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PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.

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1 PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE O ambiente estabelece o contexto histórico e espacial em que a organização atua; O monitoramento do ambiente pode identificar riscos e oportunidades para a empresa; Segundo Kotler (1996): muitas empresas não consideram as mudanças ambientais como oportunidades de negócio, ignoram ou resistem a elas até ser tarde demais; então, suas estratégias, suas estruturas, seus sistemas e sua cultura empresarial crescem de forma obsoleta e desordenada. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE GM, Chrysler e ambiente: o que eles têm em comum Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

4 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE O AMBIENTE NA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES A ideia de ambiente é tratada de maneira vaga e imprecisa dentro da teoria das organizações; O conceito de ambiente é inspirado na ecologia: à semelhança das espécies vivas, as organizações sobrevivem em ambientes ou, mais exatamente em nichos ambientais; O ambiente organizacional comporta pressões institucionais: forças econômicas, como máquinas e capital, e as forças simbólicas, como a reputação e o reconhecimento de liderança; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

5 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE O AMBIENTE NA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES Teoria Institucional – defende que o ambiente compele as organizações a convergirem as suas ações e se imitarem, em um processo chamado de isomorfismo, que pode ser de 3 tipos: coercitivo – que ocorre mediante pressões legais; mimético – as organizações procuram copiar aquelas que consideram bem-sucedidas; normativo – derivado da expertise profissional, e que, por exemplo, levou diversas empresas a fazerem reengenharia, a implantar sistemas de custos por atividade (ABC), entre outros. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

6 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE NÍVEIS DE ANÁLISE DO AMBIENTE Ambiente geral – ou macroambiente, relativo às grandes forças externas que influenciam a organização; Ambiente operacional – ou setorial, mais próximo da organização, constituídos por seus clientes, fornecedores, concorrentes imediatos, entre outros; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

7 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL O ambiente geral refere-se as questões amplas do universo social, econômico e político; Segundo Certo, esse ambiente é composto por elementos que têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização; Reflete as questões estruturais que variam ou mudam as tendências somente com o passar dos anos, refletindo as conquistas e aspirações da sociedade; Forças que afetam as empresas: as político-legais, as econômicas, as tecnológicas e as sociais. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

8 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL Variáveis econômicas São elas: renda, o nível de poupança e os padrões de gastos. Tendências salientes das empresas brasileiras:  mercados globais;  abertura da economia;  aumento do comércio entre os países;  queda de barreiras comerciais;  estabilização econômica;  aumento do poder de compra das classes mais pobres; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

9 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL  (des)valorização da moeda nacional;  planejamento financeiro;  liberalização de crédito;  taxas de juros;  fusões e aquisições entre as empresas mundiais;  crescimento dos serviços. Esses fatores podem ser resumidos em: globalização, estabilidade econômica, fusões e aquisições de empresas e crescimento no setor de serviços. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

10 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Variáveis econômicas Globalização – aumento exponencial das transações internacionais, decorrentes do advento de novas tecnologias de telecomunicações e informática; Níveis de globalização - financeira, de serviços, de cadeias produtivas etc; Estabilização econômica – Plano Real Estabilização e explosão do consumo – o fim da inflação provocou grandes impactos nos padrões de consumo; Estabilização e inadimplência – a vontade de consumir era maior do que a capacidade de pagamento das pessoas – maxidesvalorização do real; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

11 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Variáveis econômicas Fusões e aquisições – a estabilidade despertou o investidor internacional para as oportunidades do Brasil; Crescimento dos serviços. Fatores econômicos e concorrência A estabilização econômica afetou vários setores da economia: equipamentos e máquinas; autopeças; brinquedos; calçados; varejo e lojas de departamentos; empreiteiras; bancos comerciais e têxtil. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

12 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Fatores tecnológicos referem-se ao desenvolvimento de produtos, de processos ou de avanços nas ciências que possam afetar as atividades de uma organização: Internet; Telecomunicações; Automação e informática; Biotecnologia e engenharia genética; Redução do ciclo de vida dos produtos. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

13 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Fatores sociais (culturais, demográficos e ecológicos) Tendências contemporâneas no ambiente social, com impacto expressivo na área empresarial: envelhecimento da população; preocupação com a saúde, estética, ecologia; fim do emprego; maior tempo livre; aumento nas atividades centradas no lar; incorporação da mulher no mercado de trabalho; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

14 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Fatores sociais (culturais, demográficos e ecológicos) crescimento no nível educacional; incremento nos valores democráticos; transformação da família; aumento das taxas de violência. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

15 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Fatores políticos e legais incentivos ficais e tributação; mudança de legislação; monopólios e concessões do Estado; legislação antitruste e monopólios; política internacional; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide direito do consumidor; legislação trabalhista; fiscalização; compras governamentais; infraestrutura (estrada, portos. Aeroportos, ferrovias etc.); pactos mundiais pela sustentabilidade.

16 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente e negócios Fatores que afetam a maioria dos negócios, independentemente do porte: Criação de uma mentalidade global pelo consumidor; Oportunidades de importação; Oportunidades de negócio; Oportunidades de financiamento. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

17 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL Trata-se do ambiente de interação, mais próximo à organização, constituído por clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços substitutos etc.; Para Certo (1994) o ambiente operacional é externo à organização, composto por setores com implicações específicas e relativamente imediatas na administração da organização; Ansoff (1977) - importância de diagnosticar o ambiente operacional de uma empresa, observando as oportunidades de produto e mercado fora da ligação produto-mercado, decorrente daí a decisão de diversificar ou não o negócio. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

18 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL Técnicas e metodologias para mapear o ambiente operacional: Análise estrutural da indústria (Modelo das cinco forças de Porter); Análise do ciclo de vida do setor; Análise do tamanho e crescimento do mercado; Análise da atratividade do setor; Análise estratégica da concorrência. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

19 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL Análise estrutural da indústria (Modelo das cinco forças de Porter); Modelo de Porter Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide ENTRANTES POTENCIAIS Rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de novos concorrentes Poder de negociação dos compradores COMPRADORESFORNECEDORES SUBSTITUTOS Ameaça de produtos ou serviços substitutos Pode de negociação dos fornecedores Fonte: Porter, 1986

20 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Ameaça de entrada de novos competidores – entram roubando a participação de mercado, diminuindo a rentabilidade do negócio; Economias de escala – referem-se à diminuição no custo unitário como o aumento do volume para dado período; Diferenciação de produtos; Necessidade de capital; Custos de mudanças; Acesso aos canais de distribuição;

21 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Desvantagens do custo independente de escala; Reação dos concorrentes existentes (ou retaliação prevista); Propriedades das barreiras de entradas: podem mudar em função de fatores externos às empresas; podem mudar por esforços da própria indústria; empresas com determinados recursos ou competências podem superar facilmente certas barreiras de entrada.

22 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes: concorrentes numerosos ou competição dos fatores; crescimento da indústria; custos fixos ou de armazenagem altos; ausência de diferenciação ou de custos de mudança; capacidade aumentada em grandes incrementos; concorrentes divergentes; barreiras de saída elevada. Mudanças nas condições de rivalidade;

23 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Barreiras de entrada e de saída Retornos estáveis baixos Retornos arriscados baixos Retornos estáveis altos Retornos arriscados altos BARREIRAS DE SAÍDA BAIXASALTAS ALTA BAIXAS BARREIRAS DE ENTRDA Fonte: Porter, 1986 Pressão dos produtos substitutos; Pode de negociação dos compradores; Alterando o poder do comprador; Poder de negociação dos fornecedores; Análise estrutural e estratégia competitiva.

24 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Análise do ciclo de vida do setor

25 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Análise do tamanho e do crescimento do mercado São importantes como indicadores das possibilidades de crescimento do negócio. Análise da atratividade do setor Hax e Majluf (1991) sugerem: identificar os fatores externos críticos que impactam a atratividade do negócio; avaliar o grau de atratividade de cada um dos fatores; extrair dessa análise as oportunidades e ameaças associadas ao negócio. Participação de mercado = nosso faturamento estimativa de mercado

26 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Classificação dos fatores críticos: fatores de mercado; fatores competitivos; fatores econômicos e governamentais; fatores tecnológicos; fatores sociais. Análise estratégica da concorrência concorrência de marca; concorrência industrial; concorrência de forma; concorrência em geral ou de desejo.

27 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Fatores-chave de sucesso (FCS) Focalizar na concorrência da marca e identificar os fatores- chave de sucesso; Exemplos de FCS: consciência da marca; força de vendas, liderança, tecnologia, rapidez 0; Passos para comparar o desempenho de concorrentes: identificar os principais atributos que os consumidores valorizam; avaliar as classificações de importância do consumidor em diferentes atributos; avaliar o desempenho dos concorrentes sobre esses diferentes atributos;

28 Capítulo 03 – ANÁLISE DO AMBIENTE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide monitorar a mudança de importância dos atributos no decorrer do tempo. Principais atributos: força de marca; inovação tecnológica; preço; durabilidade. Grupos estratégicos de concorrentes Grupos de empresas concorrentes que disputam o mercado, com base nos mesmos fatores-chaves de sucesso.


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