A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características das estruturas do mercado da EE. Posse e gestão governamental Empresa pública Empresa privada Contratos de aquisição (longo prazo) Acesso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características das estruturas do mercado da EE. Posse e gestão governamental Empresa pública Empresa privada Contratos de aquisição (longo prazo) Acesso."— Transcrição da apresentação:

1 Características das estruturas do mercado da EE

2 Posse e gestão governamental Empresa pública Empresa privada Contratos de aquisição (longo prazo) Acesso livre às redes de transporte e aos mercados Acesso livre às redes de distribuição Modelo 1 Monopólio Modelo 2 Agente comercial Modelo 3 Competição grossista Modelo 4 Compet. retalhista Características da transição

3 Requisitos das transacções Contratos na base de previsões –necessário resolver desajustes com a prática Necessidades de medição de trânsitos e fluxos nos pontos de injecção e consumo Preços influenciam decisões quanto à localização e ao despacho de centrais

4 Tipos de eficiência económica Investimento e produção –investimento, manutenção, encerramento, combustível, tecnologia, localização, tempo Utilização ( função dos preços ) Alocação –preços função do custo marginal, produção garantida pelos grupos mais económicos, abastecimento garantido a quem o valoriza mais

5 Metas sociais - identificação Relacionadas com a produção –obrigação de abastecimento –garantia de diversidade de fontes de energia primária –impactos ambientais Outras –tarifas geograficamente uniformes –discriminação positiva dos baixos rendimentos –electrificação rural –programas de eficiência energética (DSM)

6 Metas sociais - implicações necessidade de praticar preços acima dos ditados estritamente pelo mercado –dificuldade crescente com o grau de liberalização –possibilidade de regulação da colecta –necessidade de subsidiar a produção renovável

7 Custos ociosos Custos não recuperáveis em ambiente liberalizado –transição pode manter consumidores cativos o tempo suficiente...

8 Modelo 1 acesso às redes (import/export) eficiência (desligar preços dos custos) metas sociais –indústria colectora de impostos ? custos ociosos –algum exagero de remuneração ? –contrapartida da obrigação de abastecer acompanhamento do progresso tecnológico ou da alteração de preços da en. primária economias de escala

9 Modelo 2 comprador único pode discriminar entre geradores CAE têm duas componentes: –fixa, relativa à disponibilidade (recuperação de investimento) –variável, relativa à energia produzida (origem da nova ordem de mérito) –penalidades por não disponibilidade tarifas "por grosso" de longo prazo, reguladas

10 Modelo 2 expansão e gestão: concurso ou leilão de ofertas comprador único independente (não discriminação) metas sociais –mesmo na produção, comprador único pode escolher critérios específicos para os concursos custos ociosos –ainda há cativos pressões de abertura (nem sempre para maior eficiência)

11 Modelo 3 obrigação de abastecer fica na comercialização operador de sistema –manter tensão e frequência estáveis mercado de preços "spot" preços de transporte baseados nos custos marginais de transporte contratos bilaterais liberdade de entrar e sair

12 Modelo 3 separação de funções ao nível da rede de transporte –despacho (independente das transacções) –transporte (operador de sistema) –operador de mercado (acertos de contas) distribuidor ligado a produtor ? novos produtores só se for compensador –custos fixos e variáveis –flexibilidade de transacções, mesmo entre produtores

13 Modelo 3 metas sociais –só com subsídios –ou com base nos consumidores cativos o que deve ser considerado um distribuidor ? –problema de definição (discriminação) custos mais elevados das transacções custos ociosos

14 Modelo 4 - Traços gerais comercialização - função nova operador de rede efectua acertos de contas pool faz encontros entre ofertas de compra e de venda pool determina preços spot pool recolhe o pagamento dos comercializadores e entrega-o aos produtores

15 Modelo 4 - Traços gerais não há consumidores cativos comercialização tem margem estreita e risco elevado

16 Modelo 4 - Distribuição e comercialização importância da separação de funções –no entanto, o que fazer quanto à qualidade de serviço? problema do consumidor "indesejável" –ausência de obrigação de abastecer –como assegurar tratamento não discriminatório?

17 Modelo 4 - Eficiência Embora... custos elevados associados à complexidade das transacções regime de monopólio tem muitos casos com: –serviço eficaz –serviço fiável –baixo custo

18 Modelo 4 - Eficiência Todavia evolução tecnológica abre oportunidades de maior eficiência possível eliminação de factores de "ineficiência" tais como: –favorecimento de actores económicos locais –metas sociais –burocracia

19 Modelo 4 - Metas sociais estímulo a formas de produção alternativas só viável: –com subsídios –com taxas específicas DSM, actividades de I&D: –só com taxas obrigatórias (non by-passable levies)

20 Modelo 4 - custos ociosos possíveis efeitos de dois sinais –ganhos elevados –perdas elevadas difícil de resolver pela regulação


Carregar ppt "Características das estruturas do mercado da EE. Posse e gestão governamental Empresa pública Empresa privada Contratos de aquisição (longo prazo) Acesso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google