A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Sala de Aula. Função Social da Escola A educa ç ão escolar é uma pr á tica que tem como fun ç ão criar condi ç ões para que todos os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Sala de Aula. Função Social da Escola A educa ç ão escolar é uma pr á tica que tem como fun ç ão criar condi ç ões para que todos os."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Sala de Aula

2 Função Social da Escola A educa ç ão escolar é uma pr á tica que tem como fun ç ão criar condi ç ões para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conte ú dos necess á rios para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participa ç ão em rela ç ões sociais, pol í ticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condi ç ões estas fundamentais para o exerc í cio da cidadania na constru ç ão de uma sociedade democr á tica e não excludente.

3 A função da escola distingue-se de outras práticas educativas ESCOLA INTENCIONAL SISTEMÁTICA PLANEJADA ORGANIZADA TEM OBJETIVOS (METAS) ESTRATÉGIA TEM PROPOSTA

4 Ir para a Escola para Aprender e Ensinar, Construir e Interagir Que tipo de aprendizagem? SIGNIFICATIVA TRABALHO SIMBÓLICO DE SIGNIFICAR ESTABELECEM RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES E OS CONHECIMENTOS PREVIAMENTE CONSTRUÍDOS POR ELES PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS

5 Conteúdos re-significados Nesta proposta, os conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assumem papel central... uma vez que é através deles que os propósitos da escola são operacionalizados, ou seja, manifestados em ações pedagógicas. O projeto educacional expresso nos demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma re-significação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir competências e habilidades, procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, os PCNs reafirmam a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno, e colocam a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. Os conteúdos atitudinais permeiam todo o conhecimento escolar. Ensinar e aprender atitudes requer um posicionamento claro e consciente sobre o que e como se ensina na escola.

6 Metodologia... A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola. Na sala de aula o professor é o gerenciador da metodologia adotada, tendo em vista as orientações do PPP, do Regimento e dos Planos de Estudos. Como ser um professor gerenciador de novas tecnologias e recursos metodológicos?.Domínio do conhecimento teórico-prático da área de Atuação. Manejo de turma. Criatividade e inovação. Bom uso dos recursos disponibilizados pela escola. Otimizador do tempo.

7 Avaliação do processo de gerenciamento de sala de aula... Avaliar processos: * Averiguar o nível de aprendizagens significativas construídas ao longo do processo; * Lançar estratégias de recuperação (plano de ação); * Ter clareza no que se vai avaliar (competências e habilidades) e deixar claro para o aluno; * Estabelecer critérios avaliativos; * Colocar o aluno a par do processo sempre, não só na entrega de notas; * Professor e aluno são parceiros neste processo: avalia o que se ensina e o que se aprende.


Carregar ppt "Gerenciamento de Sala de Aula. Função Social da Escola A educa ç ão escolar é uma pr á tica que tem como fun ç ão criar condi ç ões para que todos os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google