A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral

2 Orientação:

3 Rosa dos Ventos

4 O que é geografia? A ciência que estuda as relações entre os homens e a natureza. Essa relação se dá a partir do trabalho. Ou seja, o homem se relaciona com os outros homens e com o meio através do trabalho, em um determinado espaço a qual denominamos Espaço Geográfico.

5 “É por demais sabido que a relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio é dada através da técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e ao mesmo tempo, cria espaço.” A Natureza do Espaço. (Milton Santos)

6 Conceitos que norteiam o estudo do espaço: Paisagem: é tudo aquilo que podemos ver, podendo ser natural ou transformada pelo homem, estando sempre em transformação. Lugar: paisagens com significado, carrega identidade. Tempo: pode ser Geológico, Histórico ou Cíclico. Escala: dimensão do objeto de estudo. Ex.: local, regional, continental, global,...

7 Meio ambiente: o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

8

9 Trabalho em aula 1 – O que é a geografia e o que ela estuda? 2 – O que é para a geografia Espaço Geográfico, paisagem e lugar? 3 – Podemos dividir o globo terrestre em quantos hemisférios para fins de orientação. Quais são? 4 – Para você o que é Meio Ambiente? Continua (...)

10 Organização Espacial e Social Processo de sucessões históricas, que se deu inicio nas Sociedades tribais coletoras nômades e culminou na Sociedade Moderna (Urbano X Rural); Organização social e reestruturação do meio, através das técnicas; Domínio da natureza e dos ciclos naturais; Meio Urbano; Meio Agrário;

11 Organização Espacial e Social - Aglomeração populacional; - Centro econômico, político, técnico, científico, social, jurídico e cultural; - Produção de mercadorias e serviços; Meio Urbano Meio Agrário

12

13 Introdução a Geografia Agrária A cidade não é apenas espaço das construções de concreto; é, antes de tudo, o espaço privilegiado em que as relações sociais e cotidianas se desenrolam e, mais que isso, se revelam - seja, por exemplo, nos muros altos erguidos pela classe média e no sobressalto das esquinas com carros de vidros fechados, seja na segregação nem sempre explicitada, mas real, dos shoppings-centers, das lojas e das casas de diversão.

14 Introdução a Geografia Urbano Conurbação Urbana: A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. Metrópole:As regiões metropolitanas são áreas compostas por um conjunto de cidades contíguas e com integração socioeconômica a um município de grande porte Megalópole: A união de metrópoles.

15 Espaço Agrário As atividades agrícolas e pecuárias são desenvolvidas pelos seres humanos há mais de 10 mil anos, quando as comunidades primitivas passaram de um modo de vida nômade, baseado na caça e na coleta de alimentos, para um modo de vida sedentário, viabilizado pelo cultivo de plantas e pela domesticação de animais. No caso da agricultura, esta foi inicialmente praticada nas margens dos grandes rios, como o Tigre e Eufrates (na antiga Mesopotâmia, atual Iraque), Nilo (no Egito), Yang-Tsé-Kiang (na China, Ganges e Indo (na Índia. Foi justamente nestas áreas que se desenvolveram as primeiras grandes civilizações. Denomina-se espaço agrário a área destinada a produção agrícola de alimentos ou matérias-primas para industria.

16 Espaço Agrário minifúndio: esses são os grandes responsáveis pelo abastecimento do mercado interno de consumo, já que sua produção é, individualmente, obtida em pequenos volumes, o que inviabiliza economicamente a exportação; Latifúndios por dimensão: são as enormes propriedades agroindustriais, com produção quase sempre voltada a exportação; latifúndios por exploração: tratam-se dos imóveis rurais improdutivos, voltados a especulação imobiliária. O proprietário não adquiriu a terra com a intenção de nela produzir, gerar emprego e ajudar o país a crescer, mas para esperar sua valorização imobiliária, vende-la e ganhar muito dinheiro sem trabalhar; empresa rural: propriedade com área de um a seiscentos módulos, adequadamente explorada em relação às possibilidades da região.

17

18 Organização do Espaço Geográfico

19 Trabalho em aula 5 – O que é êxodo rural? 6 – Diferencie Espaço Urbano e Agrário? 7 – Que é conurbação, região metropolitana e megalópole? 8 – Diferencie minifúndios de latifúndios: 9 – Como funciona a organização do espaço geográfico e o fluxo entre o espaço urbano e agrário? 10 – O que é rede urbana e qual sua hierarquia? FIM


Carregar ppt "Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google