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Aula 9 Administração Estratégica Aprendizagem. Aprendizagem Aula 9 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO MISSÃO E VISÃO OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGIAS GERAIS RECURSOS.

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1 Aula 9 Administração Estratégica Aprendizagem

2 Aprendizagem Aula 9 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO MISSÃO E VISÃO OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGIAS GERAIS RECURSOS HUMANOS MARKETING PRODUÇÃO/ OPERAÇÕES FINANÇAS ANÁLISE INTEGRAÇÃO Estratégias funcionais EXECUÇÃO - IMPLANTAÇÃO Aprendizagem

3 Aprendizagem Aula 9 Considerações iniciais: Durante a implantação do processo de execução, a empresa deve estar aberta para aprender e, não poucas vezes, reajustar os rumos. Isso é o que vem sendo chamado de aprendizado organizacional. Esse aprendizado deve ocorrer sempre: durante o processo de implantação e, também, ao final do exercício, quando a empresa olha para trás, avalia os resultados da estratégia anterior e reinicia o circuito de definição de uma nova estratégia.

4 Aprendizagem Aula 9 Estratégia e aprendizado: A estratégia de uma empresa nunca será totalmente conhecida em seus mínimos detalhes. A realidade é sempre mais rica e dinâmica do que pode conceber o intelecto humano. O processo nunca é estático: os clientes mudam seus desejos, os ventos da economia e da política sopram para direções diferentes, novas tecnologias aparecem, os concorrentes reagem à estratégia, entre outros. Assim, a estratégia só acontece mesmo na implantação e nos ajustes de rumo.

5 Aprendizagem Aula 9 Estratégia e aprendizado: Mintzberg e colaboradores enumeram algumas premissas do aprendizado estratégico: 1)A natureza complexa e imprevisível do ambiente das organizações, associada à difusão do conhecimento necessário à implantação da estratégia, exclui a possiblidade de um controle absoluto. Assim, o processo de definir estratégias é um processo de aprender ao longo do tempo. 2)Embora os líderes possam aprender, o mais comum é que a organização, como um sistema coletivo, é que aprenda. 3)O papel do líder não é conceber e preservar estratégias, mas administrar o processo estratégico de forma que o aprendizado ocorra mais rapidamente.

6 Aprendizagem Aula 9 Estratégia e aprendizado: Autores como Argyris (1991) contribuiu ao distinguir o aprendizado circuito-único do aprendizado de duplo-circuito. O aprendizado de circuito-único é mais conservador, pois seu principal propósito é perceber uma falha e dispara uma ação para manter as atividades em ordem. Já o aprendizado de duplo circuito é aprender sobre o aprendizado de circuito único, ou seja, aprender sobre como aprender. Kaplan e Norton (1996) chamaram atenção para a necessidade de desenvolver sistemas organizacionais voltados para a assimilação de mudanças e geração de aprendizado de duplo circuito.

7 Aprendizagem Aula 9 Estratégia e aprendizado: Senge (1990) aprofunda essas ideias, estabelecendo cinco princípios para o aprendizado organizacional: a) raciocínio sistêmico; b) domínio pessoal; c) modelos mentais; d) objetivos comuns; e) aprendizado em equipe.

8 Aprendizagem Aula 9 Aprendizado organizacional (Senge – 1990): Raciocínio sistêmico: Compreende como a capacidade de entender um sistema na sua integra. Ex. um gestor pode decidir cortar gastos com os serviços para aumentar seus lucros. Isso pode até acontecer no curto prazo, mas os efeitos no longo prazo podem ser desastrosos. Domínio pessoal: Refere-se às qualidades que cada integrante de uma organização de aprendizagem deve desenvolver: paciência, saber ouvir, ver a realidade de maneira objetiva, encontrar energias para atingir objetivos. Essas qualidades são pré- requisitos para o trabalho em equipe e para a aprendizagem.

9 Aprendizagem Aula 9 Aprendizado organizacional (Senge – 1990): Modelos mentais: Dizem respeito a ideias profundamente arraigadas, generalizações que influenciam nossa maneira de encarar o mundo e, não poucas vezes, são compartilhadas não só em determinada empresa, como em todo um setor de mercado. Ex: É o caso de alguns bancos brasileiros que acostumados a operar em um ambiente de economia inflacionária, não acreditaram na estabilização econômica, a partir do Plano Real, e acabaram saindo do mercado.

10 Aprendizagem Aula 9 Aprendizado organizacional (Senge – 1990): Objetivos comuns: Os objetivos comuns têm seu efeito potencializado quando os membros da equipe desenvolvem a capacidade de transmitir uns aos outros a imagem de futuro e metas que se pretende atingir, de forma coerente, acreditada e alinhada entre todos os componentes da equipe. Aprendizado em equipe: É importante para fazer algo próprio à organização e não copiável. Se o aprendizado se resume a um indivíduo, não constitui vantagem competitiva para a organização, pois esse individuo pode ser contratado pelo concorrente.

11 Aprendizagem Aula 9 Consequência do aprendizado organizacional (Joseph Lampel): 1)As organizações podem aprender tanto com o fracasso quanto com o sucesso (se não mais). 2)Uma organização de aprendizado rejeita o adágio “se não está quebrado, não conserte”. É importante o reexame periódico das estratégias. 3)As organizações de aprendizado assumem que gestores e trabalhadores próximos às atividades de design, manufatura, distribuição e venda frequentemente sabem mais dessas atividades do que seus superiores.

12 Aprendizagem Aula 9 Consequência do aprendizado organizacional (Joseph Lampel): 4) Uma organização de aprendizagem procura ativamente disseminar o conhecimento em todas as áreas da organização para garantir que o conhecimento relevante esteja à disposição da unidade organizacional que mais precisa dele e encoraja interações. 5) As organizações de aprendizado consomem tempo e energia investigando para além das próprias fronteiras do seu conhecimento.

13 Aprendizagem Aula 9 Avaliando resultados e aprendendo: Embora o aprendizado não aconteça “aos solavancos” - aprende-se todos os dias, por meio das atividades cotidianas, sempre que há reflexão sobre elas – é importante que a empresa estabeleça um ciclo para avaliação dos resultados de sua estratégia e, a partir daí, lançar as bases para uma nova rodada do processo estratégico – um período de um ano.

14 Aprendizagem Aula 9 Avaliando resultados e aprendendo (continuação): Um roteiro interessante para conduzir essa revisão, reflexão e aprendizado é o modelo PDCL, do inglês Plan, Do, Check e Learn (Planejar, Fazer, Controlar, Aprender): Planejar – definir previamente ações para minimizar erros e identificar ameaças ou oportunidades. Fazer – colocar em prática as ações planejadas. Controlar – ter procedimentos para controlar o desempenho das ações, corrigindo eventuais desvios. Aprender – transformar resultados em conhecimento para a empresa. A empresa pode olhar a estratégia passada e analisar como ela foi desenvolvida sob a perspectiva do planejamento, da execução, do controle e do aprendizado/adaptação à mudança de circunstâncias.

15 Aprendizado Aula 9 Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico PDCLAdequadoEm parte Não adequado Comentários PLANEJAR Definiram o negócio? Analisaram o ambiente? Diagnosticaram pontos fortes e fracos da empresa? Estabeleceram missão, visão, objetivos e estratégias gerais? Estabeleceram objetivos e estratégias funcionais e indicadores?

16 Aprendizado Aula 9 Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico PDCLAdequadoEm parte Não adequado Comentários FAZER Como foi a execução? Como foi a comunicação? Como foi a liderança? Empresa e colaboradores se apropriaram da estratégia? A empresa tinha as pessoas certas para executar as estratégias? Os processos da empresa estavam preparados para viabilizar as estratégias?

17 Aprendizado Aula 9 Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico PDCLAdequadoEm parte Não adequado Comentários CONTROLAR A empresa estabeleceu indicadores claros e balanceados, coerentes com a estratégia? A empresa monitorava consistentemente os indicadores? A empresa analisava indicadores, discutindo com as partes interessadas, solicitando opiniões? A empresa tomava as medidas corretivas a partir da análise dos indicadores?

18 Aprendizado Aula 9 Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico PDCLAdequadoEm parte Não adequado Comentários APRENDER A empresa “aprendeu” ao longo do processo? A empresa soube adaptar suas estratégias às novas circunstâncias? Surgiram novas estratégias (ou iniciativas) não previstas?

19 Aprendizagem Aula 9 Conclusão: Observe que as questões propostas consideram o próprio processo estratégico e suas etapas, ou seja análise do negócio, do ambiente, da empresa, SWOT (força, fraqueza, oportunidades e ameaças), formulação e implementação. Trata-se, no fundo, de investigar, retrospectivamente como funcionou (ou não) cada uma dessas etapas e utilizar essa reflexão para aperfeiçoar o processo estratégico – e as ações correspondentes – para o novo ciclo.

20 Aprendizado Aula 9 FIM


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