pó Preste atenção, querida De cada amor tu herdarás só o cinismo Quando notares estás à beira do abismo Abismo que cavaste com os teus pés

12 Alvorada Alvorada lá no morro Que beleza Ninguém chora Não há tristeza Ninguém sente dissabor O sol colorindo é tão lindo É tão lindo E a natureza sorrindo Tingindo, tingindo A alvorada... Você também me lembra a alvorada Quando chega iluminando Meus caminhos tão sem vida E o que me resta é bem pouco Ou quase nada, do que ir assim, vagando Nesta estrada perdida

13 O Sol Nascerá A sorrir Eu pretendo levar a vida Pois chorando Eu vi a mocidade Perdida Finda a tempestade O sol nascerá Finda esta saudade Hei de ter outro alguém para amar A sorrir Eu pretendo levar a vida Pois chorando Eu vi a mocidade Perdida

14 Cordas de Aço Ah, essas cordas de aço Este minúsculo braço Do violão que os dedos meus acariciam Ah, este bojo perfeito Que trago junto ao meu peito Só você violão Compreende porque perdi toda alegria E no entanto meu pinho Pode crer, eu adivinho Aquela mulher Até hoje está nos esperando Solte o teu som da madeira Eu você e a companheira Na madrugada iremos pra casa Cantando...

15 Noel Rosa Apesar de sua morte precoce aos 27 anos compôs mais de 200 músicas Pertencia a classe média e frequentou os morros da cidade para ter aulas com os maiores compositores de samba, inclusive Cartola Suas letras são uma novidade na música brasileira, se aproximando do projeto modernista de poesia Foi um inovador, não só nas temáticas de suas músicas, como também na sua maneira de cantar Principais composições: Conversa de Botequim, Feitio de Oração, Um gago apaixonado, Com que roupa?, Não tem tradução

16 Conversa de Botequim Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa Uma boa média que não seja requentada Um pão bem quente com manteiga à beça Um guardanapo e um copo d'água bem gelada Feche a porta da direita com muito cuidado Que não estou disposto a ficar exposto ao sol Vá perguntar ao seu freguês do lado Qual foi o resultado do futebol Se você ficar limpando a mesa Não me levanto nem pago a despesa Vá pedir ao seu patrão Uma caneta, um tinteiro Um envelope e um cartão Não se esqueça de me dar palitos E um cigarro pra espantar mosquitos Vá dizer ao charuteiro Que me empreste umas revistas Um isqueiro e um cinzeiro

17 Um gago apaixonado Mu-mu-mulher, em mim fi- fizeste um estrago Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago Não po-posso com a cru- crueldade da saudade Que que mal-maldade, vi-vivo sem afagoTem tem pe-pena deste mo-moribundo Que que já virou va-va-va-va-ga- gabundo Só só só só por ter so-so-sofri-frido Tu tu tu tu tu tu tu tu Tu tens um co- coração fi-fi-fingido Mu-mu-mulher, em mim fi- fizeste um estrago Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago Não po-posso com a cru- crueldade da saudade Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago Teu teu co-coração me entregaste De-de-pois-pois de mim tu to-toma-maste Tu-tua falsi-si-sidade é pro- profunda Tu tu tu tu tu tu tu tu Tu vais fi-fi-ficar corcunda!

18 Feitio de Oração Quem acha vive se perdendo Por isso agora eu vou me defendendo Da dor tão cruel desta saudade Que, por infelicidade, Meu pobre peito invade Batuque é um privilégio Ninguém aprende samba no colégio Sambar é chorar de alegria É sorrir de nostalgia Dentro da melodia Por isso agora lá na Penha Vou mandar minha morena Pra cantar com satisfação E com harmonia Esta triste melodia Que é meu samba em feito de oração O samba na realidade não vem do morro Nem lá da cidade E quem suportar uma paixão Sentirá que o samba então Nasce do coração.

19 Não tem tradução O cinema falado é o grande culpado da transformação Dessa gente que sente que um barracão prende mais que o xadrez Lá no morro, seu eu fizer uma falseta A Risoleta desiste logo do francês e do Inglês A gíria que o nosso morro criou Bem cedo a cidade aceitou e usou Mais tarde o malandro deixou de sambar, dando pinote Na gafieira dançar o Fox-Trote Essa gente hoje em dia que tem a mania da exibição Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês Tudo aquilo que o malandro pronuncia Com voz macia é brasileiro, já passou de português Amor lá no morro é amor pra chuchu As rimas do samba não são I love you E esse negócio de alô, alô boy e alô Johnny Só pode ser conversa de telefone..


Carregar ppt "O Samba Como surgiu? Quem foram os seus principais compositores?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google