A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO

2 DEFINIÇÃO DE CRASE A palavra crase (do grego Krásis = mistura, fusão) designa: em gramática histórica, a contração de duas vogais iguais; em gramática normativa, a contração da preposição “a” com o artigo “a” ou “as”, ou até mesmo da preposição “a” com a inicial dos pronomes “aquele (s), aquela (s), aquilo”. Portanto, a simples fusão constitui crase, mas não há a necessidade, em todos os casos, do acento grave, que é a mera indicação da presença de crase.

3 DEFINIÇÃO DE CRASE A gramática normativa interessa, sobretudo, a fusão da preposição a com : 1- o artigo feminino definido a ( ou as ) : O direito a a vida é inquestionável - O direito à vida é inquestionável. 2- o pronome demonstrativo a ( ou as ) : Referi-me a a ( = aquela ) que chegou mais cedo. Referi-me à que chegou mais cedo. 3- os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo : Visavas a aquele cargo ? - Visavas àquele cargo ? 4- o a dos pronomes relativos a qual e as quais : Era ruim a peça a a qual fizeste referência. Era ruim a peça à qual fizeste referência.

4 REGRAS PRÁTICAS Primeira- Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não. Nos exemplos já citados: João voltou ao país natal. / Os documentos foram apresentados aos juízes. Outros exemplos: Atentas às modificações, as moças... (Atentos aos processos, os moços...) / Junto à parede (junto ao muro). No caso de nome geográfico ou de lugar, substitua o a ou as por para. Se o certo for para a, use a crase: Foi à França (foi para a França). / Irão à Colômbia (irão para a Colômbia). / Voltou a Curitiba (voltou para Curitiba, sem crase). Pode-se igualmente usar a forma voltar de: se o de se transformar em da, há crase, inexistente se o de não se alterar: Retornou à Argentina (voltou da Argentina). / Foi a Roma (voltou de Roma).

5 REGRAS PRÁTICAS Segunda - A combinação de outras preposições com a (para a, na, da, pela e com a, principalmente) indica se o a ou as deve levar crase. Não é necessário que a frase alternativa tenha o mesmo sentido da original nem que a regência seja correta. Exemplos: Emprestou o livro à amiga (para a amiga). / Chegou à Espanha (da Espanha). / As visitas virão às 6 horas (pelas 6 horas). / Estava às portas da morte (nas portas). / À saída (na saída). / À falta de (na falta de, com a falta de).

6 REGRAS PRÁTICAS Obviamente algumas práticas nunca devem ser usadas como argumentos que justifiquem a ocorrência ou a não-ocorrência da crase. Em questões analítico-expositivas (discursivas) recorra sempre à regra geral. Além disso, procure sempre proceder à análise da palavra a em todas as sua ocorrências: artigo definido, preposição, pronome oblíquo átono, pronome demonstrativo etc.

7 CRASE PROIBIDA a - antes de palavras masculinas Exemplo = Irei a pé e você irá a cavalo. b - antes de palavras femininas que, empregadas num sentido genérico, não admitam artigo Exemplo = Não vou a festa, nem a recepção. c - entre palavras repetidas femininas ou masculinas Exemplo = Encontrou-se face a face com o inimigo. Ela sangrava gota a gota. d - antes de verbos, já que não admitem artigo Exemplo = Começaremos a estudar hoje à tarde. e - antes de pronomes, visto que em geral não admitem artigo Exemplo = Referiram-se a você, a ela e a mim.

8 CRASE PROIBIDA f - antes da palavra CASA na acepção de domicílio próprio, a própria casa. de quem é mencionado na frase: Exemplo = Depois do trabalho, foi a casa antes de ir à escola. Mas: Depois do trabalho, foi à casa da namorada antes de ir à escola. g - antes da palavra TERRA no sentido de chão firme (em oposição à expressão a bordo de ) : Exemplo = Encantados, os turistas desceram a terra. Mas = Os astronautas regressaram à Terra. h - antes da palavra DISTÂNCIA desde que não-especificada na locução a distância: Exemplo = Sempre permaneci a distância. Mas: Mantenha-se à distância de cinco metros. i - se o a estiver no singular e a palavra seguinte for feminina ou masculina no plural, ele é preposição e não é, pois, acentuado : Exemplo = Chegamos a terríveis conclusões. Mas: Chegamos às terríveis conclusões.

9 CRASE FACULTATIVA O uso do acento é optativo basicamente em três casos: a) após a preposição até: Exemplo = Fomos até a escola. - Fomos até à escola. b) antes de pronomes possessivos femininos. = Como é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes, a ocorrência da crase também é facultativa. Exemplo = Retornaremos a minha casa. - Retornaremos à minha casa. c) antes de nomes próprios femininos. Neste caso, é o artigo definido que pode ou não ser anteposto a tais substantivos. Exemplo = Entregarei tudo a ( para ) Juliana. = Entregarei tudo à ( para a ) Juliana. Contudo, não se deve usar artigo (e, portanto acento grave) antes do nome de pessoas célebres e de santos: Exemplo = Entregarei tudo a Nossa Senhora. - Era uma referência a Mary Stuart.

10 CRASE OBRIGATÓRIA (Regra Geral e Casos Particulares): a) preposição a e artigo a (as): Exemplo = Resistiremos à tentação. b) preposição a e pronome demonstrativo a (s) = aquela (s): Exemplo = Minha sugestão é semelhante (= àquela) que você deu. c) preposição a e pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo:. Exemplo = Renderemos homenagem àquele que nos guiou até aqui. d) preposição a e pronomes relativos a qual, as quais : Exemplo = Chegaram as mulheres às quais você deve agradar. (agradar a).

11 CRASE OBRIGATÓRIA e) quando implícitas as expressões à moda de, à maneira de, mesmo antes de palavras masculinas: Exemplo = Usava cabelos à Djavan. (Usava cabelos à moda de Djavan). f) nas expressões com indicação de hora especificada. Exemplo = Chegaremos à uma hora, não às duas. Mas = Sairemos daqui a uma hora ( = falta uma hora para a saída ). g) nas locuções adverbiais, conjuntivas e prepositivas cujo núcleo seja palavra feminina: Exemplo = À tarde e à noite aquela casa ficava às moscas. Tudo ocorreu às avessas. Mas = Estou a fim de ficar com ela. Tudo convergia a favor dele.

12 Obrigado!


Carregar ppt "DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google