A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como viviam os primeiros homens e mulheres?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como viviam os primeiros homens e mulheres?"— Transcrição da apresentação:

1 Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Capítulo 2 Como viviam os primeiros homens e mulheres? Nosso lugar na Natureza Os caçadores do Paleolítico A agricultura e a criação de animais Os agricultores do Neolítico

2 Lendas e mitos dos índios brasileiros p. 26 e 27
No mito, a onça macho e o menino indígena tratam-se de igual para igual. Para as tribos indígenas os seres humanos não são separados da Natureza.

3 Nós fazemos parte da Natureza, pertencemos ao grupo dos PRIMATAS
- Atributos: Andar ereto Habilidade manual Desenvolvimento da fala Criação de símbolos Amadurecemos devagar, o que nos permite interagirmos uns com os outros. Homo Sapiens Amadurece aos 5 anos.

4 Origem humana Os seres humanos são descendentes dos primatas. Mamíferos, com habilidades nas mãos que surgiram há 70 milhões de anos atrás. De acordo com os fósseis encontrados, os primatas primitivos tinham o tamanho de ratos (lembravam lêmures). Os primatas evoluíram e deram origem aos hominídeos (seres que apresentavam características humanas).

5 Evolução humana

6 O mais antigos fóssil de Homo sapiens foi datado com 120 mil anos.
Fóssil: resto petrificado de seres vivos. O mais antigos fóssil de Homo sapiens foi datado com 120 mil anos. Ancestrais - antepassado Vestígios de fogueira. Ferramentas, armas e adornos. Enterravam seus parentes com seus pertences, o que leva a crer que acreditavam na vida após a morte. Viviam em grupos: pescavam, caçavam e faziam coletas. Matavam os animais para comer e com a pele faziam roupas e tendas. NÔMADES.

7 Paleolítico - Pedra Antiga
Pré-História: período do aparecimento do homem até a invenção da escrita. Paleolítico - Pedra Antiga Neolítico

8 Paleolítico – Planejamento, organização, divisão do trabalho, troca de informações.
Período da história humana que vai do aparecimento do gênero homo até o inicio da agricultura. Viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos. Moradias simples. Instrumentos de pedra lascada. Aos poucos foram aperfeiçoando suas ferramentas e aprendendo a controlar o fogo. Eram nômades viviam se deslocando de uma região para outra em busca de alimentos.

9

10 Vênus paleolítica – chamada assim pelos arqueólogos
Pinturas atraiam animais Tintas de carvão, terra, sangue, plumas, musgos, madeiras. Vênus paleolítica – chamada assim pelos arqueólogos Deusa da fertilidade

11 A agricultura e a criação de animais

12 A agricultura e a criação de animais
Era do gelo – há 12 mil anos, a temperatura esquentou e o gelo começou a derreter, muitos animais de clima frio desapareceram. A caça passou a ser de animais de pequeno porte, aperfeiçoaram suas armas e foram caçar.

13 Técnicas desenvolvidas:
Buracos de depósitos – observação das mulheres – germinação. Técnicas desenvolvidas: Enxada Foice Cestos Moinho manual Forno Taças Vasos Roupas de fibras vegetais A plantação atraiu animais herbívoros- vacas, cabras e ovelhas. Foi o inicio da criação.

14                                      

15 Neolítico – a.C. Surgimento da agricultura. Região do crescente fértil (Oriente Médio). Seminômades – alternavam a região fértil. Tornam se sedentários (que tem moradia fixa). A agricultura e a criação de animais trouxeram mais trabalho para o homem neolítico. Divisão de tarefas: Homem – caçava, Mulher: plantava, colhia, cuidava do gado e preparava o alimento. Trabalho comunitário. Terra era de todos. Necessidade de marcar o tempo. Prever mudanças do tempo.

16 Tarefa P. 29 – DOC 1 P. 31 – DOC 2 e Atividade 1
P DOC 1 e Atividade 1 e 2. P. 35 – DOC 1 e Atividade


Carregar ppt "Como viviam os primeiros homens e mulheres?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google