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Programa de Educação Integral Deliberação CEE/RJ 344, de 22 de julho de 2014 Decreto Estadual nº 45.368/2015.

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1 Programa de Educação Integral Deliberação CEE/RJ 344, de 22 de julho de 2014 Decreto Estadual nº 45.368/2015

2 CONCEITO O Programa de Educação Integral compreende uma concepção contemporânea de educação que promove a formação plena do estudante, desenvolvendo competências e habilidades contemplando tanto aspectos cognitivos quanto socioemocionais.

3 CONCEITO

4  A vertente Dupla Escola baseia-se numa perspectiva de educação integrada, em que a educação geral se torna parte inseparável da educação profissional e da educação para a vida, considerando todos os campos em que se efetiva a formação integral do estudante.  A dimensão Solução Educacional é concretizada a partir da conjugação entre a formação propedêutica e o desenvolvimento de competências e habilidades diferenciais, através do tratamento integrador do currículo escolar, relacionando os saberes aos desafios juvenis, ao conhecimento acumulado e à transformação da realidade. CONCEITO

5 Conceito Objetivos EDUCAÇÃO INTEGRAL 5 Associada aos 4 pilares da Educação contemplados pela UNESCO 4 PILARES DA EDUCAÇÃO COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DO JOVEM PROPOSTA CURRICULAR SER CONHECER FAZER CONVIVER COMPETÊNCIAS COGNITIVAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Aprender a SEU PROJETO DE VIDA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA MUNDO DO TRABALHO CONVÍVIO Formando para oDesenvolvendoPor meio de currículo que DÊ SENTIDO À APRENDIZAGEM DIALOGUE COM OS INTERESSES JUVENIS PERMITA A PERSONALIZAÇÃO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS

6 Transformar a estrutura da unidade escolar convencional; Criar oportunidades educativas que ofereçam ao jovem competências, atitudes e valores indispensáveis ao trabalho e à vida em sociedade; Desenvolver no jovem a autonomia necessária à realização de Projetos de Vida. Conceito Objetivos DIMENSÕES EDUCATIVAS

7 Matriz de competências para o século XXI que norteia o que e para que ensinar AUTOCONHECIMENTO COLABORAÇÃO ABERTURA PARA O NOVO RESPONSABILIDADE COMUNICAÇÃO PENSAMENTO CRÍTICO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CRIATIVIDADE Macrocompetências voltadas à construção da autonomia AUTONOMIA Saber fazer escolhas e tomar decisões fundamentadas no autoconhecimento e no projeto de vida Desenvolvimento de Competências para o Século XXI DIMENSÕES EDUCATIVAS

8 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS RESPONSABILIDADE Refere-se à perseverança e eficiência na busca de objetivos, mesmo em situações adversas Está relacionada ao quanto às pessoas são organizadas, dedicadas, persistentes, autônomas, determinadas e resilientes PENSAMENTO CRÍTICO Significar, julgar e refletir sobre observação, experiência, expressão ou argumentos Saber analisar e sintetizar ideias, fatos e situações, assumindo posicionamentos fundamentados RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Mobilizar conhecimentos e estratégias para solucionar problemas da vida Saber identificar um problema, levantar hipóteses, estabelecer relações, gerar alternativas, organizar conhecimentos, arriscar-se a solucioná-lo, sem medo de errar Disposição para novas experiências e comportamentos de exploração Ter abertura para errar e aprender coisas novas Demonstrar interesse em experimentar ABERTURA PARA O NOVO

9 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COLABORAÇÃO COMUNICAÇÃOCRIATIVIDADEAUTOCONHECIMENTO Atuar em sinergia e responsabilidade compartilhada, respeitando diferenças e decisões comuns Inclui a habilidade de adaptar-se a diferentes situações sociais Contribuir e construir em conjunto – grupos pequenos e grandes Compreender e fazer-se compreender em situações diversas, respeitando os valores e atitudes envolvidos nas interações Saber ouvir e interagir com o outro Ser capaz de fazer novas conexões a partir de conhecimentos prévios e outros já estruturados, trazendo contribuições de valor para si mesmo e para o mundo Propor novas abordagens Controlar que sente e o que faz, mesmo em situações de confronto ou stresse Manter a calma, o compromisso com os objetivos, o otimismo e a autoconfiança em situações adversas

10 METODOLOGIAS INTEGRADORAS

11 EDUCAÇÃO POR PROJETOS POSSIBILITA QUE OS JOVENS Exercitem um tipo de participação que parte de seus interesses Comprometam-se com o bem comum Sintam-se corresponsáveis pelo o que acontece na escola Proponham soluções transformadoras Planejem para alcançar resultados Personalizem seu percurso na escola Aprendam a negociar interesses e pontos de vista Aprendam a lidar com erros e acertos Acumulem experiências significativas

12 PROTAGONISMO JUVENIL  O Protagonismo Juvenil é princípio educativo do Programa de Educação Integral, devendo ser desenvolvido de forma a desafiar os estudantes a assumirem e incorporarem atitudes protagonistas a favor do desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocio­nais, contando com o apoio qualificado dos profes­sores e da equipe de gestão da escola.

13 PROTAGONISMO JUVENIL  Estudante no centro do processo formativo;  Reconhecimento do seu potencial para aprender;  Valoriza a diversidade;  Acolhe os seus interesses;  Convoca para atuarem como parte da solução no enfretamento de problemas;  Enxerga os jovens como fonte de iniciativa (ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade);  Trabalho de modo intencional e estruturado.

14 ROTEIRIZAÇÃO Avaliação Apropriação de Resultados Execução Planejamento Mobilização Descobrir suas motivações e interesses Identificar necessidades pessoais/coletivas (escola e entorno) Configurar um problema Negociar interesses Elaborar propostas Pensar antes de agir Organizar tarefas Projetar-se no futuro Colocar em prática as ações planejadas Concretização Experiência Reflexão sobre erros e acertos Atribuição de sentido às experiências Consolidação de atitudes Generalização dos aprendizados Iniciativa 1 1 3 3 4 4 5 5 6 6 2 2

15 Espaços como a sala de leitura (ou biblioteca), pátios, auditórios, laboratórios multimídia são apropriados pelo estudante, nas aulas e fora delas, em seus processos de aprendizagem. Para que a apropriação desse tipo de espaço pelo aluno seja efetiva, é preciso garantir seu funcionamento contínuo e diário. Que a escola estipule políticas claras de uso. É essencial, ainda, que haja membros da equipe escolar (sejam professores ou outros técnicos da escola) preparados para dar apoio aos jovens nesses ambientes. Atuem como mediadores das práticas dos estudantes Estejam preparados para orientar pesquisas e dinamizar o uso dos espaços Sensibilizem os alunos para que ampliem as possibilidades de exploração dos acervos AMBIENTES INTEGRADORES

16 Espaço de Convivência Biblioteca AMBIENTES INTEGRADORES

17 ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO O Programa de Educação Integral introduz inovações que podem ser aplicadas em diferentes arranjos curriculares – inclusive nas escolas de tempo parcial, sendo possível que diferentes propostas curriculares possam receber o tratamento inovador do programa, mantendo seus princípios, conceitos e metodologias. A organização curricular é integrada e flexível, adaptável a diferentes arranjos curriculares, na qual a matriz curricular é concretizada a partir de dois macrocomponentes

18 LINGUAGENS Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Arte e Educação Física CIÊNCIAS HUMANAS História, Geografia, Sociologia e Filosofia CIÊNCIAS DA NATUREZA Física, Química e Biologia MATEMÁTICA ÁREAS DE CONHECIMENTO

19 19 NÚCLEO ARTICULADOR L L CHCH CHCH M M CNCN CNCN Integração das disciplinas em áreas de conhecimento – planejamento, desenvolvimento e gestão da aprendizagem conjunta. OBJETIVOS Integração do currículo básico à proposta de educação integral; Concretização da integração entre as disciplinas por meio de saberes e fazeres comuns; Construção de conhecimentos contextualizados; Exercício de práticas em diferentes linguagens e contextos; Promoção de colaboração entre professores e estudantes na construção dos saberes; Demonstração de como por em prática seus conhecimentos para experimentar, observar e resolver problemas.

20 NÚCLEO ARTICULADOR

21 NÚCLEO ARTICULADOR - COMO É DESENVOLVIDO NA PRÁTICA? Através do desenvolvimento de projetos Através do desenvolvimento de atividades práticas e desafiadoras Dando espaço para os interesses juvenis Promovendo, predominantemente, os trabalhos em times Promovendo intervenções na escola e na comunidade Seguindo a orientação de professores Seguindo uma pauta de trabalho estruturada Utilizando espaços além da sala de aula (ex: bibliotecas, pátios, quadras, auditórios, laboratório de informática etc.)

22 Visa a proporcionar aos professores a integração dos componentes curriculares, estimulando aulas mais práticas e que façam sentido para o estudante, despertando o interesse e o comprometimento com o aprendizado. PLANEJAMENTO INTEGRADO

23 OBRIGADO!


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