A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Luiz Felipe Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Luiz Felipe Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Luiz Felipe Geografia
Oriente Médio Professor Luiz Felipe Geografia

2 A questão árabe-israelense
Embora tenha raízes mais profundas, se agrava a partir de 1948, com a criação do Estado de Israel. Dentre os conflitos entre esses povos Destacam-se: Guerra de – entre Israel e os países árabes que se opunham a constituição de um estado judeu na região. Israel vence e ocupa territórios que caberiam aos palestinos.

3

4 Luta pela posse do canal de Suez – Nacionalizado pelo governo egípcio em 1956 tropas britânicas, francesas e israelenses passam a enfrentar as forças egípcias no Sinai. A guerra termina por influência da ONU, EUA e URSS.

5 Guerra do seis dias (1967) – Israel lança um ataque relâmpago contra Egito, Jordânia e Síria.
Conquista a Faixa de Gaza, a Cisjordânia a es Colinas de Golã. Israel ocupa Jerusalém, cidade sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos.

6

7 Guerra do Yom Kippur (dia do perdão), em 1973, os árabes, de forma conjunta atacaram o território ocupado por israelenses na Guerra dos Seis Dias, na tentativa de reconquistá-los. Israel vence a luta a devolve apenas a Península do Sinai, em função dos acordos de Camp David (1979), patrocinados pelos EUA.

8 A questão do Líbano Antiga colônia francesa, o Líbano viveu um clima de tensão permanente durante todo o período de Guerra Fria. Divisão do país entre a minoria cristã e a maioria muçulmana. 1946 – saída dos franceses – ambos passam a disputar o poder. Situação agrava-se em 1970 – palestinos são expulsos da Jordânia e se estabelecem ao sul do Líbano.

9 Os palestinos se aliam ás forças muçulmanas, sendo hostilizados por cristão, com apoio de Israel.
A interferência de Israel no Líbano se intensifica nos anos 1980.

10

11 Os conflitos no Golfo Pérsico
Guerra Irã X Iraque ( ) – Controle pelo Canal Chat – el – Arab, importante para o escoamento da produção de petróleo. Conter a influência da revolução Islâmica do Irã sobre outros países da região. Termina com um cessar-fogo em 1988.

12 Guerra do Golfo Iraque X Kuwait
O Iraque exige a redefinição da fronteira entre os países. Acusava o Kwuait de vender petróleo a preços mais baixos que os determinados pela OPEP. O Kwuait se negava a perdoar uma dívida de 10 bilhões de dólares dos Iraquianos, contraída na Guerra contra o Irã. 1991 forças de coalizão de 28 países, liderados pelos EUA e com autorização da ONU atacaram o Iraque, desarticulando suas forças.


Carregar ppt "Professor Luiz Felipe Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google