A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

conflitos árabe-israelenseS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "conflitos árabe-israelenseS"— Transcrição da apresentação:

1 conflitos árabe-israelenseS
Parte 01 MACROCONFLITOS conflitos árabe-israelenseS

2 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE ENTROCAMENTO CULTURAL ISLÂMICO-JUDEU
LOCAIS SAGRADOS PARA OS 3 POVOS: 1) MECA: Caaba: Construída por Abraão. 2) JERUSALÉM: Domo da Rocha: Ascensão de Maomé; Muro das Lamentações; Basílica do Santo Sepulcro. 3) KARBALA: Onde foi enterrado Hussein (neto de Maomé). 4) NAJAF: Túmulo de Ali (genro de Maomé). 5) MEDINA: Túmulo de Maomé; Para onde ele fugiu (Hégira).

3 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

4 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE ORIENTE MÉDIO:
Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes, Egito, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Kuwait, Líbano, Jordânia, Omã, Palestina, Síria. 1869: ABERTURA DO CANAL DE SUEZ FRA REINO UNIDO (1882) 1897: 1º ENCONTRO SIONISTA Até a 1ª Guerra Mundial: R. Unido: Império Turco-Otomano França: Síria e Líbano. 1917: DECLARAÇÃO BALFOUR: “Lar Nacional” para os judeus. 1945: CRIAÇÃO DA LIGA ÁRABE: Liderança do Egito (Nasser) Palestina Transjordânia Egito Iraque Pérsia

5 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1947: ASSEMBLEIA DAS NAÇÕES UNIDAS Criação do Estado de Israel: 57% das terras: JUDEUS ( MIL) 43% das terras: ÁRABES ( MILHÃO) Jerusalém: “CORPUS SEPARATUM” (Cidade Internacional) 1948: GUERRA DE INDEPENDÊNCIA Israel X - Líbano - Síria - Egito - Iraque - Transjordânia

6 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

7 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1956: GUERRA DO SUEZ Nasser (Egito) toma o Canal de Suez (apoio militar da URSS) ISRAEL + REINO UNIDO + FRANÇA: Unem-se para retomar o Canal. 29/10/56: ISRAEL INVADE O SINAI URSS X EUA (definem suas alianças) 1964: CRIAÇÃO DA OLP “Al Fatah”: Líder Yasser Arafat

8 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

9 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1967: GUERRA DOS SEIS DIAS (“Guerra Preventiva”) 5/6/67: CAÇA DE ISRAEL BOMBARDEIAM 9 AEROPORTOS DO EGITO (- 400 AVIÕES) MORTOS: Árabes; 766 Israelenses; Árabes refugiados.

10 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

11 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1973: GUERRA DO YOM KIPPUR (“Dia do Perdão Judaico”) 6/out a 26/out (Ramadã – Islâmico) Ataque surpresa da Liga Árabe a Israel; Síria invade Golã e o Egito ocupa o Sinai; Israel equilibra o confronto após 2 semanas.

12 conflitos árabe-israelenseS
ATUALIDADES Parte 02 ACORDOS DE PAZ conflitos árabe-israelenseS

13 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1978: ACORDOS DE CAMP DAVID Menachem Begin (ISR) + Anwar Sadat (EGT) + Jimmy Carter (EUA): PAZ ? Sinai volta ao Egito – Egito isolado pelos países árabes (Sadat: morto em 1981) Gaza e Cisjordânia voltam para os árabes. Golã não! : FORTALECIMENTO DA OLP NO LÍBANO OPERAÇÃO LITANI (1978): Israel vence; Israel invade o Líbano (morrem 20 mil) para dispersar o Fatah (1982) (Arafat se exila na Tunísia). 1985: ISRAEL SAI DO LÍBANO, MAS MANTÉM SUA “ZONA DE SEGURANÇA”

14 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
“Palestina é a nossa casa Nós nascemos aqui Nós vivemos aqui Nós amamos aqui Não odiamos ninguém, mas desprezamos a injustiça Na paz acreditamos, pela liberdade nós lutamos Nós temos o direito de viver em paz em nossa Palestina. Por isso existe a intifada.” (Cântico de guerra palestino)

15 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
1987: 1ª INTIFADA (“Despertar”) ou GUERRA DAS PEDRAS Manifestação popular na Palestina; Insatisfação com a violência israelense dura até 1993. 1991: OLP DEIXA DE SER VISTA COMO ENTIDADE TERRORISTA (Conferência de Madrid) 1993: 1º ACORDO DE OSLO (Jericó – Gaza) Shimon Perez (ISR) + Arafat (OLP) + Clinton (EUA) 1995: OSLO 2 Yitzhak Rabin (ISR) + Arafat (OLP) + Clinton (EUA)

16 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
OLP e ISRAEL: Reconhecimento mútuo; Desocupação do Líbano; Status de Jerusalém; Reconhecimento da ANP (Autoridade Nacional Palestina); Negociação sobre as áreas ocupadas.

17 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Hamas (PALESTINO) é o maior dos vários grupos islâmicos militantes palestinos. Seu nome é a sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. A agremiação surgiu após o início da primeira Intifada (revolta palestina) contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, em 1987. O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE 1995: ASSASSINATO DE YITZHAK RABIN Agravamento das tensões: Ascensão do HAMAS e HEZBOLLAH X Oposição ao tom conciliatório da ANP. 2000: CAMP DAVID 2000 Ehud Barak (ISR) + Arafat (ANP) + Clinton (EUA) Saída das tropas ao sul do Líbano; Barak propõe a Palestina criada em Gaza em 91% da Cisjordânia. 2ª INTIFADA! HAMAS X FATAH: Exaltavam o radicalismo islâmico Judeus insatisfeitos com as concessões de Camp David 4.995 mortos (3.858 Palestinos) O Hezbollah (LIBANÊS) foi criado por um grupo de clérigos muçulmanos xiitas radicais, com ajuda da Guarda Revolucionária do Irã, no Vale do Bekaa, na fronteira com o outro patrocinador do movimento, o governo sírio. Os xiitas eram o grupo social mais pobre e marginalizado do Líbano de então.

18 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Hamas (PALESTINO) é o maior dos vários grupos islâmicos militantes palestinos. Seu nome é a sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. A agremiação surgiu após o início da primeira Intifada (revolta palestina) contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, em 1987. O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE 2001: SHARON É ELEITO EM ISRAEL Retirada unilateral de Israel (2005); Operação “CHUMBO FUNDIDO” (2005): 1.315 mortes de palestinos Muro da Cisjordânia: Km de extensão. 2004: MORRE ARAFAT. ASSUME MAHMOUD ABBAS (ANP) 2005: HAMAS TOMA O PODER EM GAZA 2006: HAMAS VENCE AS ELEIÇÕES DEMOCRATICAMENTE EM GAZA. NÃO RECONHECE A EXISTÊNCIA DE ISRAEL O Hezbollah (LIBANÊS) foi criado por um grupo de clérigos muçulmanos xiitas radicais, com ajuda da Guarda Revolucionária do Irã, no Vale do Bekaa, na fronteira com o outro patrocinador do movimento, o governo sírio. Os xiitas eram o grupo social mais pobre e marginalizado do Líbano de então.

19 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Hamas (PALESTINO) é o maior dos vários grupos islâmicos militantes palestinos. Seu nome é a sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. A agremiação surgiu após o início da primeira Intifada (revolta palestina) contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, em 1987. O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE 2008: FIM DO CESSAR FOGO GAZA X ISRAEL Ataque do HAMAS. 2010: Netanyahu (ISR) + Abbas (ANP) + Obama (EUA) negociam paz 2012: Palestina reconhecida como Estado por 138 países da ONU Negação dos EUA. Se tornou um Estado não membro observador. O Hezbollah (LIBANÊS) foi criado por um grupo de clérigos muçulmanos xiitas radicais, com ajuda da Guarda Revolucionária do Irã, no Vale do Bekaa, na fronteira com o outro patrocinador do movimento, o governo sírio. Os xiitas eram o grupo social mais pobre e marginalizado do Líbano de então.

20 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE OS CONFLITOS DE 2014
EM 8 DIAS DE CONFRONTO GAZA X ISRAEL MORRERAM 200 PESSOAS. EM 15/7, MORRE O 1º ISRAELENSE: 12/6/14: 3 JOVENS ISREALENSES SÃO SEQUESTRADOS NA CISJORDÂNIA. EM 30/6/14, OS CORPOS SÃO ENCONTRADOS Gaza ATACA Israel 1/7/14: UM JOVEM PALESTINO É INCEDIADO EM JERUSALÉM Israel ATACA Gaza

21 O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE OS CONFLITOS DE 2014
EM 8 DIAS DE CONFRONTO GAZA X ISRAEL MORRERAM 200 PESSOAS. EM 15/7, MORRE O 1º ISRAELENSE: 7/7/14: O HAMAS ASSUME A AUTORIA DOS BOMBARDEIOS 8/7/14: BOMABARDEIO NO SUL DE ISRAEL. ISAREL REVIDA SOBRE GAZA (Operação “Borda de Proteção”) GAZA BOMBARDEIA TEL-AVIV! APOIO APOIO IRMANDADE ISLÂMICA (sunitas) Irã (xiitas) Síria Egito: Mohamed Morsi Abdul Fatah Khalil Al-Sisi HAMAS

22 Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:  A) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.  B) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.  C) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.  D) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

23 Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:  A) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.  B) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.  C) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.  D) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

24 As afirmativas abaixo referem-se aos conflitos entre árabes e israelenses, após a Segunda Guerra Mundial: I - Após a guerra, a partir de uma resolução da ONU, o mapa político da Palestina foi refeito dando origem a dois Estados, um árabe e outro judeu. Essa resolução não foi suficiente para os interesses israelenses que, apoiados pelo governo norte-americano, declararam guerra, unilateralmente, à Liga Árabe. II - A criação do Estado de Israel levou à evacuação da população árabe nas áreas pertencentes agora ao novo país. As vitórias nas guerras contra os países árabes e a consequente ampliação do território de Israel agravou o problema dos refugiados e deu origem à chamada Questão Palestina. III - A ação contínua dos guerrilheiros palestinos, nas últimas décadas, dividiu a sociedade israelense em dois grupos: o dos que defendiam a criação de um Estado palestino multiétnico, englobando árabes e israelenses; e o dos que recusavam a existência de um Estado palestino na região, defendendo, por extensão, uma guerra para o extermínio da população árabe. IV - Na década de 1950, entre os refugiados palestinos, começaram a surgir os primeiros grupos de guerrilheiros que tinham como proposta a fundação de um Estado palestino e a devolução por Israel de todos os territórios ocupados. Assinale a alternativa: A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. C) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. E) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

25 As afirmativas abaixo referem-se aos conflitos entre árabes e israelenses, após a Segunda Guerra Mundial: I - Após a guerra, a partir de uma resolução da ONU, o mapa político da Palestina foi refeito dando origem a dois Estados, um árabe e outro judeu. Essa resolução não foi suficiente para os interesses israelenses que, apoiados pelo governo norte-americano, declararam guerra, unilateralmente, à Liga Árabe. II - A criação do Estado de Israel levou à evacuação da população árabe nas áreas pertencentes agora ao novo país. As vitórias nas guerras contra os países árabes e a consequente ampliação do território de Israel agravou o problema dos refugiados e deu origem à chamada Questão Palestina. III - A ação contínua dos guerrilheiros palestinos, nas últimas décadas, dividiu a sociedade israelense em dois grupos: o dos que defendiam a criação de um Estado palestino multiétnico, englobando árabes e israelenses; e o dos que recusavam a existência de um Estado palestino na região, defendendo, por extensão, uma guerra para o extermínio da população árabe. IV - Na década de 1950, entre os refugiados palestinos, começaram a surgir os primeiros grupos de guerrilheiros que tinham como proposta a fundação de um Estado palestino e a devolução por Israel de todos os territórios ocupados. Assinale a alternativa: A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. C) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. E) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

26 Há 20 anos, quando o Acordo de Oslo foi assinado, o mundo enxergou na fotografia do aperto de mão entre o premiê israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mediado pelo presidente americano Bill Clinton, um indício de que a paz estava próxima entre judeus e palestinos.    A figura e o texto fazem referência ao Acordo de Oslo, assinado em 13 de setembro de Sobre este acordo, é correto afirmar que A) foi determinante para limitar as áreas territoriais de atuação de Israel, principalmente no que diz respeito aos territórios conquistados e ocupados nas guerras de Suez e dos Seis Dias. B) apesar de não ter obtido a paz entre palestinos e judeus, proporcionou a devolução dos territórios da Península do Sinai para o Egito, as Colinas de Golan para a Síria e a faixa de Gaza para os palestinos. C) proporcionou o reconhecimento recíproco de Israel e da OLP (Organização para libertação da Palestina) como representante do povo palestino, prevendo também a devolução da Faixa de Gaza e da Cisjordânia para os palestinos. D) ratificou o Acordo de Camp David, de 1979, devolvendo para a autoridade palestina os territórios de Gaza, das Colinas de Golan e da Península do Sinai.

27 Há 20 anos, quando o Acordo de Oslo foi assinado, o mundo enxergou na fotografia do aperto de mão entre o premiê israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mediado pelo presidente americano Bill Clinton, um indício de que a paz estava próxima entre judeus e palestinos.    A figura e o texto fazem referência ao Acordo de Oslo, assinado em 13 de setembro de Sobre este acordo, é correto afirmar que A) foi determinante para limitar as áreas territoriais de atuação de Israel, principalmente no que diz respeito aos territórios conquistados e ocupados nas guerras de Suez e dos Seis Dias. B) apesar de não ter obtido a paz entre palestinos e judeus, proporcionou a devolução dos territórios da Península do Sinai para o Egito, as Colinas de Golan para a Síria e a faixa de Gaza para os palestinos. C) proporcionou o reconhecimento recíproco de Israel e da OLP (Organização para libertação da Palestina) como representante do povo palestino, prevendo também a devolução da Faixa de Gaza e da Cisjordânia para os palestinos. D) ratificou o Acordo de Camp David, de 1979, devolvendo para a autoridade palestina os territórios de Gaza, das Colinas de Golan e da Península do Sinai.

28 Tendo como base os estudos realizados sobre esse conflito que ocorre em território asiático, bem como os conhecimentos sobre aquela região, leia as alternativas abaixo e marque a opção correta. A) No conflito que aconteceu em novembro de 2012, o partido do Al Qaeda, que foi majoritário nas últimas eleições na Palestina, disparou mísseis contra alvos israelenses. B) O Oriente Médio é uma região rica em petróleo. Os Emirados Árabes Unidos são os maiores produtores e exportadores de petróleo e gás natural do planeta. A disputa não afeta a produção desse mineral na região. C) A cidade de Jerusalém, em Israel, é considerada capital religiosa para as três maiores religiões monoteístas do planeta: o judaísmo, o islamismo e o hinduísmo. D) Os conflitos entre Israel e Palestina têm extensas raízes culturais que remontam há vários séculos. Após a proclamação oficial do Estado Israelense, em 1948, os conflitos se acentuaram na região. E) Os conflitos entre israelenses e palestinos, por ser uma disputa local, não afeta o restante das relações internacionais. A ONU já se posicionou sobre o conflito e deixou a cargo das duas nações, somente das duas, a solução para o mesmo.

29 Tendo como base os estudos realizados sobre esse conflito que ocorre em território asiático, bem como os conhecimentos sobre aquela região, leia as alternativas abaixo e marque a opção correta. A) No conflito que aconteceu em novembro de 2012, o partido do Al Qaeda, que foi majoritário nas últimas eleições na Palestina, disparou mísseis contra alvos israelenses. B) O Oriente Médio é uma região rica em petróleo. Os Emirados Árabes Unidos são os maiores produtores e exportadores de petróleo e gás natural do planeta. A disputa não afeta a produção desse mineral na região. C) A cidade de Jerusalém, em Israel, é considerada capital religiosa para as três maiores religiões monoteístas do planeta: o judaísmo, o islamismo e o hinduísmo. D) Os conflitos entre Israel e Palestina têm extensas raízes culturais que remontam há vários séculos. Após a proclamação oficial do Estado Israelense, em 1948, os conflitos se acentuaram na região. E) Os conflitos entre israelenses e palestinos, por ser uma disputa local, não afeta o restante das relações internacionais. A ONU já se posicionou sobre o conflito e deixou a cargo das duas nações, somente das duas, a solução para o mesmo.

30 “Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos
“Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos?” (Eduardo Galeano)    “Desde 1948, os palestinos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem nem respirar sem permissão. Perderam sua pátria, suas terras, sua água, sua liberdade, seu tudo. Nem sequer têm direito a eleger seus governantes. Quando votam em quem não devem votar são castigados. Gaza está sendo castigada. Converteu-­se em uma armadilha sem saída, desde que o Hamas ganhou limpamente as eleições em Algo parecido havia ocorrido em 1932, quando o Partido Comunista triunfou nas eleições de El Salvador. Banhados em sangue, os salvadorenhos expiaram sua má conduta e, desde então, viveram submetidos a ditaduras militares. A democracia é um luxo que nem todos merecem.” Com base no fragmento do texto de Eduardo Galeano é correto afirmar que: A) Os Estados Unidos se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente Médio. B) O estado palestino, criado pelo Acordo de Oslo, em 1993, tem sua implantação fiscalizada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América, da União Europeia e dos principais grupos palestinos: o Fatah e o Hamas. C) Os conflitos entre israelenses e palestinos passa também pelo domínio das águas da bacia do rio Nilo. D) A Organização das Nações Unidas aprovou, em 1947, a divisão da Palestina, então administrada pelos britânicos, em um estado árabe e outro judeu, possibilitando a criação de Israel, em 1948. E) Os grupos terroristas Judeus surgiram na década de 1980 objetivando combater o estado da Palestina e a implantação de um estado de Israel islâmico.

31 “Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos
“Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos?” (Eduardo Galeano)    “Desde 1948, os palestinos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem nem respirar sem permissão. Perderam sua pátria, suas terras, sua água, sua liberdade, seu tudo. Nem sequer têm direito a eleger seus governantes. Quando votam em quem não devem votar são castigados. Gaza está sendo castigada. Converteu-­se em uma armadilha sem saída, desde que o Hamas ganhou limpamente as eleições em Algo parecido havia ocorrido em 1932, quando o Partido Comunista triunfou nas eleições de El Salvador. Banhados em sangue, os salvadorenhos expiaram sua má conduta e, desde então, viveram submetidos a ditaduras militares. A democracia é um luxo que nem todos merecem.” Com base no fragmento do texto de Eduardo Galeano é correto afirmar que: A) Os Estados Unidos se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente Médio. B) O estado palestino, criado pelo Acordo de Oslo, em 1993, tem sua implantação fiscalizada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América, da União Europeia e dos principais grupos palestinos: o Fatah e o Hamas. C) Os conflitos entre israelenses e palestinos passa também pelo domínio das águas da bacia do rio Nilo. D) A Organização das Nações Unidas aprovou, em 1947, a divisão da Palestina, então administrada pelos britânicos, em um estado árabe e outro judeu, possibilitando a criação de Israel, em 1948. E) Os grupos terroristas Judeus surgiram na década de 1980 objetivando combater o estado da Palestina e a implantação de um estado de Israel islâmico.

32 Analise este mapa: Envolvido, desde sua fundação, em conflitos na região, o Estado de Israel completou, em maio de 2015, 67 anos de existência.  Considerando-se as disputas territoriais entre Árabes e israelenses e outros conhecimentos Sobre o assunto, é correto afirmar que:  A Autoridade Nacional Palestina controla os Territórios de Gaza e do sul do Líbano e, em 2006, com o auxílio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia, garantiu a soberania sobre essas regiões.  B) A cidade de Jerusalém, considerada sagrada por três religiões, foi ocupada por Israel em 1949, ao final da Primeira Guerra Árabe-Israelense, e, depois dos Acordos de Oslo, foi reconhecida pela ONU como capital do país.  C) A região das colinas de Golã, rica em fontes de água e ocupada por Israel durante a Segunda Guerra Árabe-Israelense, foi devolvida à Síria em 2000, como parte dos tratados de paz firmados entre os dois países.  D) O Governo de Israel promoveu, em 2005, a retirada de colonos judeus da faixa de Gaza, no entanto, apesar de pressões de organismos internacionais, manteve assentamentos judaicos no território da Cisjordânia.

33 Analise este mapa: Envolvido, desde sua fundação, em conflitos na região, o Estado de Israel completou, em maio de 2015, 67 anos de existência.  Considerando-se as disputas territoriais entre Árabes e israelenses e outros conhecimentos Sobre o assunto, é correto afirmar que:  A Autoridade Nacional Palestina controla os Territórios de Gaza e do sul do Líbano e, em 2006, com o auxílio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia, garantiu a soberania sobre essas regiões.  B) A cidade de Jerusalém, considerada sagrada por três religiões, foi ocupada por Israel em 1949, ao final da Primeira Guerra Árabe-Israelense, e, depois dos Acordos de Oslo, foi reconhecida pela ONU como capital do país.  C) A região das colinas de Golã, rica em fontes de água e ocupada por Israel durante a Segunda Guerra Árabe-Israelense, foi devolvida à Síria em 2000, como parte dos tratados de paz firmados entre os dois países.  D) O Governo de Israel promoveu, em 2005, a retirada de colonos judeus da faixa de Gaza, no entanto, apesar de pressões de organismos internacionais, manteve assentamentos judaicos no território da Cisjordânia.

34 Gamal Abdel Nasser, líder egípcio, governou o país de 1953 a 1970, quando morreu. Ele adotou uma linha política que foi importantíssima para o Oriente Médio. Suas principais características foram A) Estado semi-liberal, aristocracia agrária, sem nacionalismo acentuado. B) Estado forte, militarizado, sem nacionalismo acentuado, pan-arabismo. C) Orientação nacionalista, militarismo, pan-arabismo, alinhamento à esquerda. D) Orientação nacionalista, intervenção do Estado na economia, neutralismo positivo, pan-arabismo. E) Neutralismo positivo, pan-arabismo.

35 Gamal Abdel Nasser, líder egípcio, governou o país de 1953 a 1970, quando morreu. Ele adotou uma linha política que foi importantíssima para o Oriente Médio. Suas principais características foram A) Estado semi-liberal, aristocracia agrária, sem nacionalismo acentuado. B) Estado forte, militarizado, sem nacionalismo acentuado, pan-arabismo. C) Orientação nacionalista, militarismo, pan-arabismo, alinhamento à esquerda. D) Orientação nacionalista, intervenção do Estado na economia, neutralismo positivo, pan-arabismo. E) Neutralismo positivo, pan-arabismo.

36 Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto árabe-israelense, cujas origens remontam ao período que segue à A) Segunda Guerra Mundial, quando os países vencedores apoiaram a Liga Árabe a invadir o território de Gaza. B) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações, pressionada pelos Estados Unidos, dividiu o território Palestino para criar o Estado de Israel. C) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, através das forças de paz, obrigaram Israel a abandonar o Sinai, garantindo o controle do Canal de Suez ao Egito. D) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob o governo da Inglaterra. E) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, retirando suas tropas da região, permitiu a ocupação da colina de Golan e dos territórios da Cisjordânia.

37 Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto árabe-israelense, cujas origens remontam ao período que segue à A) Segunda Guerra Mundial, quando os países vencedores apoiaram a Liga Árabe a invadir o território de Gaza. B) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações, pressionada pelos Estados Unidos, dividiu o território Palestino para criar o Estado de Israel. C) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, através das forças de paz, obrigaram Israel a abandonar o Sinai, garantindo o controle do Canal de Suez ao Egito. D) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob o governo da Inglaterra. E) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, retirando suas tropas da região, permitiu a ocupação da colina de Golan e dos territórios da Cisjordânia.

38 A) permanência de divergências entre árabes e judeus.
“(...) é de assustar o número de partidos que vêm se formando e ganhando apoio popular em diversos países muçulmanos, usando muitas vezes a violência para alcançar seus objetivos. A Argélia e o Afeganistão são apenas os exemplos mais evidentes desta situação, e a contínua existência de grupos fundamentalistas entre a população palestina é prova da vitalidade de suas ideias. Da mesma forma, Israel, hoje, vive as consequências do profundo dissenso ideológico e cultural entre judeus seculares e fundamentalistas. Acirrando um conflito que teve origem no próprio momento de fundação do Estado, opostos à paz com os árabes e à pluralidade política e religiosa, os judeus fundamentalistas são a maior ameaça à consolidação da democracia em Israel. (...) Isto muda completamente a situação com a qual israelenses e árabes estavam acostumados a lidar há quase um século, quando o inimigo era o vizinho. Agora, o inimigo está do lado de dentro.” (CRINBERG, Keila. In: REIS FILHO, D. e outros (org.). “O século XX: o tempo das dúvidas”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.) Segundo a ideia central deste texto, as dificuldades para a consolidação da paz, neste momento, no Oriente Médio, estão relacionadas de forma mais geral com A) permanência de divergências entre árabes e judeus. B) disputas internas no mundo muçulmano e em Israel. C) dissolução do fundamentalismo religioso na Argélia e no Afeganistão. D) enfrentamento entre os partidos da esquerda na Argélia e em Israel.

39 A) permanência de divergências entre árabes e judeus.
“(...) é de assustar o número de partidos que vêm se formando e ganhando apoio popular em diversos países muçulmanos, usando muitas vezes a violência para alcançar seus objetivos. A Argélia e o Afeganistão são apenas os exemplos mais evidentes desta situação, e a contínua existência de grupos fundamentalistas entre a população palestina é prova da vitalidade de suas ideias. Da mesma forma, Israel, hoje, vive as consequências do profundo dissenso ideológico e cultural entre judeus seculares e fundamentalistas. Acirrando um conflito que teve origem no próprio momento de fundação do Estado, opostos à paz com os árabes e à pluralidade política e religiosa, os judeus fundamentalistas são a maior ameaça à consolidação da democracia em Israel. (...) Isto muda completamente a situação com a qual israelenses e árabes estavam acostumados a lidar há quase um século, quando o inimigo era o vizinho. Agora, o inimigo está do lado de dentro.” (CRINBERG, Keila. In: REIS FILHO, D. e outros (org.). “O século XX: o tempo das dúvidas”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.) Segundo a ideia central deste texto, as dificuldades para a consolidação da paz, neste momento, no Oriente Médio, estão relacionadas de forma mais geral com A) permanência de divergências entre árabes e judeus. B) disputas internas no mundo muçulmano e em Israel. C) dissolução do fundamentalismo religioso na Argélia e no Afeganistão. D) enfrentamento entre os partidos da esquerda na Argélia e em Israel.

40


Carregar ppt "conflitos árabe-israelenseS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google