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Períodos Musicais na Idade Moderna

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Apresentação em tema: "Períodos Musicais na Idade Moderna"— Transcrição da apresentação:

1 Períodos Musicais na Idade Moderna
Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?

2 Características do Renascimento séc. XV - XVI
Início da Idade Moderna Itália foi o berço do Renascimento, depois se espalhou para a Europa Humanismo e antropocentrismo Valorização da cultura grega Grande desenvolvimento da arte e da ciência Conquistas marítimas e comerciais Arte financiada principalmente por mecenas Invenção da prensa móvel (Gutenberg) por volta de 1450 Diminui-se o analfabetismo na Europa Os artistas se tornam importantes personalidades

3 Música Renascentista Música contrapontística
Vocal e com pouco uso de acompanhamento, valorização da palavra Aos poucos, os compositores se tornaram grandes personalidades A partir do encontro das vozes surgem os primeiros acordes Utilização das escalas gregas inicialmente e início da construção do sistema tonal Principal instrumento: órgão Apesar da pintura abordar não somente temas religiosos, a música permanece principalmente ligada a Igreja Principais compositores: Josquin Desprez, Carlo Gesualdo, Palestrina e William Byrd

4 Pintura Renascentista
Invenção da perspectiva Utilização de temas da mitologia grega e romana Utilização de estudos científicos: Anatomia Humana, Botânica, Matemática e proporções Principais Artistas: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli A arte está interessada no que se vê, não no que se sabe

5 Michelangelo Pietá Capela Sistina

6 Botticelli O Nascimento de Vênus Primavera

7 Rafael Escola de Atenas Madona de Prado

8 Leonardo da Vinci Homem Vitruviano e estudos de anatomia Monalisa

9 Características do Barroco sec. XVII
O Barroco é uma consequência da Contra-Reforma Principal região: Países Baixos (pintura) e Alemanha (música) Contrastes: Espiritualidade e racionalismo Barroco quer dizer: irregular, exagerado, deformado Expressa o sofrimento humano Todos os elementos estão ligados ao todo

10 Música Barroca A partir dos primeiros acordes renascentistas é criado o estudo de harmonia. Seleciona-se apenas duas escalas gregas e cria-se o modo maior e menor Teoria dos afetos: cada música desenvolve apenas um afeto (sentimento, estado de espírito) Começa a se desenvolver a música orquestral Construções musicais complexas Músicos trabalhando principalmente em Igrejas e Palácios Polifonia entre voz e instrumento Instrumentos utilizados: órgão e cravo Menor movimentação das vozes Movimentação contínua (Moto Contínuo) Principais compositores: Bach, Vivaldi, Handel e Purcell

11 Pintura no Barroco Técnica do claro e escuro
Sugestão de movimento nas imagens Volta de temas religiosos Arte didática religiosa, cenas do cotidiano e retratos Principais pintores: Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velázquez e Vermeer

12 Caravaggio A vocação de São Mateus São Mateus e o anjo

13 Rubens Davi na cova dos leões Helena Fourment

14 Rembrandt O Sacrifício de Isaac Auto retrato

15 Velazquez Três músicos As meninas

16 Vermeer Estúdio do artista Mulher vestida de azul lendo uma carta

17 Características do Classicismo séc. XVIII
Principais países: França (pintura) e Alemanha (música) Relacionado aos valores da Revolução Francesa O artista busca cada vez maior autonomia mas ainda dependente da aristocracia Estilo mais leve que o Barroco

18 Música Clássica Desenvolvimento formal e estrutural: Forma Sonata, será a base da Sinfonia Menos contrapontística, com prioridade na melodia Numa mesma obra musical convivem diferentes afetos (basicamente dois) Mais leve e nobre (no início) Principais compositores: Haydn, Mozart e Beethoven

19 Pintura neoclássica Menos detalhes, menos tensão e mais equilíbrio
Assuntos relacionados à Aristocracia Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-romanos Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes Principais pintores: Jacques Louis David e Jean Auguste Dominique Ingres

20 Jacques Louis David Consagração do Imperador Napoleão
O Juramento dos Horácios

21 Jean Ingres Napoleão entronizado O Sonho de Ossian

22 Características do Romantismo
Principal país: Alemanha, aos poucos se espalhou para outros países Movimento exclusivo da música e da literatura Artistas inspirados no movimento Tempestade e Ímpeto, iniciados por Goethe e Schiller Artistas solitários se afastando da arte aristocrática Busca cada vez mais intensa de autonomia

23 Música Romântica Desenvolvimento de todas as novidades musicais de outros períodos (polifonia, harmonia e forma) ao extremo Orquestras cada vez maiores (chegando a 150 músicos) Muitos contrastes na mesma obra Alguns artistas românticos são considerados os primeiros “pop-stars”, surge a designação de “gênios” para os músicos Desenvolvimento do nacionalismo musical, aproximando o folclore da música clássica O fim do romantismo é considerado o fim do sistema tonal e início da música de vanguarda

24 Pintura “Romântica” Alguns pintores do fim do período neoclássico podem ser considerados românticos Pinturas sem contornos Pinturas expressando solidão Valorização das cores, luz e brilho Reação ao equilíbrio clássico Principais artistas: Willian Turner e Caspar David Friedrich

25 Caspar David Friedrich
Manhã em Reisengebirge O Peregrino sobre o mar de névoas

26 Willian Turner O Incêndio no Parlamento Erupção do Vesúvio

27 Salvador Dali

28 Wassily Kandinsky


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