A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicos : Aline Gomes Souza Éder Martins Pereira Laryssa Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicos : Aline Gomes Souza Éder Martins Pereira Laryssa Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Relação entre o Homem e o Meio Ambiente e seus Impactos na Pré-História e Idade Antiga
Acadêmicos : Aline Gomes Souza Éder Martins Pereira Laryssa Marques Professor: Carlos William de Carvalho

2 Desde o surgimento do homem na Terra, existe uma modificação na natureza. Assim, o processo de degradação do meio ambiente se confunde com a origem do homem.

3 Divisão da Pré-História
A Pré-história divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A Idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e Neolítico ou Idade da Pedra Polida

4 Descobertas do paleolítico que influenciaram no ambiente
O homem vivia em cavernas e não em cidades. Eram nômades Pequenos grupos unidos por laços familiares Divinizavam as forças da natureza Suas ferramentas eram de pedras , madeira ou ossos.

5 Descobriram como dominar o fogo

6 Impactos causados pelo homem na antiguidade
Sempre houve impactos ambientais desde o surgimento da humanidade. Em grande, media ou pequena escala? Quais os tipos de impactos ou degradações?

7 O homem pré-histórico só exerceu no meio uma influência limitada devido a baixa densidade de suas populações, cuja taxa de crescimento se manteve num nível muito baixo durante milênios, e a modéstia dos meios técnicos de que tinha na época.

8 O Homem e a Natureza na Pré-História
O ser Humano é o que entre as espécies apresenta maior adaptação ao meio ambiente, seja do frio gélido da Antártida ao calor massacrante dos desertos. E essa adaptação só é possível porque o homem criou condições em seu entorno que permitiram modificar o ambiente natural.

9 Na Pré-História o homem viu a necessidade de superar suas capacidades limitadas criando ferramentas e desenvolvendo técnicas para a caça e outras atividades.

10 Trabalho em Grupo Trabalho pode ser entendido como uma atividade desenvolvida pela espécie humana para modificar a natureza e adaptá-la para a satisfação de suas necessidades. “O trabalho humano é consciente e proposital, ao passo que o trabalho dos outros animais é instintivo.” (REINALDO; DIAS, 2006, p. 2, grifo do autor).

11 O homem se vê obrigado a se organizar, nascendo assim, a organização do trabalho com distribuição de funções e tarefas que provocam o aumento do rendimento e neste momento, o homem amplia sua capacidade de intervir na natureza e o crescimento dos impactos no ambiente natural realizado por suas mãos.

12 Agricultura e criação de animais pelo homem
Há cerca de 8000 anos o homem aprendeu a domesticar os animais e plantar sementes selecionadas o que permitia maiores colheitas durante o ano. Fixação das pessoas e surgimento das primeiras vilas e cidades. Aumento da população e ocupação de mais espaço natural.

13 Impactos da Revolução Agrícola
extinção de espécies animais e vegetais; alteração de algumas cadeias alimentares; erosão do solo; poluição do ar e da água

14 Antigas Civilizações Mesopotâmia (atual Iraque), em 2500 A.C, já vinham acontecendo devastações intensas nas matas que levaram ao empobrecimento do solo e erosão.

15 Antigas Civilizações Com os povos maias, ao sul do México, também não foi diferente. Deixaram vestígios de suas grandiosas cidades e monumentos, mas para isso desmataram uma extensa área para suas construções e usaram métodos errôneos de arar o solo que levou ao surgimento de erosões.

16 Antigas Civilizações A civilização romana foi, na Antiguidade, a que mais criou espaços urbanos, e a que mais contribuiu para a diminuição da diversidade. Para se ter uma ideia, utilizavam apenas para aquecer a água de 900 casas de banho em Roma, 60 navios que buscavam permanentemente madeira no continente africano e Oriente Médio.

17 Antigas Civilizações A transformação da África, iniciou-se portanto, em épocas remotas provando- nos que mesmo o homem primitivo pré-histórico pode deixar a sua marca sobre um continente inteiro, muito antes que os homens dispusessem de meios técnicos poderosos.

18 Qual a diferença entre os impactos causados pelo o homem pré-histórico e o homem contemporâneo ?

19 Existe apenas uma diferença de grau entre um cultivador neolítico desflorestando e incendiando a vegetação para realizar sua plantação, e o homem contemporâneo que através de explosões atômicas, deslocará montanhas e modificará o curso dos rios, para irrigar os desertos. Os dois causaram danos no meio-ambiente, a única coisa que os diferem é a brutalidade do impacto humano sobre a natureza.

20 Bibliografia ALBURQUEQUE, Bruno. As relações entre o homem e a
natureza e a crise sócio- ambiental. Disponível em: < em: 28 mar, 2014. BRAIDWOOD, Robert J. Homens Pré-históricos. Brasília: Universidade de Brasília, 1988. DORST, Jean. Antes que a natureza morra. São Paulo: Edgard Blücher, 1973.

21 Bibliografia DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. SPARENBERGUER, Raquel. SILVA, Danielle. A relação homem, meio ambiente, desenvolvimento e o papel do direito ambiental. Disponível em: < -relacao-homem-meio-ambiente-desenvolvimento-e-o- papel-do-direito-ambiental >.Acesso em: 28 mar ,2014


Carregar ppt "Acadêmicos : Aline Gomes Souza Éder Martins Pereira Laryssa Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google