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Períodos Musicais na Idade Moderna
Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
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Características do Renascimento séc. XV - XVI
Início da Idade Moderna Itália foi o berço do Renascimento, depois se espalhou para a Europa Humanismo e antropocentrismo Valorização da cultura grega Grande desenvolvimento da arte e da ciência Conquistas marítimas e comerciais Arte financiada principalmente por mecenas Invenção da prensa móvel (Gutenberg) por volta de 1450 Diminui-se o analfabetismo na Europa Os artistas se tornam importantes personalidades
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Música Renascentista Música contrapontística
Vocal e com pouco uso de acompanhamento, valorização da palavra Aos poucos, os compositores se tornaram grandes personalidades A partir do encontro das vozes surgem os primeiros acordes Utilização das escalas gregas inicialmente e início da construção do sistema tonal Principal instrumento: órgão Apesar da pintura abordar não somente temas religiosos, a música permanece principalmente ligada a Igreja Principais compositores: Josquin Desprez, Carlo Gesualdo, Palestrina e William Byrd
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Pintura Renascentista
Invenção da perspectiva Utilização de temas da mitologia grega e romana Utilização de estudos científicos: Anatomia Humana, Botânica, Matemática e proporções Principais Artistas: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli A arte está interessada no que se vê, não no que se sabe
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Michelangelo Pietá Capela Sistina
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Botticelli O Nascimento de Vênus Primavera
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Rafael Escola de Atenas Madona de Prado
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Leonardo da Vinci Homem Vitruviano e estudos de anatomia Monalisa
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Características do Barroco sec. XVII
O Barroco é uma consequência da Contra-Reforma Principal região: Países Baixos (pintura) e Alemanha (música) Contrastes: Espiritualidade e racionalismo Barroco quer dizer: irregular, exagerado, deformado Expressa o sofrimento humano Todos os elementos estão ligados ao todo
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Música Barroca A partir dos primeiros acordes renascentistas é criado o estudo de harmonia. Seleciona-se apenas duas escalas gregas e cria-se o modo maior e menor Teoria dos afetos: cada música desenvolve apenas um afeto (sentimento, estado de espírito) Começa a se desenvolver a música orquestral Construções musicais complexas Músicos trabalhando principalmente em Igrejas e Palácios Polifonia entre voz e instrumento Instrumentos utilizados: órgão e cravo Menor movimentação das vozes Movimentação contínua (Moto Contínuo) Principais compositores: Bach, Vivaldi, Handel e Purcell
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Pintura no Barroco Técnica do claro e escuro
Sugestão de movimento nas imagens Volta de temas religiosos Arte didática religiosa, cenas do cotidiano e retratos Principais pintores: Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velázquez e Vermeer
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Caravaggio A vocação de São Mateus São Mateus e o anjo
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Rubens Davi na cova dos leões Helena Fourment
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Rembrandt O Sacrifício de Isaac Auto retrato
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Velazquez Três músicos As meninas
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Vermeer Estúdio do artista Mulher vestida de azul lendo uma carta
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Características do Classicismo séc. XVIII
Principais países: França (pintura) e Alemanha (música) Relacionado aos valores da Revolução Francesa O artista busca cada vez maior autonomia mas ainda dependente da aristocracia Estilo mais leve que o Barroco
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Música Clássica Desenvolvimento formal e estrutural: Forma Sonata, será a base da Sinfonia Menos contrapontística, com prioridade na melodia Numa mesma obra musical convivem diferentes afetos (basicamente dois) Mais leve e nobre (no início) Principais compositores: Haydn, Mozart e Beethoven
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Pintura neoclássica Menos detalhes, menos tensão e mais equilíbrio
Assuntos relacionados à Aristocracia Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-romanos Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes Principais pintores: Jacques Louis David e Jean Auguste Dominique Ingres
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Jacques Louis David Consagração do Imperador Napoleão
O Juramento dos Horácios
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Jean Ingres Napoleão entronizado O Sonho de Ossian
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Características do Romantismo
Principal país: Alemanha, aos poucos se espalhou para outros países Movimento exclusivo da música e da literatura Artistas inspirados no movimento Tempestade e Ímpeto, iniciados por Goethe e Schiller Artistas solitários se afastando da arte aristocrática Busca cada vez mais intensa de autonomia
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Música Romântica Desenvolvimento de todas as novidades musicais de outros períodos (polifonia, harmonia e forma) ao extremo Orquestras cada vez maiores (chegando a 150 músicos) Muitos contrastes na mesma obra Alguns artistas românticos são considerados os primeiros “pop-stars”, surge a designação de “gênios” para os músicos Desenvolvimento do nacionalismo musical, aproximando o folclore da música clássica O fim do romantismo é considerado o fim do sistema tonal e início da música de vanguarda
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Pintura “Romântica” Alguns pintores do fim do período neoclássico podem ser considerados românticos Pinturas sem contornos Pinturas expressando solidão Valorização das cores, luz e brilho Reação ao equilíbrio clássico Principais artistas: Willian Turner e Caspar David Friedrich
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Caspar David Friedrich
Manhã em Reisengebirge O Peregrino sobre o mar de névoas
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Willian Turner O Incêndio no Parlamento Erupção do Vesúvio
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Salvador Dali
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Wassily Kandinsky
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