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PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.

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1 PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide ESTRATÉGIA E APRENDIZADO A estratégia de uma empresa nunca será totalmente conhecida em seus mínimos detalhes; O processo nunca é estático: os clientes mudam seus desejos, os ventos da economia e da política sopram para direções diferentes, novas tecnologias aparecem, entre outros; A estratégia total será sempre algo conhecido a posteriori, após o fato consumado; A ideia de aprendizado na implantação da estratégia, refere-se, basicamente, a uma atitude de experimentação e da abertura para aprender ao se implantar uma estratégia;

4 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide ESTRATÉGIA E APRENDIZADO Mintzberg e colaboradores enumeram algumas premissas do aprendizado estratégico: A natureza complexa e imprevisível do ambiente das organizações, associada à difusão do conhecimento necessário à implantação da estratégia, exclui a possibilidade d um controle absoluto; Embora líderes possam aprender, o mais comum é que a organização, como um sistema coletivo, é que aprenda; O papel do líder não é conceber e prescrever estratégias, mas administrar o processo estratégico de forma que o aprendizado ocorra mais rapidamente.

5 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide ESTRATÉGIA E APRENDIZADO Argyris (1991) – aprendizado circuito-único e aprendizado de duplo-circuito: O aprendizado de circuito-único é mais conservador, seu principal propósito é perceber uma falha e disparar uma ação para manter as atividades em ordem; O aprendizado de duplo-circuito é aprender sobre o aprendizado de circuito único, ou seja, aprender sobre como aprender.

6 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide ESTRATÉGIA E APRENDIZADO Kaplan e Norton (1996) Chamam a atenção para a necessidade de desenvolver sistemas organizacionais voltados para a assimilação de mudanças e geração de aprendizado de duplo circuito; Destacam a importância do mapas causais, desenvolvidos dentro de seu balanced scorecard, que permitem às organizações rastrearem relações de causa e efeito e, à medida que algum “efeito” se manifesta em sentido diferente daquele que inicialmente previsto, a organização pode reajustar e enriquecer seu modelo.

7 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide PRINCÍPIOS DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Senge (1990) estabelece cinco princípios para o aprendizado organizacional: a.raciocínio sistêmico; b.domínio pessoal; c.modelos mentais; d.objetivos comuns; e.aprendizado em equipe

8 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide PRINCÍPIOS DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Raciocínio sistêmico – a capacidade de entender um sistema na sua íntegra; Domínio pessoal – refere-se às qualidades que cada integrante de uma organização de aprendizagem deve desenvolver:paciência, saber ouvir, ver a realidade de maneira objetiva, concentrar energias para atingir objetivos; Modelos mentais – ideias profundamente arraigadas, generalizações que influenciam nossa maneira de encarar o mundo e, não poucas vezes, são compartilhadas não só em determinada empresa, como em todo setor de mercado;

9 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide PRINCÍPIOS DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Objetivos comuns – têm seus feitos potencializados quando os membros da equipe desenvolvem a capacidade de transmitir uns aos outros a imagem de futuro e metas que se pretende atingir, de forma coerente, acreditada e alinhada entre todos os componentes da equipe; Aprendizado em equipe – é importante para fazer algo próprio à organização e não copiável; O aprendizado ocorre dentro da equipe quando a organização desenvolve a transversalidade ou a quebra de barreiras entre departamentos, entre grupos e cargos.

10 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide CONSEQUÊNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Joseph Lampel resume a atitude de aprendizagem que as organizações devem desenvolver: 1.Aprender tanto com o fracasso quanto com o sucesso; 2.Deve rejeitar o adágio “se não está quebrado, não conserte”. É importante o reexame periódico das estratégias; 3. Assumir que gestores e trabalhadores próximos às atividades de design, manufatura, distribuição e venda frequentemente sabem mais dessas atividades do que seus superiores;

11 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide CONSEQUÊNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Joseph Lampel resume a atitude de aprendizagem que as organizações devem desenvolver: 4.Deve procurar ativamente disseminar o conhecimento em todas as áreas da organização para garantir que o conhecimento relevante esteja à disposição da unidade organizacional que mais precisa dele e encoraja interações. 5.Consomem tempo e energia investigando para além das próprias fronteiras do seu conhecimento.

12 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide AVALIANDO RESULTADOS E APRENDENDO A empresa deve estabelecer um ciclo para avaliação dos resultados de sua estratégia e, a partir daí, lançar as bases para uma nova rodada de processo estratégico; Modelo PDCL, do inglês Plan, Do, Check e Learn: Planejar – definir previamente ações para minimizar erros e identificar ameaças de oportunidades. Fazer – colocar em prática as ações planejadas; Controlar – ter procedimentos para controlar o desempenho das ações, corrigindo eventuais desvios; Aprender – transformar resultados em conhecimento para empresa.

13 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico

14 Capítulo 11 – APRENDIZAGEM Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Perguntas para o aperfeiçoamento do processo estratégico


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