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PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.

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1 PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS A OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias gerais servem de base para a concepção mais detalhada e específica; As estratégias funcionais são elaboradas por áreas funcionais da empresa, por isso o seu nome; Essas estratégias gerais devem estar em concordância ou amarradas às estratégias de negócios ou às estratégias gerais da empresa; No seu conjunto, descrevem tarefas específicas que devem ser executadas para se implementar à estratégia da empresa.

3 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Deverão servir para que encarregados de cada setor formulem ações para atingir os objetivos gerais da empresa; As principais estratégias funcionais, são aquelas que se relacionam com às seguintes áreas da empresa: compra e materiais; produção/operações, finanças, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, sistemas de informações e marketing.

4 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS

5 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de compras e materiais Estratégia de liderança em custos – empresas que a utilizam tendem a enfatizar as compras com o menor custo possível; Estratégia de diferenciação – costumam valorizar insumos de alta qualidade, mesmo que eles custem mais caro que outras ofertas alternativas; Estratégia de enfoque – ou múltiplas – tendem a utilizar uma mescla dessas estratégias no plano de compras. compras armazenamento controle de estoque

6 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) A área de P&D atua em duas frentes: de produtos/serviços e de processos; produtos – refere-se aos esforços que, em última instância, levam a melhorias ou inovações nos resultados da empresa; processos – tem como objetivo reduzir os custos de operações e também torná-las mais eficientes; Em estratégias de liderança – as empresas enfatizam P&D de processos no intuito de reduzir seus custos operacionais;

7 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Estratégia de liderança em custos – enfatizam P&D de processos no intuito de reduzir seus custos operacionais; Estratégia de diferenciação – dão mais importância a P&D de produtos/serviços; Estratégia de enfoque – as empresas enfatizam ao mesmo tempo os dois tipos de P&D; As empresas com esses departamentos eficazes estão reduzindo seus riscos e tornando-se mais competitivas;

8 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS As ações estratégicas do setor de pesquisa e desenvolvimento devem estar afinadas com a filosofia da empresa no que se refere à agressividade no mercado; Estratégia de imitação – O setor de P&D usa como estratégia a cópia dos produtos lançados pelos concorrentes e, se possível, desenvolve melhorias; Estratégia de manutenção dos produtos já existentes – podem- se desenvolver os mesmos produtos com maior qualidade e criar um diferencial para os consumidores;

9 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Para Peter Drucker: As empresas japonesas “abandonam” seus novos produtos assim, que eles chegam ao mercado. “Essa decisão de minimizar o ciclo de vida de cada produto força os japoneses a desenvolver outros imediatamente para substituir os que estão atualmente no mercado”.

10 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de operações/produção As decisões estratégicas das empresas, quando se trata de processo de produção, relacionam-se ao planejamento da utilização da capacidade instalada, com os processos de manufatura e produção e com as necessidades de estoque; A estrutura e controle dos custos industriais devem ser considerados.

11 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias financeiras De acordo com Rappaport, a abordagem do planejamento estratégico, com base no valor para o acionista, envolve as seguintes etapas: estimativa do menor tempo possível para o retorno operacional gerar aumento nas vendas e para criar valor para os acionistas; comparação das taxas mínimas aceitáveis de retorno; estimativa de contribuição (valor) para os acionistas e de estratégias alternativas tanto corporativa como para as unidades de negócio;

12 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias financeiras avaliação do plano corporativo; autoavaliação financeira das unidades de negócios e em nível corporativo. Segundo Certo (1993), os especialistas financeiros são responsáveis: pela previsão e planejamento das finanças, avaliação de propostas de investimento, garantia de acesso a capital externo e pelo controle dos recursos de capital;

13 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias financeiras A função de finanças abrange não só a administração do caixa, como também a utilização do crédito e das decisões sobre os investimentos de capital; Às unidades de negócios competem utilizar a estratégia financeira de acordo com as estratégias da empresa: estratégias de custos – o departamento busca reduzir seus custos nessa área; estratégia de diferenciação – desenvolvem estratégias financeiras que apoiam a melhoria da qualidade;

14 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias financeiras estratégia de enfoque – utilizam sua função financeira para, ao mesmo tempo, reduzir custos e promover a melhoria da qualidade; A estratégia pode ser definida quanto à concessão de crédito aos consumidores;

15 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de marketing Do departamento de marketing vem o fundamento das ações estratégicas de uma organização; Pode ser considerado o coração da organização e representa a linha que distingue o sucesso e o fracasso das empresas. Para Kotler (1999), existe um alto grau de equívoco a respeito do que é o marketing e do que ele pode fazer por uma empresa. Há duas ideia equivocadas: Marketing é vender Marketing é, acima de tudo, um departamento

16 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e estratégias de marketing Marketing é vender – o tipo mais comum de equívoco. No entanto, o marketing abrange muito mais do que vendas. A tarefa do marketing é descobrir as necessidades não atendidas e fornecer soluções satisfatórias para essas necessidades. Marketing é, acima de tudo, um departamento - As empresas avançadas buscam fazer com que todos os seus departamentos sejam orientados para o cliente, ou mesmo que funcionem em função deles.

17 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Todo plano de marketing deve conter as seções: Análise situacional – inclui quatro componentes: descrição da situação atual do produto; análise SWOT, com uma lista das forças e fraquezas, e outra lista com as principais oportunidades e ameaças da empresa; descrição dos principais problemas que a empresa enfrenta; principais previsões para o futuro.

18 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Objetivos e metas de marketing – devem-se estabelecer os objetivos mais amplos a serem alcançados no período seguinte: aumentar a margem de lucro, a participação de mercado e a satisfação do cliente; Estratégia de marketing – a estratégia deve ser preparada para atingir as metas da empresa, podendo ser descrita em seis linhas: mercado-alvo; posicionamento central; posicionamento de preço; proposta total do valor; estratégia de distribuição; estratégia de comunicação.

19 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Controle de marketing – De acordo com Gaj (1995), os especialistas de marketing se concentram na determinação dos mercados apropriados para as ofertas dos produtos e no desenvolvimento do mix de marketing efetivo, que inclui quatro elementos: preço; produto; promoção; distribuição.

20 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS As principais atividades na administração de recursos humanos são: planejamento de necessidades futuras de recursos humanos; recrutamento de funcionários; atribuição de cargos e compensações; avaliações de desempenho; desenvolvimento eficiente das qualidades pessoais necessárias; melhoria do ambiente de trabalho. O objetivo do RH é formar uma força de trabalho que possibilite à organização atingir seus objetivos.

21 Capítulo 08 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O sistema de informação deve ser bem projetado, pois traz benefícios para todas as áreas funcionais de uma unidade de negócio; O sistema de informação facilita o acesso à informações; melhora o contatos entre as várias áreas funcionais; e também, pode cortar custos internos; Muitas empresas terceirizam os sistemas por causa das rápidas mudanças na tecnologia de informação; Um sistema de informação ajuda a empresa a implementar sua estratégia.


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