A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COSMOLOGIA Em Cosmologia chamamos de Universo o espaço com a matéria e energia que o formam. A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COSMOLOGIA Em Cosmologia chamamos de Universo o espaço com a matéria e energia que o formam. A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução do."— Transcrição da apresentação:

1 COSMOLOGIA Em Cosmologia chamamos de Universo o espaço com a matéria e energia que o formam. A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução do Universo ou de partes componentes deste, tal como um sistema planetário.

2 Um Pouco de História. Cláudio Ptolomeu (100 – 170), propõe um sistema planetário geocêntrico, A Lua e o Sol descreveriam órbitas circulares em torno da Terra. Quanto aos demais planetas, cada um descreveria órbitas circulares em torno de um centro que, por sua vez, descrevia uma órbita em torno da Terra.

3 Nicolau Copérnico (1473 – 1543), propôs ser o Sol o centro do Universo (por isso seu sistema planetário e dito heliocêntrico) Os seis planetas então conhecidos, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, nessa ordem, descrevia órbitas circulares em torno do Sol.

4 Hoje sabemos que o sistema solar é constituído de oito planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno) e também de planetas anões (Plutão e ) que, nessa ordem, descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol.

5 ESTUDO DOS ASTROS o Os astros que produzem luz própria chamamos de luminosos. Ex.: Estrelas, nebulosas. o Aqueles que não possuem luz própria são denominados de iluminados. Ex.: Planetas, satélites, asteróides e os meteoritos. o Os astros do Universo são bastantes variáveis quanto ao brilho, tamanho, cor e magnitude.

6 Galáxias. Os astros do Universo são reunidos em grandes grupos aos quais denominamos de Galáxias.

7 Estrelas São Corpos gasosos de luz própria. Embora pareçam iguais, há inúmeras e consideráveis diferenças entre estes “pontos cintilantes”, quanto à cor, brilho, idade, em função da massa ideal e de sua evolução.

8 Constelações São agrupamentos aparentes de estrelas.  Zodiacais (visíveis na faixa equatorial);  Austrais (visíveis no Hemisfério celeste Sul);  Boreais (visíveis no Hemisfério celeste Norte).

9 Cometas Os cometas são corpos iluminados que apresentam constituição parecida com as das estrelas, embora suas dimensões sejam bem menores. Apresentam três partes distintas: Núcleo, formado por material sólido; Coma ou cabeleira, constituído de gases que envolvem o núcleo; Cauda, também constituída de gases.

10 Sistema Solar No universo, as forças gravitacionais são responsáveis pelo agrupamento de estrelas e planetas. São os sistemas planetários. Nosso sistema planetário é chamado de sistema solar e consiste em planetas com suas luas, cometas, asteróides, todos orbitando a estrela que chamamos de Sol.

11 Planetas São astros iluminados que orbitam em torno do Sol, na qual recebem energia e são em numero de oito. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão passou a categoria de planeta anão.

12 Algumas característica importantes dos planetas: Mercúrio É o segundo menor planeta Planeta mais próximo do Sol translação em 88 dias. A superfície semelhante à da Lua Grande quantidade de crateras Não possui satélites mitologia grega: deus mensageiro e também símbolo do comercio.

13 Vênus É um planeta rochoso Menor que a Terra Estrutura interna é muito semelhante à do nosso planeta Depois do Sol e da Lua, é o astro mais brilhante no céu É chamado de Estrela D’Alva Mais quente do Sistema Solar Possui atmosfera e nuvens de acido sulfúrico. Mitologia grega: símbolo da beleza feminina

14 Terra É o terceiro planeta em distancia a partir do Sol. Único planeta onde existe água em estado liquido, ar e vida. É um planeta rochoso. Possui um satélite natural, a Lua. Sete décimos de sua superfície são ocupados por água.

15 Marte Planeta rochoso e vermelho. Presença de óxido de ferro (ferrugem) em seu solo. Maior vulcão extinto: o Monte Olimpo, que tem 600 km de diâmetro e 25 km de altitude Possui dois pequenos satélites: (Fobos e Deimos). Atmosfera de dióxido de carbono. Mitologia grega: designação do deus da guerra.

16 Júpiter Maior planeta do Sistema Solar Os quatro maiores satélites – Io, Europa, Ganimedes e Calixto Diâmetro equatorial de 142 mil quilômetros. Volume de 1.300 Terras A grande mancha vermelha tem cerca de 48 mil quilômetros de largura Segundo a mitologia greco- romana era o principal deus

17 Saturno Sexto planeta Segundo maior do Sistema Solar. Centenas de anéis formados por gelo e partículas sólidas girando ao seu redor. Titã, o maior satélite do Sistema Solar. Na mitologia greco- romana, Saturno era o pai dos deuses.

18 Urano Formado de uma densa mistura de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo sólido. O metano existente em sua atmosfera dá uma coloração azul-esverdeada ao planeta. Rodeado por onze anéis de rochas e faixas de poeira. Tem quinze luas - Miranda, Umbriel, Ariel, Titânia e Oberon são as principais. Mitologia grega, é o senhor dos deuses.

19 Netuno Gigante de gás. Constituído por um núcleo rochoso rodeado por uma mistura de líquidos e gases. Atmosfera, composta de hidrogênio, metano e amoníaco, apresenta coloração azulada. Dois satélites: Tritão e Nereida. Mitologia grega, Netuno é o deus dos mares.

20 A União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não é mais um planeta, e, sim, um planeta anão. Além de bastante menor do que os planetas tradicionais, tem um movimento diferente dos demais. Plutão não atende aos novos requisito estabelecidos para os planetas. Plutão

21 Asteróides. São astros menores que Plutão Também chamados planetóides. Giram em torno do Sol. Estão entre as órbitas de Marte e Júpiter. Duas hipóteses:restos de um planeta desintegrado ou nunca chegaram a formar um planeta. Já foram catalogados 1.700 O maior tem 770 km de diâmetro

22 Curiosidade: “Medidas Astronômicas” UA: Unidade astronômica = distancia média entre o Sol e a Terra = 150.000.000 km ANO-LUZ: Distância que a luz percorre, durante um ano, com velocidade de 300.000 km por segundo  9,5 trilhões de km. PARSEC: Abreviatura de paralaxe por segundo = medir distâncias interestelares. 1 parsec = 3,26 anos-luz

23 A Lua É o único satélite natural da Terra. 384.400 km de distancia da Terra. Maior distância Terra-Lua (421.700 km) - apogeu e a menor (353.700 km) - perigeu. O volume de 49 vezes menor que o da Terra e seu raio de 1.740 km - equivalente a ¼ do raio terrestre. Gravidade equivalente a 1/6 da gravidade terrestre. Desprovida de atmosfera e água. Possui temperaturas variadas entre o dia e a noite, chegando a 100°C ao meio-dia e – 150°C à meia noite.

24 Apresenta diversas formas de relevo. Planícies conhecidas por mares. Montanhas isoladas, constituindo crateras, denominadas “circus”. A Lua realiza vários tipos de movimentos, destacando-se quatro: Rotação – em torno de seu eixo imaginário, duração de 27 dias, 7 horas e 43 minutos. Revolução – em torno da Terra, duração de 27 dias, 7 horas e 43 minutos que ocasiona as fases lunares.

25 Translação – em torno do Sol, duração de 365 dias e 6 horas aproximadamente. Libração – é o balanceamento do eixo lunar, devido à atração exercida pela Terra, daí temos o perigeu e o apogeu.

26 Lua Nova - está no céu durante o dia, nasce por volta das 6 horas e se põe em torno de 18 horas. Está na direção do Sol. Lua Quarto Crescente ou Lua de Primeiro Quarto - está a Este do Sol que ilumina a metade Oeste da face lunar voltada para a Terra. A Lua nasce por volta do meio-dia e se põe acontece em torno da meia-noite. Lua Cheia - está no céu durante a noite toda, e podemos vê-la como um disco todo iluminado pelo Sol. A Lua nasce por volta das 18 horas e se põe em torno das 6 horas do dia seguinte.

27 Lua Quarto Minguante ou Lua de Último Quarto - a Oeste do Sol e ilumina sua metade Este. A Lua nasce em torno de meia-noite e seu ocaso acontece por volta do meio-dia. O intervalo de tempo entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9s (cerca de 29,5 dias). Essa é a duração do mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.

28 A lua nova acontece quando a Lua está entre a Terra e o Sol, e a face voltada para a Terra está totalmente escura. No quarto Crescente a posição da Lua e da Terra é perpendicular a do Sol metade leste do disco é iluminado. A fase Cheia da lua ocorre quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. No quarto Minguante apenas meio disco Oeste da Lua recebe a luz solar.

29 Mês sinódico Devido a translação da Terra em torno do Sol A lua apresenta dois períodos de translação em torno da Terra: o mês sinódico (lunação – fases da lua – 29,5 dias) e o mês sideral (em relação a estrela – 27,32 dias)

30 A Terra no Espaço. Transformações da natureza – conseqüências para a qualidade de vida neste planeta. Forma arredondada, mas não é uma esfera perfeita. No Equador, o diâmetro é de 12.756 km. Na altura dos pólos, é de 12.713km. O perímetro da Terra, isto é, a circunferência no Equador é de 40.075 km e nos pólos é de 39.940 km.

31 Formato arredondado chamado de geóide. Podemos também considera-lo um elipsóide de rotação. Possui vários movimentos, pois faz parte do equilíbrio dinâmico. No total são 14, apenas dois nos interessam mais : Rotação e Translação. Devido ao movimento de translação, a distancia Terra-Sol é variável durante o ano.

32 Em julho: maior distância Terra-Sol – 152.000.000 km (AFÉLIO) Em janeiro: menor distância Terra-Sol – 147.000.000 km (PERIÉLIO). A Terra em seu movimento de Translação apresenta inclinação em 23°27’30’’ em relação ao plano de órbita. Esta inclinação denomina-se Obliqüidade da Eclíptica, que associada ao movimento de Translação da Terra, dá origem às Estações do Ano.

33 Estações do Ano Com a inclinação do seu eixo e o movimento de Translação a Terra ocupa durante o ano, diferentes posições em relação ao Sol dando origem as quatro Estações que são os Solstícios e Equinócios. Solstícios representam as épocas do ano em que os Pólos da Terra se encontram mais próximos ou mais distantes do Sol. Os Equinócios são as épocas do ano em que os Pólos são igualmente iluminados pelo Sol.

34 21 de março Equinócio Outono Primavera Inverno Verão 21 de Junho Solstício 23 de Setembro Equinócio Primavera Outono 21 de Dezembro Solstício Verão Inverno

35 Estudo do Universo e sua Origem – Teoria do Big Bang. Em meados do século XX, a teoria do Big Bang tornou-se a mais coerente explicação da evolução e origem do Universo. Pela teoria do Big Bang, toda matéria estava concentrada em um ponto quando ocorreu uma explosão.

36 As partículas que no instante seguinte ao da explosão estavam em equilíbrio começaram a se juntar, formando os elementos mais leves, hidrogênio e hélio. Estes gases se recombinaram com as partículas livres, originando elementos mais pesados e aglomerados de matéria.

37 Tais aglomerações de matéria são as galáxias e os corpos celestes que existem hoje. Baseia-se em dois pressupostos: A Teoria da Relatividade de Einsten que explica corretamente e interação gravitacional da matéria; O Principio Cosmológico, segundo o qual o Universo independe da direção para a qual se olhe ou da localização do observador.


Carregar ppt "COSMOLOGIA Em Cosmologia chamamos de Universo o espaço com a matéria e energia que o formam. A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google