A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeias a Estados Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeias a Estados Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio."— Transcrição da apresentação:

1 Aldeias a Estados Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.

2 Revolução Neolítica Início do período neolítico – 20 a 15 mil anos atrás. Domínio do homem moderno (Sapiens Sapiens) – coletor e caçador, nômade, com grande bagagem cultural, já sabe o que e como utilizar da natureza, navega por rios e mares, aprimora instrumentos de pedra (polida), tem religião. Aproximadamente a 12 mil anos, desenvolve a AGRICULTURA – fonte estável de alimentos, fixa-se em aldeias, domestica animais. A agricultura passa por cerca de 6 mil anos de evolução, desenvolvendo-se em áreas como por exemplo o Crescente Fértil (Tigre, Eufrates e Nilo).

3 Aldeias neolíticas Clãs – famílias. Vários clãs – tribo. Chefiados por anciãos – chefes de família, o que evoluiu para a figura do patriarca – proteção da comunidade. Primeiramente, passa por fase de economia de subsistência – cultivo dos campos, criação de animais. Produção coletiva, sem divisão de trabalho, executado pelo grupo familiar – trigo, cevada, cabras, porcos, bovinos, ovelhas, cães. Posteriormente, consegue-se produzir excedentes – novas técnicas de cultivo, com crescimento de colheitas e crescimento populacional. Mais ou menos 8 mil a.C. – comércio, inicialmente com troca de produtos. Regiões de desenvolvimento desta fase – Norte da África, Oriente Médio, Europa mediterrânea, China e Índia, sempre perto ou do mar ou de rios.

4 Artefatos do Neolítico Pedra polida, instrumentos de metal, moagem de grãos, pão.

5 Escavação arqueológica: Casa do Neolítico, Skara Brae, Escócia


Carregar ppt "Aldeias a Estados Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google