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Universalização Berthier Corrêa Ribeiro Yuri Scharth 1.

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Apresentação em tema: "Universalização Berthier Corrêa Ribeiro Yuri Scharth 1."— Transcrição da apresentação:

1 Universalização Berthier Corrêa Ribeiro Yuri Scharth 1

2 Índice Seviço universal nas LDCs. Críticas a univesalização. Univesalização da Telecomunicação. Univesalização da Energia. 2

3 Bogari Capital - Rua Jardim Botânico, 674/523 - Rio de Janeiro 21 2249 1500 Fundamentos do serviço universal Preços SubsídiosRedistribuição de riquezaPlanejamento regional

4 Como modelar a regulação? 4

5 Modelo: regulação ótima sobre descriminação de preços 5

6 6

7 7

8 Max... Equações Levando em consideração que S” é grande o suficiente, então sobre informação completa e discriminação de preços temos que o preço segue a regra de Ramsey. O tamanho ótimo do serviço implementado é encontrado quando o custo marginal social é igual ao ganho marginal do serviço implementado. Dessa forma temos que:. 8

9 Modelo : regulação ótima sobre descriminação de preços 9

10 10

11 Modelo : regulação ótima sobre descriminação de preços 11 Distorce o preço e o tamanho do serviço provido. Assimetria de informação Preços Maiores Menor o tamamnho do serviço universalizado

12 Regulação ótima sobre preço uniforme  Sobre informação simétrica: Redução do preço do serviço universalizado. - Custo marginal médio. - Preço maior na área de baixo cuto e preço maior para a área de alto cuto  Sobre informação assimétrica: 12

13 Serviço universal sob conluio 13

14 Modelo  Teorema de Atkinson-Stiglitz - Hipóteses Os consumidores possuem diferentes habilidades para ganhar dinheiro. Não há externalidades causadas pelo consumo. As preferências dos consumidores são separadas entre o o número de horas que os próprios trabalham e a quantidade de bens e serviços que consomem. O rendimento dos consumidores são variáveis. Não há restrição sobre o imposto de renda. 14

15 Modelo 15

16 Modelo 16

17 Modelo 17

18 Modelo 18

19 Modelo 19

20 Conclusão Melhor maneira de redistribuir renda é fazendo a taxação progressiva embora desincentive os mais capacitado trabalharem. O consumo de bens e serviços devem ser taxados uniformemente com uma taxa igual a igual a zero. As firmas não devem distorcer seus preços. As firmas devem vender todos seus serviços com um preço igual ao seu custo marginal. 20

21 Argumentos a favor da taxação indireta 21

22 Argumentos a favor da taxação indireta -Não há custo fixo, dessa forma o custo marginal é igual ao preço de ramsey. -V : preço pago para continuar a ser assinante do serviço oferecido. Esse é suficientemente grande, dessa forma estimulando o consumidor a pagar a conta se tiver dinheiro disponível. -Se o consumidor indigente possui recursos para pagar c1, com probabilidade y ele terá recursos para pagar c2. -Custo marginal do consumidor indigente não contabiliza a flexibilidade de contratos, diferentemente do custo marginal do consumidor com necessidades médias, no qual a flexibilidade é incluiídada no preço do contrato. -Levando em consideração as proposições acima listadas, temos que: Data 1 Data 2 22 Escolha do contratoO consumidor aprende sua demanda (alta ou baixa) Escolha do nível de consumo Renda descberta(indigentes tem probabilidade y de não serem capazes de pagar c2, então pagam por c1. Desligamento so serviço?

23 Argumentos a favor da taxação indireta 23

24 Bibliografia Laffont, Jean Jacques (2005), ‘Regulation and development’. Jean Jacques Laffont e Jean Tirole (2000), ‘Competition in Telecommunications’. 24


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