A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura

2 Relacionar os principais estimuladores do desenvolvimento da agricultura, com as causas desse desenvolvimento. Incentivar a discussão de temáticas atuais referente à agricultura que estejam correlacionadas com as mudanças climáticas, o meio ambiente e as transformações sócio- econômicas.

3 Conhecer as diferentes etapas da produção agrícola. Conhecer as diferentes tecnologias de produção agrícola Analisar os aspectos ligados ao solo e ao clima na produção agrícola.

4 Identificar a reação do solo e indicar sua correção Distinguir os efeitos dos fertilizantes e corretivos na relação solo-planta visando a estabelecer recomendações de adubação. Pesquisar as atividades agrícolas desenvolvidas e potenciais para a região. Analisar as tendências de mercado relativas à produção de alimentos

5 Analisar e avaliar as características, propriedades e condições da matéria-prima para agroindústria. Planejar, orientar e acompanhar o processo de aquisição da matéria-prima oriunda da agricultura. Ser capaz de utilizar o solo de forma sustentada. Capacidade de definir rotações e escolha de culturas. Descrever os procedimentos inerentes à instalação de culturas. Ser capaz de definir e conduzir itinerários técnicos associados às culturas estudadas.

6 Introdução à agricultura: definições e conceitos de agricultura evolução histórica da agricultura; Noções gerais sobre a origem e formação do solo Constituintes do solo Adsorção e troca de íons no solo Reação do solo - acidez e alcalinidade do solo

7 Introdução a fertilidade do solo e fertilizantes. Conceitos e unidades usuais em fertilidade do solo Princípios básicos da nutrição mineral de plantas Tecnologia agrícola. Técnicas de produção. Abastecimento e armazenagem de grãos.

8 Iniciação científica: discussão sobre artigos técnico-científicos ligados ao agronegócio e à produção agrícola; ensaios experimentais relacionados com a produção vegetal.

9 Provas dissertativas e objetivas; (60 – 80%) Trabalhos em grupo; (20 – 40%) Relatórios de aulas práticas e/ou visitas técnicas; Participação em sala de aula.

10 Provas periódicas: mensais e bimestrais Provas de Recuperação

11 MALAVOLTA, E. Manual de Nutrição Mineral de Plantas. Ceres: Editora Agronômica, p.Ceres Portella, J.A. Colheita de Grãos Mecanizada. Editora Aprenda Fácil, p. Silveira, G.M. da. Máquinas para Colheita e Transporte. Editora Aprenda Fácil, p. LEMOS, R. C. & SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Campinas-SP, SBCS/SNLCS, P. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de métodos de análise de solo. / Centro Nacional de Pesquisa de Solos. – 2. ed. Ver. Atual. – Rio de Janeiro, p. : il. (EMBRAPA-CNPS. Documentos ; 1)

12 1. Conceitos Agricultura – Pecuária

13 Agricultura Atividade desenvolvida pelo Homem e que o relaciona com a Terra de uma forma metódica e sistemática, tendo como objetivo a produção de alimentos.

14 Período Neolítico

15 As atividades agropecuárias e surgimento das primeiras civilizações, tais como: Mesopotâmia (atual Iraque) entre os rios Tigres e Eufrates; O Egito no rio Nilo; A Índia entre os rios Ganges e o Indo; A China no rio Yang-tse-kiang, etc.

16 Aperfeiçoamento da técnica Produtividade Geração de excedente Desenvolvimento do comércio Aglomerações urbanas Divisão de trabalho por categoria social

17

18

19

20

21


Carregar ppt "Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google